Home » BIM e eficiência energética » Renderização na arquitetura: conheça 4 tipos principais

Renderização na arquitetura: conheça 4 tipos principais

A renderização na arquitetura é o processo de criação de imagens fotorealistas para visualizar um projeto arquitetônico. Conheça 4 tipos!

Para vender seu projeto, todos os arquitetos devem dominar a arte da comunicação para garantir uma apresentação eficaz da sua criação.

A melhor maneira de convencer um cliente é apresentar uma visão foto realista da obra completa, impressionando-o com múltiplas perspectivas e imagens tridimensionais: tudo isso é possível graças à renderização arquitetônica. Para isso, sugerimos que você baixe imediatamente um software de renderização 3D online e experimente como essa ferramenta pode ser poderosa não apenas para apresentar seu projeto ao cliente, mas também para apoiá-lo na fase de design.

No entanto, você deve saber que existem diferentes tipos de renderização arquitetônica, vamos descobrir agora quais são.

O que é a renderização na arquitetura?

A renderização na arquitetura é a forma de criar imagens que transformam um projeto arquitetônico proposto em visualizações foto realistas.

Os renders são quase sempre muito detalhados, focando no desenho físico e nos detalhes estéticos, ajudando a delinear as características específicas da obra arquitetônica e destacando a qualidade do seu projeto.

Se antigamente as renderizações eram feitas à mão, estilizando cenas do projeto que pudessem dar a melhor impressão, hoje existem muitos softwares de renderização na arquitetura capazes de capturar e representar melhor as dimensões, formas e proporções do seu projeto.

Quais são os 4 tipos de renderização na arquitetura?

Ao modelar nossa construção através da metodologia BIM, podemos criar 4 tipos principais de renderização na arquitetura:

  • Render aéreo: estas representações mostram uma visão completa do nosso edifício, enquadrando-o completamente de cima e relacionando-o com os edifícios e ambientes circundantes.

    A imagem mosra vista aerea - renderizaco arquitetonica

    Vista aérea com renderização 3D

  • Render de interiores: representam as vistas cujo ponto de observação está dentro da casa. Eles são enriquecidos com decorações, móveis, cores, luzes, sombras que ajudam a transmitir a atmosfera que você deseja comunicar aos seus clientes.

 

A imagem mostra uma renderizacao interior com Edificius

Renderização interior feita com Edificius

  • Render externa: representa a construção de um ponto de vista externo. Pode incluir espaços adjacentes para dar uma visão mais realista do edifício. Muitas vezes o modelo é inserido diretamente na posição real, para determinar o impacto da obra no contexto circundante.
A imagem mostra uma renderizacao exterior feita com Edificius

Renderização exterior feita com Edificius

  • Render de planta baixa: representa uma planta baixa renderizada que destaca a distribuição de uma casa. Direcionada a clientes com pouco conhecimento técnico, dispensa representações gráficas como dimensões ou medidas, enriquecendo-se com mobiliário, cores, superfícies, materiais. Ele permite que você traduza perfeitamente a funcionalidade do layout de cada sala.
A imagem mostra uma renderização da planta baixa

Renderização da planta baixa

Quais são os benefícios da renderização na arquitetura?

As principais vantagens decorrentes com o uso da renderização na arquitetura são:

  • representação das ideias de maneira mais completa;
  • melhoria da qualidade do projeto;
  • detecção imediata de defeitos arquitetônico;
  • comunicação imediata da ideia do projeto aos clientes;
  • ferramenta de marketing do cliente;
  • fidelização do consumidor.

Para que serve um render na arquitetura?

O propósito de um render arquitetônico é dar uma experiência realista de como será a aparência de uma construção arquitetônica antes dela ser construída, permitindo que seja vista de diferentes ângulos e representando com precisão a intenção do projeto. Além de ser uma ferramenta muito útil para apresentação de projetos aos clientes e receber feedback útil para qualquer mudança no projeto arquitetônico, também é uma excelente ferramenta de suporte de projeto.

Hoje em dia também existem outras formas de fazer um bom render, nos últimos tempos o uso de renderizações em tempo real vem sendo cada vez mais desenvolvido na arquitetura garantindo um processamento muito rápido em algumas imagens; se você precisar criar uma renderização em tempo real, recomendamos usar um software de renderização 3D online totalmente integrado com modelagem BIM 3D.

Você pode baixar imediatamente a versão gratuita e começar a criar suas renderizações.

 

usbim
usbim