A imagem mostra algumas pranchas de projeto arquitetonico impressas no papel

Pranchas de projeto arquitetônico 3D: veja os exemplos

Todas as pranchas de projeto arquitetônico 3D que pode obter para apresentar seu trabalho ao cliente de forma clara e convincente

As pranchas de projeto arquitetônico 3D têm a finalidade de comunicar o projeto da melhor forma possível, tanto para obter as licenças necessárias para iniciar a obra, como para apresentar suas ideias ao cliente.

Neste aprofundamento, vamos dar um exemplo de prancha de projeto arquitetônico que você pode obter para seu projeto arquitetônico 3D utilizando o Edificius, o software ACCA para projeto arquitetônico 3D.

A imagem mostra as pranchas de arquitetura de um projeto arquitetonico realizadas com o software BIM Edificius

Projeto arquitetônico | Pranchas de projeto arquitetônico desenvolvidas com Edificius

Pranchas executivas de projeto arquitetônico

As pranchas de projeto arquitetônico, e sobretudo as pranchas gráficas executivas, têm a finalidade de fornecer todas as informações do projeto para o propósito de sua realização. São essenciais porque constituem a base para qualquer tipo de apresentação de um projeto arquitetônico.

Para criar pranchas gráficas executivas, você precisa de um software de projeto arquitetônico 3D com o qual gerar as várias vistas 2D do modelo (plantas, elevações, cortes, etc.).

Com o Edificius, basta um clique para obter automaticamente as pranchas 2D a partir do modelo 3D, completas com todas as informações técnicas. Depois, é só arrastar os desenhos – inclusive imagens e renders – do projeto arquitetônico para o quadro de legenda e paginá-los conforme necessário.

 

Todas as visualizações geradas (plantas, cortes, etc.) estão sempre ligadas ao modelo BIM de forma dinâmica: são atualizadas automaticamente a cada alteração do modelo e estão prontas para serem apresentadas a clientes e órgãos públicos ou publicadas em sites, redes sociais e blogues.

Baixe o exemplo de prancha de projeto arquitetônico acima.

Projeto arquitetônico 3D e renders foto realistas

Embora ainda imprescindíveis para apresentar um projeto arquitetônico, as pranchas gráficas tradicionais (plantas, elevações e cortes) já não bastam. Muitas vezes, os próprios clientes solicitam renders e representações 3D do projeto, de forma a poder visualizar concretamente as escolhas e os detalhes do projeto a realizar.

Mas o que são os renders foto realistas? E para o que servem?

Os renders foto realistas são imagens processadas no PC graças a um software específico, com o intúito de representar de forma realista um projeto arquitetónico antes da sua realização efetiva. Desta forma, é possível comunicar as escolhas arquitetônicas de forma clara e imediata, mesmo para quem não está no setor.

Para desenvolver renders profissionais, é essencial gerenciar melhor:

  • o modelo;
  • os materiais;
  • as luzes naturais e artificiais;
  • o enquadramento.
A imagem mostra um render foto realista realizado com o programa de projeto arquitetonico Edificius

Render foto realista realizado com Edificius

Infelizmente, geralmente os renders demoram bastante e requerem uma boa dose de experiência.

Com o Edificius, graças à Inteligência Artificial (AIrBIM), você pode produzir rapidamente as melhores representações arquitetônicas que já viu. A integração entre o projeto arquitetônico BIM e o motor de Rendering Ray Tracing AMD Radeon™ ProRender deu vida a uma tecnologia revolucionária que permite criar renders profissionais até não sendo um especialista, evitando desperdiçar tempo fazendo ajustes e, sobretudo, sem pós-processamento com outro software dedicado.

O AIrBIM também permite que você altere as configurações enquanto a renderização já está em curso e veja em tempo real as alterações feitas em seu render. As imagens produzidas podem ser exportadas, impressas ou usadas nas pranchas de projeto arquitetônico, que inclusive pode paginar diretamente no Edificius.

Leia também o artigo Render foto realista: conheça as vantagens.

Apresentações de vídeo

Você já teve que apresentar o projeto ao seu cliente e achou que não conseguia comunicar bem suas escolhas de projeto?

O cliente geralmente não é um técnico e, portanto, a comunicação precisar ser clara e envolvente. As pranchas técnicas de projeto arquitetônico (plantas, elevações e cortes) podem não ser suficientes para transmitir ideias, e muitas vezes as imagens estáticas (renders, fotos, etc.) fornecem apenas uma visão parcial de um modelo articulado. Portanto, o uso de uma apresentação de vídeo pode ajudar a superar essas dificuldades.

Para elaborar uma apresentação de vídeo, você pode utilizar o BIM Video Studio, a ferramenta do edição de vídeo disponível diretamente no Edificius.

Você pode inserir diferentes conteúdos:

  • texto;
  • imagens;
  • clipes de vídeo;
  • luzes naturais e artificiais;
  • efeitos visuais;
  • visibilidade de objetos.

Você pode usar os vídeos já feitos no ambiente de Renderização em Tempo Real do Edificius e alterá-los como desejar. Por exemplo, você pode adicionar efeitos de fade-in e fade-out a cada clipe, alterar sua duração, adicionar texto (editável em tamanho, transparência de fundo, fonte e posição), imagens ou visualizações de gráficos, definir a luz do sol.

O resultado será um vídeo incrível, capaz de realmente mostrar as opções de design para se comunicar.

Além disso, os vídeos que você cria no ambiente BIM Video Studio estão vinculados ao modelo BIM de forma dinâmica: assim como plantas, cortes, vistas em corte isométrico, os vídeos gerados são atualizados automaticamente a cada alteração do modelo.

Leia também o artigo Architectural Visualization: da representação à apresentação.

Exportações em vários formatos (IFC, DWG / DXF, OBJ)

Se precisar colaborar com outros profissionais no projeto de arquitetura, é essencial ter a possibilidade de exportar o modelo em diferentes formatos.

Com o Edificius, você pode exportar seu modelo no formato IFC aberto, em DWG / DXF ou em OBJ.

 

Dessa forma, você pode colaborar perfeitamente com colegas que não usam o mesmo software de projeto arquitetônico 3D.

 

Use Edificius gratuitamente

 

edificius
edificius