Projetar pontos de luz em casa
Como projetar pontos de luz em casa? Como verificar o sistema de iluminação? Vamos ver com um software para projeto arquitetônico BIM
O artigo de hoje pretende abordar o projeto dos pontos de luz em uma casa, tendo em vista o uso pretendido dos ambientes, graças a um software BIM profissional para engenheiros e arquitetos.

Render projeto pontos de luz em casa — Realizado com Edificius
Baixe gratuitamente o software que utilizamos para criar os renders, e tente atingir os mesmos resultados.
Ao projetar qualquer ambiente, a luz desempenha um papel bastante importante. A instalação de iluminação e o arranjo dos pontos de luz constituem um grande diferencial no que diz respeito ao uso dos espaços.
Tendo isso em vista, é bom conhecer nos detalhes o projeto e os espaços que deveremos iluminar, para melhor configurar o arranjo dos pontos de luz.
Vamos ver como iluminar os diferentes ambientes da casa.
Os pontos de luz em harmonia com o ambiente
Projetar pontos de luz tendo em vista o uso pretendido dos ambientes é fundamental, pois permite entender melhor as necessidades de cada ambiente e sua iluminação.
Por exemplo, um espaço de trabalho ou de estudo deve dispor de uma iluminação com ponto de luz difundida e de outra, direta, que ilumine apenas a superfície de trabalho.
Já um espaço de lazer, ou uma sala de estar, precisa de luzes difundidas e suaves. Poderão ser usadas luminárias de parede que dirijam a luz para cima e a difundam gradualmente para o teto.
Na cozinha, pelo contrário, recomenda-se uma luz que ilumine toda a superfície de trabalho e outra central, para a iluminação do ambiente.
Na fase de projeto, é bom prestar atenção aos pontos que seguem:
- quanta luz será necessária nos vários ambientes: cozinha, quarto, banheiro, sala de estar, despensa, corredor, estúdio?
- As janelas conseguem abranger todo o quarto ou há cantos que ficam escuros ao longo do dia?
- Caso o arranjo dos movéis fosse alterado, a luz continuaria suficiente?
Enfim, fica claro que o arranjo dos pontos de luz deve ser calculado ao centímetro.

Arranjo pontos de luz — Realizado com Edificius
Graças ao projeto arquitetônico BIM é possível integrar os pontos de luz no projeto. Além disso, é possível avaliar as combinações de móveis e validar as escolhas em tempo real com o cliente.
Inserir os pontos de luz no projeto arquitetônico BIM
Edificius, software BIM para projeto arquitetônico, permite colocar e direcionar de forma rápida todos os pontos de luz nos vários ambientes.
Poderá validar as suas escolhas em tempo real graças à Renderização em Tempo Real. Essa tecnologia permite experimentar as várias tipologias de mobiliário graças à ampla biblioteca de objetos BIM. Poderá ate definir a orientação e a faixa horária para avaliar a luminosidade de cada ambiente em uma certa hora.
Vejamos agora como inserir um ponto de luz num desenho arquitetônico BIM.
A partir do menu arquitetônico de Edificius, selecionamos o objeto Ponto de luz, tanto em planta como no 3D, e escolhamos o tipo de ponto de luz. O ponto de luz ficará vinculado ao cursor do mouse e, uma vez que for colocado no desenho, poderemos definir sua direção.
Graças às características do objeto, poderemos até definir a cor da luz, intensificá-la, atenuá-la, escolher sua tipologia ou criar classificações.
Ativando a vista realística e aplicando os efeitos de luzes e aos materiais, definiremos a faixa horária noturna.
Podemos ligar ou desligar as luzes, e lançar a renderização!