Projetar pontos de luz com um software BIM Edificius

Projetar pontos de luz em casa

Como projetar pontos de luz em casa? Como verificar o sistema de iluminação? Vamos ver com um software para projeto arquitetônico BIM

O artigo de hoje pretende abordar o projeto dos pontos de luz em uma casa, tendo em vista o uso pretendido dos ambientes, graças a um software BIM profissional para engenheiros e arquitetos.

Render projeto pontos de luz em casa — Realizado com Edificius, software BIM projeto arquitetônico

Render projeto pontos de luz em casa — Realizado com Edificius

Baixe gratuitamente o software que utilizamos para criar os renders, e tente atingir os mesmos resultados.

Ao projetar qualquer ambiente, a luz desempenha um papel bastante importante. A instalação de iluminação e o arranjo dos pontos de luz constituem um grande diferencial no que diz respeito ao uso dos espaços.

Tendo isso em vista, é bom conhecer nos detalhes o projeto e os espaços que deveremos iluminar, para melhor configurar o arranjo dos pontos de luz.

Vamos ver como iluminar os diferentes ambientes da casa.

Os pontos de luz em harmonia com o ambiente

Projetar pontos de luz tendo em vista o uso pretendido dos ambientes é fundamental, pois permite entender melhor as necessidades de cada ambiente e sua iluminação.

Por exemplo, um espaço de trabalho ou de estudo deve dispor de uma iluminação com ponto de luz difundida e de outra, direta, que ilumine apenas a superfície de trabalho.

Já um espaço de lazer, ou uma sala de estar, precisa de luzes difundidas e suaves. Poderão ser usadas luminárias de parede que dirijam a luz para cima e a difundam gradualmente para o teto. 

Na cozinha, pelo contrário, recomenda-se uma luz que ilumine toda a superfície de trabalho e outra central, para a iluminação do ambiente.

Na fase de projeto, é bom prestar atenção aos pontos que seguem:

  • quanta luz será necessária nos vários ambientes: cozinha, quarto, banheiro, sala de estar, despensa, corredor, estúdio?
  • As janelas conseguem abranger todo o quarto ou há cantos que ficam escuros ao longo do dia?
  • Caso o arranjo dos movéis fosse alterado, a luz continuaria suficiente?

Enfim, fica claro que o arranjo dos pontos de luz deve ser calculado ao centímetro. 

Render projeto pontos de luz em casa — Arranjo pontos de luz — Realizado com Edificius

Arranjo pontos de luz — Realizado com Edificius

Graças ao projeto arquitetônico BIM é possível integrar os pontos de luz no projeto. Além disso, é possível avaliar as combinações de móveis e validar as escolhas em tempo real com o cliente.

Inserir os pontos de luz no projeto arquitetônico BIM

Edificius, software BIM para projeto arquitetônico, permite colocar e direcionar de forma rápida todos os pontos de luz nos vários ambientes.

Poderá validar as suas escolhas em tempo real graças à Renderização em Tempo Real. Essa tecnologia permite experimentar as várias tipologias de mobiliário graças à ampla biblioteca de objetos BIM. Poderá ate definir a orientação e a faixa horária para avaliar a luminosidade de cada ambiente em uma certa hora.

Vejamos agora como inserir um ponto de luz num desenho arquitetônico BIM.

A partir do menu arquitetônico de Edificius, selecionamos o objeto Ponto de luz, tanto em planta como no 3D, e escolhamos o tipo de ponto de luz. O ponto de luz ficará vinculado ao cursor do mouse e, uma vez que for colocado no desenho, poderemos definir sua direção.

Graças às características do objeto, poderemos até definir a cor da luz, intensificá-la, atenuá-la, escolher sua tipologia ou criar classificações.

Ativando a vista realística e aplicando os efeitos de luzes e aos materiais, definiremos a faixa horária noturna.

Podemos ligar ou desligar as luzes, e lançar a renderização!

Clique aqui para baixar Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM

edificius
edificius