Home » BIM e Arquitetura » Projeto de moradia individual de um andar

A imagem mostra o projeto de moradia individual

Projeto de moradia individual de um andar

Tudo que precisa saber sobre o projeto de moradia individual de um andar, com dicas práticas e modelo BIM para baixar

Hoje, ao contrário do passado, o projeto de moradia individual de um andar é cada vez mais procurado, sendo julgado uma solução mais confortável no longo prazo.

Moradia de um ou mais andares? São duas formas absolutamente diferentes de viver a casa.

A casa não é um produto ‘pronto-a-vestir’, onde o que varia é apenas o tamanho e não a substância. Ela deve, pelo contrário, ser concebida como um terno sob medida, com base em:

  • estética geral;
  • divisão de ambientes;
  • necessidades individuais e familiares.

Somente depois de ter levantado tais necessidades, é possível avaliar se realizá-la com um ou mais andares.

Render foto realista mostrando a vista da fachada para piscina de uma moradia individual a noite

Projeto de moradia individual de um andar | Vista externa da piscina à noite

A moradia individual é, sem dúvida, considerada o tipo de habitação que garante melhor qualidade de vida: a escolha ideal quando se dispõe de um grande terreno ou se deseja mais privacidade.

O projeto de moradia individual de um andar é, geralmente, adequado para paisagens rurais, muito diferentes dos espaços limitados disponíveis nas cidades. Se você tem espaço suficiente, uma casa de um andar é certamente a solução mais confortável: dá para fazer sem escadas e sem todas essas estruturas que ocupam espaço e representam um desconforto para crianças e idosos. Além disso, a moradia individual de um andar favorece uma maior comunicação entre os membros da família.

Naturalmente, muito depende do projeto.

Em geral, ao projetar uma construção nunca é fácil combinar necessidades estéticas e aspetos prático-funcionais. Projetar, de fato, significa satisfazer as expectativas do cliente, sem negligenciar normas vigentes, diretrizes de planejamento urbano e boas regras de construção.

Neste aprofundamento, vamos abordar todos esses aspetos e realizar um projeto de moradia individual de um andar com um software de arquitetura BIM, disponibilizando para o download gratuito seu modelo 3D.

Render foto realista mostrando a fachada principal de uma moradia individual

Projeto de moradia individual de um andar | Fachada principal

Projeto de moradia individual de um andar: exemplo de 130 m²

Vamos supor que tenhamos definido todos os parâmetros do projeto de moradia individual de um andar. Começamos, agora, a dimensionar os ambientes.

Imaginemos poder utilizar cerca de 130 m², uma área útil para acomodar confortavelmente uma família de 4 pessoas.

Como ponto de partida, definimos um espaço central precedido por uma pequena varanda. Essa varanda conduz a uma entrada que, por sua vez, leva à sala de estar da nossa unidade habitacional.

Dimensionamos esse espaço como uma espécie de volume de “simetria”, com uma parede curva envidraçada voltada para sudeste. Externamente, ele apresenta uma superfície com revestimento de paredes em pedra, o que gera um belo efeito de contraste com os dois blocos da construção, adjacentes e rebocados. Este bloco central de aproximadamente 47 m², caracterizado por uma altura interna de 3,20 m, tem vista para a parte restante da construção, caracterizada por uma altura interna de 2,70 m.

Render foto realista mostrando a vista da fachada para a piscina em um projeto de moradia individual

Projeto de moradia individual: detalhe da piscina com variação dos materiais de revestimento | Render realizado com o Edificius

Vamos continuar o nosso projeto de moradia individual de um andar abordando o núcleo da casa: um pequeno pátio verde de apenas 6 m², fechado por janelas.

O pátio, além de conferir ar e luz ao nosso ambiente, encarna em si uma parte agradável da paisagem natural ao redor, transportada para dentro da casa como se fosse um pequeno universo natural, íntimo e confortável.

Do ponto de vista funcional, o pátio divide a entrada da sala de estar servindo de filtro discreto, que deixa vislumbrar todo o ambiente graças a sua transparência.

Render foto realista mostrando o hall de entrada

Vista do hall de entrada

A sala de estar está equipada com móveis modernos e contemporâneos combinados, em contraste estilístico, com elementos mais clássicos (uma lareira de travertino é o segundo ponto focal deste ambiente).

À esquerda do ambiente entrada–sala de estar, se desenvolve a área da cozinha. Com cerca de 12 m² de superfície útil, está ligada à sala de estar através de uma abertura de 2 m com dupla porta de correr. Esta última pode ser aberta ou fechada conforme necessidade de criar algum tipo de espaço aberto com a sala de estar.

A garagem, na parte norte da casa, está localizada atrás da cozinha. Possui uma grande entrada, na fachada principal da casa, acessível por meio de uma rampa levemente inclinada. A garagem também pode ser acessada a partir da entrada da casa, através de uma porta colocada em posição isolada.

Render foto realista mostrando a sala de estar

Vista da sala de estar a partir da cozinha

Em posição espelhada, do outro lado da sala de estar, encontra-se a zona de dormir do nosso projeto de moradia individual, com todos seus serviços.

Os três grandes quartos estão dispostos da seguinte forma:

  • um quarto duplo com armário virado a sudeste;
  • dois quartos individuais virados a poente, acessíveis por um corredor que filtra o acesso à sala de estar. No final do corredor, há uma despensa.

Dois confortáveis banheiros, adjacentes, estão dispostos de forma a ser um de uso exclusivo do quarto principal e outro com acesso pelo corredor.

O projeto de moradia individual de um andar é completado pelo arranjo do exterior: muretas para a cerca (com mesma textura de parede do bloco central da casa) e arbustos de essências aromáticas.

Render foto realista mostrando a fachada principal do jardim de uma moradia individual

Vista externa da fachada principal

Por fim, colocamos uma piscina ao longo da parede curva envidraçada da sala de estar. Sua grande banheira, acompanhando a parede, cria um sugestivo jogo de reflexos de luz e sombras entre a fachada de pedra e a própria água.

 

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto
Baixe o modelo IFC do projeto

edificius
edificius