Publicar e partilhar na Internet um projeto BIM em 3D
Como publicar e partilhar na Internet um projeto 3D? A partir de hoje é possível! Eis uma ferramenta que permite explorar o projeto tridimensional diretamente do seu navegador
O desenho BIM facilita a relação entre cliente, desenhador e construtor, reduzindo drasticamente os tempos de avaliação de um projeto.
A tecnologia da web, por sua vez, fornece novas formas de intercâmbio de informações. Portanto, essa atua como uma ponte e um meio de comunicação entre os atores envolvidos na realização de um projeto.
A fusão entre desenho BIM e Internet conduziu ao nascimento, na sede de ACCA software, de Edificius-VR, uma plataforma Cloud que permite partilhar um desenho 3D on-line e mostrá-lo a qualquer pessoa, colegas ou clientes, em qualquer dispositivo, quer desktop quer móvel.
Partilhar um projeto 3D com um software BIM
Edificius-VR é uma plataforma baseada no Cloud, integrada no Edificius, que permite partilhar um projeto com qualquer pessoa, fornecendo a possibilidade de visualizar e navegar no modelo BIM diretamente do navegador sem ter de instalar nenhum programa.
Uma vez realizado o projeto com Edificius, diretamente do 3D é suficiente clicar no ícone “partilha” da barra de ferramentas e selecionar “Edificius-VR”.

Partilha de um projeto BIM em Edificius-VR
Para executar o processo de Carregamento do projeto dentro da plataforma, é necessário introduzir as informações de autenticação e clicar no botão “Iniciar” (é possível usar as credenciais recebidas para ativar Edificius).
O software Edificius guarda automaticamente o projeto BIM no Cloud e simultaneamente cria um link para partilhar o acesso ao modelo 3D BIM na realidade virtual.
Um e-mail é enviado automaticamente com um link que pode ser encaminhado, copiado e partilhado com qualquer pessoa (o e-mail que contém o link é igual àquele usado para acessar a plataforma).
Através do link é possível visualizar o projeto no PC, smartphone ou tablet simplesmente mediante o browser do dispositivo sem usar nenhum software.

Abertura do Browser de Edificius-VR
Dentro do browser é possível ajustar a vista do projeto através das funções Órbita ou Primeira Pessoa (é possível navegar no projeto também com as teclas de cursores do teclado).

Vista de um modelo 3D realizado com Edificius
Como gerir os projetos no Edificius-VR
Dentro da plataforma de Edificius-VR os projetos podem ser geridos de forma rápida e imediata.
Da barra de ferramentas em alto, vamos selecionar Serviços e depois vamos clicar no Edificius-VR.

Seleção serviços de Edificius_VR
Será requerida a introdução dos dados de identificação.
Dentro da plataforma é possível gerir todos os projetos carregados no espaço Cloud, disponibilizado gratuitamente. Também é possível eliminar ou partilhar os projetos diretamente da plataforma.
Clica aqui para conheceres e explorares os projetos com Edificius-VR