Quais os benefícios de um Ambiente Comum de dados?
Compartilhamento do trabalho no processo BIM: confira vantagens e desvantagens do Ambiente Comum de Dados
Quando falamos de BIM, muitas vezes nos referimos ao Ambiente Comum de Dados (CDE, Common Data Environment). As perguntas que você deve ter-se feito são: o que é um CDE? Como funciona? Quais são as vantagens e as desvantagens dele?
Neste artigo, vamos te explicar tudo que precisa saber sobre o conceito de CDE e ilustrar os benefícios trazidos pelo uso de uma plataforma de Ambiente Comum de Dados.
Common Data Environments: o que são?
O CDE é um ambiente digital que tem como objetivo principal a coleta, o compartilhamento e o gerenciamento de dados e informações trocados entre os vários profissionais responsáveis pelo seu tratamento, compartilhamento e divulgação a terceiros, bem como pelo seu armazenamento definitivo.
Podemos, então, dizer que o Ambiente Comum de Dados é o local onde os dados relativos a um certo comissionamento ou ativo (projeto, execução, Facility Management, desativação, etc.) são coletados de forma organizada e compartilhados.
Da definição oficial fornecida pela ISO 19650-1:2019:
“Fonte de informação adotada para um certo comissionamento ou bem imóvel, a fim de coletar, gerenciar e compartilhar cada contentor de informação durante toda a gestão do comissionamento.”
O CDE é, geralmente, dividido em quatro setores que identificam as fases progressivas do compartilhamento de informações:
- trabalho em andamento: são adicionados todos os documentos que ainda estão sendo processados, em vista do seu possível compartilhamento com as demais equipes por parte do responsável pela tarefa (geralmente o líder da equipe).
- Compartilhado: todas as informações das várias disciplinas são inseridas e devem ser compartilhadas com as demais equipes.
- Documentação publicada: os documentos previamente criados e aprovados são compartilhados com as demais equipes.
- Repositório: ambiente destinado à catalogação e conservação de todos os documentos. Eles serão um ótimo ponto de partida para as etapas seguintes (por exemplo, o planejamento das operações de gerenciamento e manutenção).
Em um Ambiente Comum de Dados, cada profissional tem uma tarefa específica e certas “permissões” de acesso à informação. A transferência de informações e modelos de uma seção para outra é feita através de gates, após processo de verificação e validação executado pelo ator responsável.
Para mais informações sobre esse tema, confira nossa matéria “Common Data Environment (CDE) para gerenciamento BIM“.

Benefícios de um CDE
Benefícios de um Ambiente Comum de Dados
Um ambiente de compartilhamento de dados registra todo o fluxo de trabalho, reduz a dispersão de informações e permite atualizações em tempo real. Resumindo, as vantagens do Ambiente Comum de Dados são:
- interconexão constante entre colaboradores e compartilhamento de todos os dados em um único ambiente.
- Acesso à informação apenas com as permissões necessárias. Dessa forma, todo o repositório (e seus subgrupos) da informação fica ordenado e organizado.
- Redução de tempos e recursos para atividades de produção de informação, com verificação e controle.
- Possibilidade de manter os arquivos sempre atualizados em tempo real.
- Rastreabilidade e histórico de eventos, ou seja, possibilidade de saber quem criou um tipo de informação e quando o fez.
- Facilidade de acesso a diversos formatos de dados com relacionado armazenamento.
- Comparação facilitada de diferentes modelos para identificar suas possíveis interferências.
- Uso da ferramenta de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.
Desvantagens do Common Data Environment
Como mencionado, o Ambiente Comum de Dados traz inúmeras vantagens que levam a uma melhor gestão das operações (compartilhamento de arquivos, coordenação de diferentes fases, armazenamento de dados, etc.).
No entanto, ele também apresenta dois aspectos críticos a levar em consideração:
- possível perda de dados devido a ataques cibernéticos;
- acesso não autorizado.
Por isso, é fundamental escolher uma infraestrutura na nuvem adequada, com todas as garantias e certificações necessárias, como ISO 27001, CSA, etc.
A este respeito, não deixe de experimentar em primeira mão alguns serviços da plataforma de Ambiente Comum de Dados para a gestão do CDE conforme os mais altos padrões de segurança.