Home » BIM e Arquitetura » Realidade virtual na construção: usos e benefícios

Realidade virtual na construção: usos e benefícios

A realidade virtual na construção é uma tecnologia que melhora o projeto, a segurança e o treinamento no setor AECO. Veja como utilizá-lo

Embora muitas melhorias tenham sido feitas nos últimos anos no setor AECO para materiais de construção, equipamentos e procedimentos de segurança, muitos processos ainda são ineficientes e perigosos.

Portanto, são muitos os empreendedores e trabalhadores da construção civil que desejam otimizar e transformar suas atividades experimentando novas tecnologias: entre elas, está se espalhando a realidade virtual, que pode ser considerada o próximo passo para a modelagem 3D.

Graças à realidade virtual e aplicativos online inovadores, hoje, por exemplo, é possível visualizar renders em tempo real de modelos 3D diretamente do navegador. Se quiser, tente navegar em seus projetos com realidade virtual imersiva com aplicativos de realidade virtual e leia mais sobre esse tema no artigo ” BIM e realidade virtual: a evolução da indústria da construção“.

Mas agora vamos ver o que é a realidade virtual na construção, quando usá-la e quais benefícios ela oferece.

O que é realidade virtual na indústria da construção?

A realidade virtual (VR) é uma tecnologia que nasceu principalmente para a indústria de videogames, mas que há algum tempo vem se espalhando também para a indústria da construção.

A VR tem a capacidade de criar um ambiente digital que substitui o real, através do qual simula um edifício, um espaço ou uma estrutura na qual o usuário pode se mover e interagir graças a visualizadores ou controladores.

Quantas vezes os trabalhadores de uma empresa são obrigados a interromper o processo de construção devido ao surgimento de interferências e problemas para os quais é necessário reavaliar as decisões de projeto? Quantas vezes o cliente está insatisfeito da forma como a construção foi realizada?

Hoje, a tecnologia fez grandes avanços e é preciso muito pouco para criar um modelo BIM vantajoso, imergindo e identificando possíveis conflitos antes do início da construção, simulando espaços de trabalho e treinando os trabalhadores da melhor forma possível.

A imagem mostra o VR na construção

Como a realidade virtual é usada na indústria da construção?

Existem inúmeros aplicativos de realidade virtual no setor da construção:

  • representação e visualização virtual de um projeto da construção.
  • Experiência de realidade virtual colaborativa.
  • Visitas virtuais ao site.
  • Formação mais eficaz e segura dos trabalhadores na construção.
  • Melhor gestão da construção.

Representação e visualização virtual de um projeto da construção

Cada vez mais arquitetos e engenheiros estão utilizando a metodologia BIM para criar um modelo de informação que acompanhe todos os níveis de projeto e permita que todas as partes envolvidas demonstrem que todas as especificações técnicas foram respeitadas.

A realidade virtual faz um modelo BIM muito mais preciso e fácil de visualizar: ao invés de exibir modelos em escala em monitores de computador, oferece aos construtores e arquitetos a oportunidade de trabalhar com estruturas em tamanho real no ambiente de VR.

A tecnologia VR pode ser aplicada em novas intervenções de construção já na fase de projeto arquitetônico, mas também em intervenções em edifícios existentes.

Neste caso, uma das melhores formas de construir modelos de VR a partir do estado real é a utilização do LiDAR que, além de oferecer maior precisão e menor custo, permite transferir todos os dados do levantamento realizado diretamente em um modelo BIM (Scan to BIM).

A imagem mostra o VR na visualização do projeto -Realidade Virtual na construção

Experiência de realidade virtual colaborativa

Todos os projetos de construção envolvem várias partes interessadas que muitas vezes trabalham em diferentes horas do dia e nem sempre estão presentes no local ao mesmo tempo. A cooperação e o desenvolvimento de um projeto compartilhado são necessários para o correto sucesso do trabalho.

A realidade virtual permite que os participantes, não importa onde estejam, se encontrem virtualmente, coordenem projetos, verifiquem atualizações, identifiquem problemas e façam alterações.

Visitas virtuais ao site

Muitas vezes nos deparamos com um grande projeto ou construção em locais difíceis ou remotos e os empreiteiros e técnicos nem sempre conseguem verificar as obras com frequência. A realidade virtual dá às equipes a capacidade de “ver” um site de projeto sem alcançá-lo.

Uma combinação de tecnologia VR e câmeras 3D permitem que qualquer supervisor controle um local de trabalho no mundo real, mesmo a centenas de quilômetros de distância, apenas através de um dispositivo móvel.

Desta forma as atividades dos técnicos são muito mais flexíveis, o fluxo de trabalho não é interrompido e há uma consequência economia nos tempos de produção.Visita remota ao local com a VR - Realidade Virtual na construção

Formação mais eficaz e segura dos trabalhadores da construção

A realidade virtual pode ser usada para simular os espaços de trabalho de um canteiro de obras para fornecer treinamento e assistência à saúde e segurança.

Dentro do canteiro de obras é possível inserir o modelo BIM da edificação a ser construída, para que os operários já tenham uma ideia dos espaços que irá ocupar e da obra a ser executada.

Virtualmente imersos no canteiro de obras, eles poderão se familiarizar com os processos e identificar as etapas mais complexas. Ao praticar em um ambiente simulado, eles ganharão conhecimento e habilidades sem nenhuma das consequências do mundo real.

Melhor gestão da construção.

Visitas virtuais ao prédio que está sendo construído são muito mais educativas do que ver desenhos ou tabelas em 2D.

Analisando todos os cantos das construções futuras e todos os problemas, é possível desenvolver uma melhor gestão de projetos da construção mantendo-se em sintonia com todas as partes interessadas e evitando:

  • retrabalho;
  • atrasos;
  • aumentos de custos e pagamentos.

Realidade virtual na construção: os 7 principais benefícios para o setor AECO

Os 7 principais benefícios do uso da realidade virtual no setor AECO são:

  1. economia de tempo e custos no desenvolvimento do trabalho.
  2. Melhoria da colaboração e coordenação da equipe.
  3. Maior envolvimento dos funcionários.
  4. Aceleração do planejamento de projetos.
  5. Melhoria da segurança nos canteiros de obras.
  6. Desenvolvimento de uma melhor formação dos trabalhadores.
  7. Aumento da qualidade na construção.

Como começar a usar a realidade virtual na construção?

Começar a usar VR em suas construções não é difícil, às vezes um óculos de papelão com um bom smartphone é suficiente para começar a desenvolver atividades de monitoramento.

Realidade virtual com fones de ouvido e smartphone

Existem inúmeras empresas que o utilizam regularmente; para ser competitivo com o mercado de hoje e de amanhã, você precisa acompanhar as novas tecnologias.

Se você não sabe por onde começar:

  • experimente gratuitamente on-line usBIM.reality, uma plataforma VR para navegar em seus projetos de construção diretamente do navegador.
  • Experimente um software de realidade virtual para construção e construção que permita modelar seu canteiro de obras em 3D BIM e navegar virtualmente por ele para garantir o treinamento e a proteção completa da sua equipe de trabalho.

 

usbim-reality
usbim-reality