Home » BIM e Arquitetura » Renderização de paisagismo

Renderização de paisagismo

A renderização de paisagismo é o processo de criação de imagens 3D de um projeto e espaços ao ar livre. Conheça os tipos e 5 vantagens!


Assim como em um projeto arquitetônico os designers, arquitetos ou engenheiros usam imagens fotorrealistas para representar o impacto futuro de suas intervenções, da mesma forma, cada vez mais arquitetos  usam  a renderização de paisagismo para representar o design do ambiente externo, seja um jardim, um parque ou uma área urbana.

Felizmente, para fazer isso, há mais de um programa para paisagismo que permitem desenvolver renders de alta qualidade em poucos minutos. Primeiro, no entanto, descubra o que são renders de paisagismo e seus principais benefícios!

O que significa renderização de paisagismo?

Por renderização de paisagismo, entendemos o processo de representação 3D de um projeto de arquitetura paisagística, obtido através do uso de software específico com o objetivo de transmitir a intenção do projeto.

Se o paisagismo é aquela disciplina que reúne a análise, o planejamento e o design do ambiente natural, dos processos sociais, ecológicos e territoriais em todas as suas facetas, os renders são agora ferramentas poderosas nas mãos dos paisagistas, capazes de colocar em imagens o foco de todo o projeto e entender completamente seus objetivos e elementos-chave.

A imagem ilusta uma renderização de paisagismo

Renderização de paisagismo

Quais são os diferentes tipos de renderização de paisagismo?

Três tipos principais de renderização de paisagismo podem ser identificados:

  1. representações artísticas: existem muitos efeitos artísticos que podem ser aplicados (esboços em preto e branco, esboços coloridos, estilo aquarela, etc.) e com os quais gerar uma renderização impactante;
  2. Renders fotorrealistas: eles são geralmente os mais usados porque permitem visualizar realisticamente espaços, materiais, luzes e cores;
  3. Renderização em tempo real: representam inovação, pois é possível renderizar todo o modelo 3D em tempo real e não apenas uma visão do modelo, para que você possa explorá-lo e visitá-lo como se já existisse.

Benefícios da renderização de paisagismo

As renderizaçõs oferecem inúmeros benefícios para profissionais e clientes, aqui estão os 5 principais:

  1. visualização rápida e compreensível do projeto: os renders ajudam os clientes a imaginar como será o projeto depois de concluído, garantindo um rápido entendimento de formas, tamanhos, cores e texturas, avaliando estilos e detalhes.
  2. Avaliação de múltiplas propostas de projetos: é possível enquadrar diferentes projetos e a partir de múltiplas perspectivas e ângulos, em escala ou à distância, avaliando assim a melhor ideia de projeto de acordo com as necessidades.
  3. Simulações de tempo: uma vez que as áreas verdes, parques ou jardins com diferentes plantas, arbustos e árvores tenham sido modelados, será possível simular sua aparência de acordo com a época do ano, para entender como eles aparecerão nas diferentes estações.
  4. Eficiência em tempo e custos: se um cliente visualiza na fase de projeto como o projeto será realizado, ele pode fazer quaisquer alterações nesta fase, permitindo uma economia de custos não indiferente e evitando atrasos.
  5. Vantagem competitiva: apresentar ofertas de design ricas em rendersou vídeos fotorrealistas em tempo real permite que você vença a concorrência e obtenha feedback positivo dos clientes.

Afinal, como melhorar seus projetos com um software profissional?

A renderização de paisagismo é, sem dúvida, a ferramenta melhor para transmitir suas ideias de design, mas criar renders precisas requer habilidades, conhecimento e ferramentas de software para produzir imagens de qualidade.

Com as ferramentas certas, você só precisa de alguns passos simples para melhorar seus projetos:

  • começar com a modelagem de espaços ao ar livre, incluindo árvores, arbustos, plantas, riachos e elementos de mobiliário;
  • gerenciar materiais, texturas e luz natural e artificial;
  • escolher o ponto de vista certo e iniciar um render fotorrealista ou mesmo em tempo real, continuando seu processo de design;
  • criar apresentações multimídia por meio de pós-edição e retoque do conteúdo gerado.

Para surpreender seus clientes com render ao ar livre e experiências imersivas, você só precisa experimentar gratuitamente por 30 dias um programa para paisagismo.

 

edificius-land
edificius-land