O que é paisagismo?
O paisagismo é a disciplina que lida com o projeto e o gerenciamento de espaços externos. Conheça as 8 etapas
As atuais condições ambientais difíceis, como poluição, efeito estufa e desmatamento, impulsionam a pesquisa contínua e a aplicação de escolhas sustentáveis, em todos os campos e setores.
Deste ponto de vista, pode-se entender bem por que nos últimos anos o paisagismo está se tornando cada vez mais importante, o que desenvolve um processo de projeto e construção para controlar e conter o impacto do edifício no ambiente natural. Para fazer isso, é necessário contar com um moderno e inovador programa para paisagismo, por isso, se você também lida com paisagismo, recomendamos que você experimente esta ferramenta imediatamente e continue lendo este artigo para descobrir em detalhes o que é paisagismo e quais são as etapas úteis para gerenciar melhor o design.
O que significa paisagismo?
Paisagismo é uma disciplina que lida com o estudo e design de espaços ao ar livre, abertos ou cobertos, que podem incluir elementos arquitetônicos, artísticos, naturalistas, de engenharia e sociológicos.
É uma disciplina que configura uma série de conhecimentos especializados com o objetivo de intervir no território de forma consciente, minimizando o impacto ecológico e valorizando o espírito de um lugar.
O paisagismo, de fato, inclui o estudo dos processos sociais, a história de um lugar, suas características ecológicas e territoriais para permitir um planejamento sistemático e gestão dos espaços públicos em pequena, média e grande escala. Arquitetos paisagistas são responsáveis pelos projetos de paisagismo.

Renderização de um ambiente natural criado com o Edificius
O que os arquitetos paisagistas fazem?
A atividade dos paisagistas é trabalhar para fortalecer a comunidade, a sustentabilidade e os espaços coletivos e melhorar o meio ambiente e o uso dos espaços públicos.
Eles estão equipados com habilidades analíticas para resolução coletiva de problemas, bem como habilidades técnicas e profissionais na criação de espaços que não apenas melhoram os serviços, mas aprimoram a estética da paisagem.
Na prática, os paisagistas projetam paisagens urbanas e rurais, partindo das características naturais e dos valores históricos e culturais do território e incluindo princípios técnicos, estéticos, funcionais, científicos e de gestão.
O arquiteto paisagista deve ter a capacidade de:
- criar paisagens que atendam às necessidades humanas e naturais;
- reconhecer e preservar o ambiente natural, a história e a vocação do lugar;
- identificar as necessidades de seus clientes e compatibilizá-las com as da comunidade.
Qual é a diferença entre arquitetura e paisagismo?
Paisagismo e arquitetura são disciplinas complementares, mas ao mesmo tempo distintas:
- a arquitetura está principalmente relacionada ao projeto de edifícios e estruturas, como residências, escritórios e escolas, e de infraestrutura, como estradas, pontes e serviços públicos.
- O paisagismo se concentra no projeto conceitual de espaços urbanos e naturais que se encontram “entre edifícios e construções” e visa proteger a saúde e o bem-estar humanos e ambientais.
Quais são os exemplos de paisagismo?
Existem vários exemplos de paisagismo, incluindo:
- parques e espaços públicos abertos;
- jardins;
- ruas
- campos;
- infraestruturas verdes;
- telhados verdes;
- quadras de jogo;
- zonas úmidas naturais e artificiais;
- áreas comerciais;
- zonas de trânsito;
- áreas turísticas.
Paisagismo: aqui estão os 8 passos para realizar um projeto
Aqui estão 8 etapas principais que podem ajudá-lo a projetar a arquitetura de uma paisagem:
- Análise das solicitações dos clientes
- Inspeção e vistoria
- Estudo e esboço
- Escolha do verde
- Escolha do tipo de irrigação
- Distribuição de caminhos e pavimentos
- Inserção de componentes de mobiliário de exterior
- Análise do sistema de iluminação
1. Análise das solicitações dos clientes
Passar o tempo ouvindo o cliente é o primeiro passo para o desenvolvimento de um bom projeto de paisagismo. É importante saber interpretar as suas necessidades e requisitos, para identificar a solução que melhor se adapte às suas necessidades estéticas e funcionais.
2. Inspeção e vistoria
Examinar o estado dos lugares é uma entrada importante para direcionar a criatividade: visualizar fisicamente o local de trabalho permite que você compreenda melhor os detalhes e identifique as escolhas mais adequadas às solicitações do cliente.
Nesta fase, a área disponível é avaliada, as medições são feitas e a qualidade do solo é analisada.
3. Estudo e esboço
Com base nas necessidades do cliente e nos dados coletados, procedemos à elaboração de um rascunho que será acompanhado por:
- plantas;
- elevações;
- cortes;
- vistas em perspectiva e renders;
- vídeos e animações;
- informações;
- orçamentos;
- estimativas de materiais;
- etc.
4. Escolha do verde
É possível passar para o projeto do verde somente após um estudo detalhado da paisagem. De fato, através de uma análise cuidadosa, é possível identificar o tipo de plantas, árvores, canteiros, arbustos e elementos verdes mais adequados para criar um ambiente eco-sustentável com espaços bonitos e funcionais.
5. Escolha do tipo de irrigação
Os espaços verdes devem ser regados diariamente, sendo uma das tarefas do paisagista escolher o método mais adequado:
- chuva;
- gota a gota;
- com mangueiras e tubos perfurados;
- por superfície.
6. Distribuição de caminhos e pavimentos
Para tornar o espaço externo utilizável e funcional, os espaços verdes são tão importantes quanto os pavimentados. Relevantes no projeto serão:
- a seleção de materiais e acabamentos;
- a tecnologia construção;
- o estudo de taludes e descargas.
7. Inserção de componentes de mobília externa
Outro elemento importante ao projetar espaços ao ar livre é a escolha de componentes de móveis para áreas externas. Os espaços ao ar livre, de fato, podem ser enriquecidos por inúmeros elementos de mobiliário que compreenderão:
- área de refeições;
- área de relaxamento com gazebos;
- piscinas;
- solário;
- campos;
- etc.
8. Análise do sistema de iluminação.
O sistema de iluminação exterior é muito importante para tornar os espaços utilizáveis mesmo à noite.
É importante escolher o tipo de sistema de iluminação (aérea ou subterrânea), o tipo de pontos de luz e seu posicionamento.
Qual software se usa no paisagismo?
Para desenvolver um projeto completo, o paisagista precisa usar ferramentas de software apropriadas, que o orientam desde a fase de conceito até a fase de realização. Se você também está envolvido no projetos de espaços ao ar livre e quer tornar seu fluxo de trabalho mais eficiente e melhorar seus projetos, recomendamos que você use o programa para paisagismo.
Com esta ferramenta, você pode melhorar a tomada de decisões e a qualidade do projeto:
- a modelização do ambiente natural e construído existente;
- a customização de espaços com a inserção de objetos dedicados;
- a gestão de elementos verdes, água ou sistemas de iluminação;
- a visualização imediata dos ambientes através de renderizações fotorrealistas ou passeios virtuais.