Home » BIM e profissões » Software de simulação BIM: tudo sobre software para construção

Software de simulação BIM: tudo sobre software para construção

Software de simulação BIM: os softwares ao serviço do projeto dentro da indústria da construção. Aqui está uma visão geral para saber mais

A tecnologia está avançando bastante e o mundo da construção está tentando se adaptar a essas mudanças com soluções cada vez mais inovadoras.

Especificamente, o BIM (Building Information Modeling) é um dos métodos de projeto colaborativo mais utilizados no mundo no setor de arquitetura, engenharia e da indústria da construção. Permite otimizar as fases de planejamento, realização e gerenciamento de edifícios graças ao uso de modelos 3D virtuais, gerados por softwares, que contêm todas as informações sobre seus elementos.

A imagem mostra o modelo arquitetonico de um edificio realizado com Edificius

Modelo arquitetônico de um edifício realizado com Edificius

Software de simulação BIM diz respeito a todas as ferramentas que pretendem criar modelos virtuais que simulam a realidade.

Esses modelos contêm uma infinidade de informações relacionadas a toda a vida útil do produto, desde o projeto até a construção, manutenção e demolição.

Ao gerenciar o modelo 3D, os diferentes atores envolvidos no ciclo de vida do edifício poderão ler todas as informações associadas a ele e adicionar aquelas relacionadas à sua disciplina e sua intervenção: dessa forma, as informações adicionadas ao modelo virtual do trabalho estão sempre disponíveis, diminuindo o risco de perda de dados ao longo do tempo.

Neste artigo, vamos explicar como é que a tecnologia simula a realidade nos vários setores da construção, e como você pode otimizar seu trabalho com os diferentes softwares BIM.

Digital Twin e IoT

No mundo da construção, sempre foi necessário reduzir os erros decorrentes do projeto de uma obra, para conter seus custos e tempos de realização.

Para minimizar o risco de erros, é bom aproveitar o Digital Twin e a IoT, ferramentas que estão transformando a maneira de projetar, gerenciar e pensar em um edifício. Abaixo, vamos explicar brevemente o que são o Digital Twin e a IoT, o que eles representam para o mundo atual e quais as vantagens que você pode obter ao usá-los.

O Digital Twin

O Digital Twin (gêmeo digital) é a reprodução virtual de um artefato existente e presente em um ambiente físico real. É o resultado de uma série de estudos conduzidos no edifício real que visam controlar e gerenciar melhor a vida útil da obra. Basicamente, é um edifício virtual que contém todas as informações relacionadas ao ciclo de vida de um edifício, desde o projeto até a realização, o gerenciamento/manutenção e a demolição.

A imagem mostra o conceito de gemeo digital de um edificio

Representação do Gêmeo Digital

Já a partir daqui, você pode ver o imenso potencial que pode surgir deste sistema, de qualquer ponto de vista. De fato, existem inúmeros usos que podem ser feitos:

  • organização de intervenções de manutenção mais precisas;
  • detecção e prevenção de qualquer dano resultante de má administração ou planejamento incorreto;
  • controle de consumo;
  • verificação do desempenho dos vários sistemas (estrutural, de instalações, térmico, etc.)

Esta lista pode representar apenas uma parte do enorme potencial que o uso do Gêmeo Digital tem no mundo da construção. De fato, além de gerenciar um único edifício, esse sistema também pode ser aplicado a um conjunto de edifícios, até chegar em cidades inteiras, para controlar e gerenciar melhor os diferentes aspectos (pense no controle de emissões e  no gerenciamento de tráfego!).

A IoT

A IoT (Internet of Things), também chamada de “Internet das Coisas” em portugûes, é uma tecnologia que permite conectar objetos pela rede, permitindo a troca de dados para monitorar um sistema específico. Em essência, é um sistema que conecta o mundo real ao mundo virtual, permitindo que os objetos se comuniquem entre si e com os seres humanos.

Para entender melhor o mecanismo dessa tecnologia, pense nos sensores que estão constantemente conectados, via Internet, a um computador que coleta e processa dados. Isso significa que um determinado sistema está sempre sob controle e, portanto, podem ser feitas escolhas direcionadas para aumentar seu desempenho.

A imagem mostra de forma esquematica o conceito de internet das coisas

Representação esquemática do conceito de “Internet das Coisas”

Em resumo, podemos dizer que a IoT é o conjunto de ferramentas que nos permitem detectar e transmitir dados, enquanto o Digital Twin é o resultado do processamento de tais informações.

Suponhamos ter que verificar o desempenho energético de um edifício, controlando a transmissão de calor das paredes externas. Nesse caso, serão utilizados sensores conectados à rede (IoT), que coletam dados e os enviam para um computador central. Ele poderá processá-los e associá-los a um modelo digital (Digital Twin) útil para o controle e gerenciamento de qualquer trabalho de manutenção.

Software de simulação BIM para projeto 3D (BIM 3D)

Existem inúmeros software de simulação de projeto arquitônico BIM que permitem, de maneira mais ou menos fácil, obter o gêmeo digital de um edifício.

Entre estes, cito os principais:

  • Edificius
  • Revit
  • Archicad
  • AllPlan

A imagem mostra os principais softwares para projeto arquitetonico BIM

Concentramos nos recursos do Edifcius (que você pode baixar gratuitamente aqui), que oferece a oportunidade de obter excelentes resultados de forma rápida e fácil. De fato, em uma única solução, permite integrar:

  • Projeto arquitetônico 2D e 3D
  • Reformas de edifícios históricos
  • Filtros para esboços à mão
  • Biblioteca de objetos BIM
  • Inserção e edição de fotos
  • Edição de vídeo
  • Renderização em Tempo Real
  • VRi (Realidade Virtual imersiva)
  • BIM Voyager (compartilhamento on-line de modelos)
A imagem mostra a interface da vista Perspectiva dentro do Edificius, antes de lancar a renderizacao

Interface da vista “Perspectiva” no Edificius

Além disso, você pode aproveitar a interoperabilidade com outros softwares da ACCA, ou de outras empresas desenvolvidoras de softwares, graças à integração direita ou através do formato IFC.

Dessa forma, você aborda todos os aspectos do projeto, como:

  • cálculo estrutural;
  • projeto arquitetônico;
  • orçamento;
  • segurança;
  • análise do desempenho energético;
  • gráfica e modelagem 3D;
  • colaboração nos processos BIM com plataformas colaborativas BIM (CDE – Common Data Envoiroment).

Realidade Virtual (VR)

A realidade virtual é uma ferramenta que permite simular a realidade, oferecendo a oportunidade de navegar em primeira mão pelo projeto, visitando os ambientes antes mesmo da construção. É muito útil para a ampla gama de oportunidades que disponibiliza, aumentando a eficiência de todo o projeto nas várias áreas.

Você pode tirar proveito desta tecnologia:

  • na fase de concepção do projeto;
  • para revisar o trabalho realizado;
  • para apresentar sua ideia ao cliente.

Isso melhorará sua maneira de projetar e diminuirá drasticamente os erros, custos e tempo do projeto.

A imagem mostra a interface da Realidade Virtual no Edificius

Vista da Realidade Virtual no Edificius

A função VR integrada no Edificius oferece a oportunidade de explorar esses potenciais, permitindo:

  • “viver” o modelo em primeira mão;
  • submetê-lo a uma verificação cuidadosa, também em conjunto com o cliente;
  • transformar o projeto, atualizando ele em tempo real;
  • integrar o modelo BIM à tecnologia de Realidade Aumentada, ampliando as oportunidades na fase de manutenção de um produto.

Abaixo, estão os links para baixar:

Render e renderização

O termo render diz respeito a uma imagem resultante de uma operação de cálculo complexa (renderização). No setor de construção, a renderização é usada frequentemente no projeto arquitetônico, para:

  • ter uma visão geral do seu trabalho;
  • verificar certas inconsistências com suas escolhas;
  • apresentar o projeto ao cliente ou cliente.

Existem muitas ferramentas no mercado que oferecem a oportunidade de obter bons resultados. A limitação está no tempo de espera muito longo e na exploração excessiva dos recursos do próprio computador, o que faz com que o processo não seja conveniente e o usuário acabe sendo satisfeito com resultados insatisfatórios.

A imagem mostra uma renderizacao realizada com as funcoes de Inteligencia Artificial do Edificius

Render realizado com o recurso AIrBIM no Edificius

Com o Edificius, você opera em um ambiente dedicado à Renderização onde é possível definir fácil e rapidamente todos os parâmetros para obter excelentes resultados.

Graças ao novo motor Rendering Ray Tracing AMD Radeon™ ProRender (realizado em parceria com a AMD), você obtém renderizações fantásticas em poucos minutos. Este sistema explora o potencial da Inteligência Artificial para eliminar todos os defeitos de uma imagem parcialmente renderizada, a fim de reduzir significativamente o tempo de realização de uma imagem.

Também é possível usar texturas PBR (presentes nas Biblioteca do Edificius) para serem atribuídas a móveis e objetos que garantam uma melhor qualidade do resultado final.

As vantagens, portanto, são múltiplas:

  • simplicidade nas configurações;
  • velocidade de cálculo;
  • nenhuma perda na qualidade da renderização;
  • equilibrar o desempenho do seu computador, com otimização de recursos;
  • uso dos materiais mais avançados (PBR).

Abaixo, você pode baixar :

Software de simulação BIM para o cálculo estrutural

O software de simulação BIM também é muito útil no âmbito do cálculo estrutural, pois permite uma simulação real da resposta estrutural de um edifício sob certas condições de carga, como um sismo.

O cálculo correto de todos os parâmetros que podem afetar a estrutura garante um dimensionamento correto, por exemplo, das armaturas ou da quantidade certa de concreto a ser utilizado.

A imagem mostra o modelo estrutural de um edificio em aco realizado com o software de simulacao BIM EdiLus da ACCA software

Modelo estrutural de um edifício em aço realizado com EdiLus (ACCA software)

Existem inúmeros softwares para simulação BIM vinculados ao cálculo estrutural.

Entre estes, cito os principais:

  • EdiLus
  • Revit structure
  • Tekla

A imagem mostra os logotipos dos principais softwares de simulacao BIM para calculo estrutural

Você pode testar imediatamente o potencial do EdiLus baixe a versão de teste do software. 

Software de simulação BIM para composição de preços

Em qualquer tipo de projeto, é muito importante analisar os custos e, portanto, prever todas as despesas que afetam a construção da obra.

Nesse ponto, é essencial manter sob controle todos os itens dos processos a serem realizados, a fim de obter um resultado o mais próximo possível da realidade.

PriMus é o software de simulação BIM que pode ajudá-lo ao máximo para o orçamento e o controle das obras. ACCA coloca a sua disposição a sua experiência nesta área para garantir um excelente resultado em pouco tempo e com facilidade de uso.

A imagem mostra um exemplo de orcamento realizado com PriMus

Exemplo de orçamento realizado com PriMus

Software de simulação BIM para o cronograma

O gerenciamento de tempo (BIM 4D) de uma construção é um dos pontos fracos de todo o processo de produção do setor. Conhecemos a história das obras públicas que duraram indefinidamente. No controle dos tempos de execução, o BIM fornece dados que podem ser utilizados pelos aplicativos dedicados ao gerenciamento da ordem, permitindo otimizar o planejamento e o gerenciamento de projetos e a execução do canteiro de obras.

A imagem mostra a estrutura do GANTT no softwar de simulacao BIM Edificius

Estrutura do GANTT no Edificius

Na seção GANTT do Edificius, você pode gerenciar todos os aspectos do planejamento do projeto, gerenciamento e otimização do tempo nos vários processos de construção.

Aproveite este software para:

  • verificar quais atividades foram realizadas e seus respectivos tempos;
  • desenvolver cenários de análise para atividades específicas e tempos de execução;
  • obter uma visão geral constantemente atualizada do desenvolvimento dos processos, bem como do tempo relativo;
  • planejar e gerenciar o pedido com uma abordagem 4D;
  • criar a linha do tempo;
  • analisar visualmente os projetos nas várias sessões de trabalho;
  • realizar alterações.

Teste você mesmo o potencial dessa ferramenta:

 

edificius
edificius