Home » Notícias sobre BIM » 21 softwares BIM mais usados em 2022

Top BIM Software

21 softwares BIM mais usados em 2022

Os softwares BIM melhoram a colaboração, reduzem custos e agilizam projetos. Compare os melhores softwares BIM


O Building Information Modeling (BIM) é o processo de criação e gerenciamento das informações de um edifício, resultante no Building Information Model, ou seja, a descrição digital da obra construída.

Para gerenciar com sucesso um projeto de construção ao longo de seu ciclo de vida, é essencial que haja colaboração entre contratantes, engenheiros e arquitetos: os softwares e as plataformas colaborativas BIM podem ajudar nisso.

Outro aspecto importante na gestão de processos BIM é a interoperabilidade entre os diferentes softwares, possibilitada pelo uso do IFC, um formato de arquivo aberto para troca de dados. Para evitar problemas de importação/exportação de arquivos IFC entre softwares diferentes, a buildingSMART® — o organismo internacional que cuida do desenvolvimento de padrões do tipo openBIM — criou um sistema para certificar softwares com base na sua capacidade de se comunicar.

O openBIM permite:

  • trocar informações entre equipes de diferentes disciplinas (arquitetônicas, estruturais, mecânicas);
  • ter o pleno controle dos dados, sem ser obrigado a manter o mesmo produto para não perder o acesso aos dados ao longo do tempo;
  • criar fluxos de trabalho uniformes, consolidados e sempre replicáveis;
  • ter a maior liberdade na escolha da tecnologia que cada profissional deseja utilizar.

Para quem trabalha em projetos de grande porte ou colabora com outros profissionais, é indispensável utilizar um software BIM com certificação openBIM da buildingSMART.

Se está à procura de um software BIM e não sabe qual escolher, deixa que te ajudamos a encontrar o que melhor pode atendê-lo!

Tabela de comparação de software BIM: certificações, sistema operacional necessário, processador e RAM

Uma rápida olhada na tabela que segue poderá te ajudar a identificar quais são os softwares openBIM certificados pela buildingSMART e que requisitos mínimos seu PC deve cumprir para rodá-los.

Softwares Certificação

buildingSMART

Sistema operacional Processador (CPU) e RAM
Edificius SIM Microsoft® Windows® 7 SP1 64 bits
Microsoft®Windows® 8 64 bits
Microsoft® Windows® 8.1 64 bits
Microsoft® Windows® 10 64 bits
macOS 10.5+ (apenas com virtualizadores)
Multi-Core Intel® Xeon®; i-Series ou AMD® equivalente

8GB de RAM

Revit SIM Windows® 10+
macOS 10.13+ (somente com Parallels Desktop)
Intel®, Xeon® ou i-Series de núcleo único ou múltiplo ou equivalente AMD® com SSE2

8GB de RAM

Vectorworks SIM Windows® 10+
macOS 10.12
Intel® Core i5 ou AMD® Ryzen 5

8GB de RAM

SketchUp SIM Windows® 10+
Mac OS 10.14+
Mínimo 2,1 GHz, recomendados 2,8+ GHz

8GB de RAM

ArchiCAD SIM Windows® 10+
Mac OS 10.14+
64 bits

8GB de RAM

Blender SIM Windows® 10+
Mac OS 10.14+
64 bits

8GB de RAM

EdiLus SIM Microsoft® Windows® 7 SP1 64 bits
Microsoft® Windows® 8 64 bits
Microsoft® Windows® 8.1 64 bits
Microsoft® Windows® 10 64 bits
Intel Core2 Duo 2.4 Ghz ou superior

8GB de RAM

Tekla Structures SIM Windows® 10+
Windows 8.1 64 bits
CPU Intel® Core™ i5 2+ GHz

8GB de RAM

Civil 3D SIM Microsoft® Windows® 10 de 64 bits
Microsoft Windows 8.1 (64 bits)
2,5-2,9 GHz

8GB de RAM

Naviswork SIM Microsoft® Windows® 10 (64 bits) 3GHz

8GB de RAM

Allplan Architecture SIM Windows® 10+
Windows 8.1, 64 bits
Windows 7, 64 bits (não recomendado)
Intel® Core i7 / Core i5 / Core i9

8GB de RAM

Bexel Manager SIM Windows 7 SP1
Windows 8.1
Windows 10
Intel® i5 quad-core ou AMD®

8GB de RAM

PriMus IFC SIM Microsoft® Windows® 7
Microsoft® Windows® 8 (não Windows RT)
Microsoft® Windows® 8.1 (não Windows RT)
Microsoft® Windows® 10
Intel® Core2 Duo 2.4 Ghz ou superior

3 GB di RAM

Infraworks SIM Microsoft® Windows® 10 de 64 bits Enterprise o Pro+ Intel® Core ™ 2 dual-core ou processador AMD equivalente

8GB de RAM

usBIM.clash SIM Microsoft® Windows® 7 SP1 64 bits
Microsoft® Windows® 8 64 bits
Microsoft® Windows® 8.1 64 bits
Microsoft® Windows® 10 64 bits.Já não são necessários requisitos de sistema particulares para a versão online do usBIM.clash.
Intel Core2 Duo 2.4 Ghz ou superior

1 GB di RAM

MicroStation SIM Windows 8.1+ Processador Intel® ou AMD® 1.0 GHz +

8GB de RAM

usBIM.editor SIM Microsoft® Windows® 7 SP1 64 bits
Microsoft® Windows® 8 64 bits
Microsoft® Windows® 8.1 64 bits
Microsoft® Windows® 10 64 bitsJá não são necessários requisitos de sistema particulares para a versão online do usBIM.clash.
Intel® Xeon®, i-Series ou AMD® equivalente

8GB de RAM

Rhino 7 SIM Windows 8.1+
Mac OS 10.14+
Intel® Core i5 7400 Quad Core or AMD®

8GB de RAM

usBIM.checker SIM Microsoft® Windows® 7 SP1 64 bits
Microsoft® Windows® 8 64 bits
Microsoft® Windows® 8.1 64 bits
Microsoft® Windows® 10 64 bitsJá não são necessários requisitos de sistema particulares para a versão online do usBIM.clash.
Intel Core2 Duo 2.4 Ghz ou superior

512 MB de RAM

usBIM.platform SIM Por ser um serviço baseado no navegador, não existem requisitos mínimos.
Autodesk BIM 360 SIM Por ser um serviço baseado no navegador, não existem requisitos mínimos.

1 – Edificius

Edificius® é um software BIM da ACCA® software com certificação IFC da buildingSMART.

O objetivo desta casa desenvolvedora é enfrentar o desafio da digitalização de edifícios e infraestruturas e “transformar o BIM em openBIM”. A ACCA, de fato, possui o maior número no mundo de softwares certificados IFC pela buildingSMART international.

Edificius® é um software de arquitetura 3D BIM com capacidades 4D e 5D, ou seja, ele não se limita ao projeto de um edifício, mas sim pode monitorar todo seu ciclo de vida.

As funções de modelagem BIM do Edificius são extremamente intuitivas e completas: desenhos em planta ou no 3D, objetos BIM paramétricos e objetos da biblioteca online do software. Além disso, o programa possui funções que permitem integrar as diferentes disciplinas (arquitetura, HBIM, design de interiores, design de exteriores e paisagismo, instalações).

Edificius é o primeiro software com renderização integrada ao projeto 3D/BIM, para renderizar no menor tempo possível graças ao motor de renderização AMD Radeon® 2.0 Ray Tracing e à Inteligência Artificial. Outra função presente no Edificius® é a modelagem BIM a partir de nuvens de pontos obtidas com levantamentos fotogramétricos ou scanners a laser.

A ACCA disponibiliza uma versão de teste de 30 dias, sem limitações nos recursos. Alunos, docentes e instituições de ensino podem solicitar licenças estudantis do Edificius, completas e sem limitações.

Modelo arquitetônico realizado com software BIM

Modelo arquitetônico realizado com software BIM

2 – Revit

O Revit® é um programa CAD e BIM da Autodesk para sistemas operacionais Windows, que permite projetar com elementos de desenho ou de modelagem paramétrica. Ele inclui uma série de ferramentas para arquitetos, designers, especialistas MEP, contratantes, etc.

O Revit possui uma função para modelagem paramétrica de formas, estruturas e sistemas em 3D, e um ambiente de projeto único onde equipes multidisciplinares podem colaborar.

Ele oferece uma ampla gama de recursos de renderização e apresenta o mecanismo Autodesk Raytracer®, que usa modelos realistas de sombra/iluminação para representar materiais com precisão. Também consta de uma rica biblioteca de materiais pré-definidos, editáveis conforme necessidades do projeto.

O Revit proporciona uma versão de teste de 30 dias e uma versão estudantil para alunos, docentes e instituições de ensino.

3 – Vectorworks

Vectorworks® é um software destinado ao projeto BIM, desenho técnico CAD e modelagem 3D. Entre os softwares BIM, é muito apreciado pelos arquitetos que trabalham no MAC.

O Vectorworks não é uma solução completa, mas é particularmente adequada para a modelagem 3D, sendo que consta de várias ferramentas centradas no design que oferecem grande liberdade e flexibilidade. Se seu foco é um BIM que ajude a dar vida a projetos e conceitos, o Vectorworks Architect é uma escolha viável.

Ele disponibiliza funções para projeto paramétrico, geração de documentação 2D, renderização fotorrealista e otimização do fluxo de trabalho.

Vectorworks oferece um teste gratuito de 30 dias e uma versão estudantil gratuita para alunos e docentes.

4 – SketchUp

O SketchUp® não é um software desenvolvido propriamente para o projeto de edifícios; todavia, possui um grande número de plugins que agregam funcionalidade BIM.

Com o SketchUp, é possível modelar uma simples casa ou até um apartamento mais complexo. Os usuário têm acesso à sua biblioteca (3D Warehouse), que contém por volta de 2,2 milhões de modelos.

Outra vantagem do SketchUp são os recursos de renderização com uma grande quantidade de estilos gráficos que permitem visualizar e mostrar o modelo 3D de diferentes formas (esboço à mão, aquarela, desenho técnico, foto, etc.).

SketchUp possui uma versão básica gratuita e uma versão paga (SketchUp Pro®).

5 – ArchiCAD

ArchiCAD® é uma plataforma BIM projetada pela Graphisoft.

ArchiCAD modela em 3D e 2D e oferece funções de compartilhamento e visualização de informações do projeto, que visam simplificar o trabalho em equipe.

Graças à integração do Cinema 4D, é possível gerar renders fotorrealistas que podem ser pós-editados no Photoshop®.

É possível utilizar a versão gratuita do programa — com algumas limitações — ou adquirir a versão completa. Alunos, docentes e instituições de ensino têm direito a uma versão estudantil completa do Archicad.

6 – Blender

Blender® é um programa de código aberto, usado principalmente para modelar ambientes 3D, criar animações, renderizações e vídeos animados.

É uma solução um pouco mais ágil, pois não requer requisitos de sistema elevados, está disponível para todos os sistemas operacionais e pode ser usado em qualquer dispositivo mesmo sem instalação, pois bastará levá-lo consigo em um pendrive.

O Blender oferece ferramentas nativas para a criação de animações e vídeos animados de seus projetos, podendo adicionar sons, caminhos interativos e personagens animados.

7 – EdiLus

EdiLus® é o software BIM de cálculo estrutural para edifícios em concreto armado, alvenaria, aço e madeira, de edifícios novos e existentes.

EdiLus oferece funções intuitivas e integradas para a modelagem, análise e projeto das diferentes estruturas.

A função mais interessante é a modelagem com cálculo FEM integrado, que permite detectar problemas antes da própria execução da obra, e realizar os ajustes necessários.

A ACCA disponibiliza uma versão de teste de 30 dias, sem limitações nos recursos. Alunos, docentes e instituições de ensino podem solicitar uma versão estudantil do EdiLus.

Modelos estruturais realizados com software BIM

Modelos estruturais realizados com software BIM

8 – Tekla Structures

Tekla Structures® é um software de projeto estrutural produzido pela Trimble. É usado para carpintaria metálica, obras em concreto e concreto armado e suas armaduras.

O software consegue se comunicar com a maioria dos outros softwares FEM por meio de links diretos e bidirecionais.

Está disponível uma versão de teste de 30 dias, e também licenças estudantis.

9 – Civil 3D

Civil 3D® é o software de projeto de engenharia civil da Autodesk.

Os recursos de projeto, análise e simulação do Autodesk Civil 3D permitem fluxos de trabalho interligados para modelagem de superfície, projeto de canteiro de obras e projeto de sistemas de tratamento de água.

Está disponível uma versão de teste, gratuita por 30 dias, e licenças estudantis.

10 – Naviswork

O Navisworks® é outra solução BIM criada pela Autodesk®. Trata-se de um software para revisão e gerenciamento de projetos para profissionais e equipes AECO.

O Navisworks é útil nas fases iniciais do projeto, ou seja, na fase de pré-construção, pois oferece funções para detectar e resolver conflitos e interferências entre os modelos das diversas disciplinas (arquitetura, estrutura e sistemas) e melhora a coordenação de projetos BIM.

Está disponível uma versão de teste, gratuita por 30 dias, e licenças estudantis com prazo de 12 meses.

11 – Allplan Architecture

Allplan Architecture® é a solução para arquitetos e engenheiros que trabalham na construção e infraestrutura.

A Allplan Architecture oferece uma variedade de ferramentas para criação de modelos, visualização e produção de documentos. Em particular, a integração do Visual Scripting facilita a modelagem de escadas e telhados, até com formas complexas.

A integração direta com o MAXON Cinema 4D® torna possível a criação de renders profissionais.

Está disponível uma versão de teste, gratuita por 30 dias, e licenças estudantis para estudantes e docentes.

12 – Bexel Manager

O BEXEL Manager® é uma solução de software BIM para gerenciamento de projetos de construção com os mais relevantes recursos 3D/4D/5D/6D em uma única interface.

BEXEL oferece funções que auxiliam na execução e coordenação de atividades complexas de construção, gestão de custos e manutenção da estrutura após sua execução.

É possível solicitar um teste gratuito e uma versão estudantil para alunos e docentes.

13 – PriMus IFC

Primus® IFC é um software 5D BIM para obter automaticamente o orçamento de um projeto BIM.

PriMus® IFC permite visualizar facilmente os custos de cada elemento diretamente no modelo 3D e criar uma ligação dinâmica entre o orçamento e o desenho: sempre que o projeto sofrer alterações, o orçamento será atualizado automaticamente.

Está disponível uma versão de teste, gratuita por 30 dias, e licenças estudantis para estudantes e docentes.

14 – Infraworks

O Infraworks® é o software BIM para o projeto conceitual de infraestruturas civis, que permite modelar, analisar e visualizar os designs de projeto no contexto real do canteiro de obras.

O Infraworks permite agregar grandes quantidades de dados para gerar um modelo contextual detalhado e integrar seu projeto com dados GIS geoespaciais.

É possível criar renders para explorar visualmente as escolhas feitas em seu contexto.

Está disponível uma versão de teste, gratuita por 30 dias, e licenças estudantis.

15 – usBIM.clash

usBIM.clash® é o software BIM Clash Detection da ACCA® software que permite verificar interferências e gerenciar conflitos entre os modelos BIM IFC das várias disciplinas (arquitetura, estrutura e sistemas).

O grande diferencial do usBIM.clash é a possibilidade de lançar a detecção de interferências em modelos BIM criados por softwares diferentes. Sendo assim, cada projetista pode usar o software que preferir para realizar seu modelo.

Possui recursos para a detecção de interferências de nível grave ou leve (Hard Clash ou Soft Clash). As interferências levantadas podem ser facilmente visualizadas através de um relatório sintético com estrutura matricial.

Dependendo de suas necessidades, é possível escolher entre uma versão desktop ou uma versão online, integrada ao BIM management system usBIM, que pode abrir diretamente de seu navegador.

Tanto para a versão de desktop como para a online, está disponível uma versão de teste gratuita de 30 dias.

Detecção de interferências com um software BIM

Detecção de interferências com um software BIM

16 – MicroStation

O MicroStation® é um software BIM da Bentley, que permite a modelagem de projetos de vários portes. Ele oferece ampla interoperabilidade com outros softwares e plugins para melhorar seu desempenho.

O MicroStation é um modelador paramétrico, ou seja, poderá remodelar seu projeto simplesmente alterando os valores dos componentes. Ele inclui recursos para modelagem 3D que permitem modelar praticamente qualquer forma geométrica.

Está disponível uma versão de teste por 14 dias e licenças estudantis.

17 – usBIM.editor

usBIM.editor® é o primeiro software que permite trabalhar de forma avançada em um arquivo IFC de qualquer disciplina — arquitetura, estrutura, instalações, etc. — independentemente do software BIM nativo com o qual foi criado.

O diferencial de ter um software para a gestão de um arquivo IFC consta precisamente na manutenção do modelo a longo prazo. O modelo IFC fica independente do software BIM nativo original, portanto, não deve se preocupar com perdas de dados devido ao produto ser dismisso ou sofrer atualizações e não estar mais compatível.

usBIM.editor® possui funções para modificar e enriquecer o projeto com informações e dados e gerenciar o desenvolvimento e os custos do projeto (4D e 5D BIM) para visualizar e otimizar todo o processo.

Estão disponíveis funções avançadas de visualização arquitetônica, para produzir renders foto realistas e profissionais, e funções imersivas de Realidade Virtual para explorar o projeto em escala real.

Dependendo de suas necessidades, é possível escolher entre uma versão desktop ou uma versão online, integrada ao sistema de gestão usBIM, que pode abrir diretamente de seu navegador.

Tanto para a versão de desktop como para a online, é disponível uma versão de teste gratuita de 30 dias.

18 – usBIM.checker

usBIM.checker® é o software de BIM Validation da ACCA® software, criado para realizar o controle de qualidade do projeto BIM.

usBIM.checker simplifica exponencialmente a validação de dados de um modelo IFC. Permite lançar verificações de inconsistências de informações e interferências geométricas

Dependendo de suas necessidades, é possível escolher entre uma versão desktop ou uma versão online, integrada ao BIM coordination software usBIM, que pode abrir diretamente de seu navegador.

Tanto para a versão de desktop como para a online, está disponível uma versão de teste gratuita de 30 dias.

19 – Rhinoceros 7

Rhinoceros® é um software BIM particularmente conhecido pela realização de estruturas complexas.

Rhino 7® é sua atualização mais recente e inclui funcionalidades para criar formas orgânicas com ferramentas SubD (um novo tipo de geometria que pode ser modificada rapidamente com formas altamente precisas).

Oferece ferramentas básicas de renderização e plugins avançados, incluindo Flamingo nXt, Brazil, Neon, Penguin, V-Ray, Maxwell, Air e Thea.

Está disponível uma versão de teste por 90 dias e licenças com um desconto considerável para docentes e estudantes.

20 – usBIM.platform

usBIM.platform® é uma plataforma BIM colaborativa da ACCA® software para gerenciar todo o ciclo de vida da construção em um único ambiente de compartilhamento de dados.

A plataforma ACCA destaca-se por ser a primeira plataforma certificada IFC pela buildingSMART international® e propõe-se como plataforma de gestão de processos BIM em openBIM com soluções tecnológicas premiadas pela buildingSMART International nos últimos anos.

Oferece um Ambiente Comum de Dados (CDE – Common Data Environment) com aplicativos e serviços integrados para gerenciar processos BIM. usBIM.platform é uma infraestrutura em nuvem para criar e gerenciar modelos BIM que podem ser usados online e baseados no uso de formatos abertos. A plataforma possui um sistema de Building Intelligence equipado com funções para:

  • visualização e gestão de modelos de construção, até mesmo de grande tamanho;
  • coleta e análise de dados;
  • planejamento e a organização das atividades.

usBIM.platform está registrada no STAR da Cloud Security Alliance, como garantia dos altos padrões de segurança em nuvem oferecidos.

É possível reservar uma versão de teste gratuita.

Plataforma colaborativa BIM

Plataforma colaborativa BIM

21 – Autodesk BIM 360

O Autodesk BIM 360® é uma plataforma BIM colaborativa que integra todo o fluxo de trabalho do projeto, desde o projeto até a construção.

Oferece funções para compartilhar e visualizar os dados e modelos associados a projetos BIM, para gerenciar e aprovar desenhos, documentos e modelos, para coordenação de modelos e detecção de conflitos e para controle de segurança do local.

Está disponível uma versão de teste gratuita por 30 dias.