Home » BIM e Arquitetura » 8 problemas de construção e desafios a serem superados

8 problemas de construção e desafios a serem superados

Os problemas de construção são os elementos que podem afetar o seu sucesso. Descubra os 8 mais comuns e como resolvê-los

Os problemas de construção que podem ocorrer durante a construção de um projeto são numerosos e podem afetar sua integridade. Hoje, no entanto, os avanços tecnológicos trazidos para o setor de construção são muitos e permitem o gerenciamento ideal de todos os possíveis problemas que surgem durante as várias fases do projeto.

E você, quer entender como resolver os problemas mais comuns na construção?

Você só precisa se aprofundar em todos os aspectos do gerenciamento de construção neste artigo e, acima de tudo, fazer o download de um construction management software e dar os primeiros passos nesse mundo.

Quais são os problemas na construção? Aqui estão os 8 mais comuns

Há muitos problemas no setor de construção, mas aqui está uma lista dos oito mais comuns:

  1. atrasos: esses são, sem dúvida, o principal problema em qualquer projeto de construção e são influenciados por fatores que não podem ser controlados, como falta de material e mão de obra ou quebras repentinas, mas também por fatores relacionados a erros de programação e planejamento de trabalho.
  2. Excesso de custos: muitas vezes, o planejamento incorreto de custos faz com que o orçamento planejado inicial seja excedido. Isso leva a mudanças contínuas no projeto que resultam em atrasos e quase nenhum retorno sobre o investimento.
  3. Falta de planejamento e programação: essa ainda é a causa de constantes atrasos e aumentos de custos.
  4. Indisponibilidade de fluxo de caixa: uma empresa só será paga depois que o projeto de construção for concluído, o que implica que ela deve ter liquidez para fornecedores, vendedores, subcontratados, funcionários, etc., a fim de iniciar e concluir o trabalho com sucesso. Muitas vezes, o que falta é o gerenciamento adequado dos fundos.
  5. Dificuldade em acompanhar as atualizações regulamentares: os regulamentos e as normas estão em constante evolução e as empresas são afetadas, em vários níveis, por leis específicas, às quais devem garantir a conformidade, pois algumas violações regulamentares afetam não apenas economicamente, mas também criminalmente.
  6. Falta de comunicação: a comunicação desempenha um papel muito importante no setor de construção porque o trabalho é delegado e dividido entre várias pessoas. A comunicação deve ser clara, contínua e uniforme em toda a equipe, mas muitas vezes isso não acontece e os problemas são omitidos até que se tornem muito difíceis de resolver.
  7. Gestão de equipamentos: equipamentos de canteiro de obras requerem intervenções de manutenção regulares que exigem custos operacionais bastante elevados, por esse motivo, muitas vezes são contornados, causando altos riscos.
  8. Gestão de documentos: quantos contratos, pedidos de materiais, faturas ou recibos foram perdidos durante a construção de uma obra? Uma infinidade! Gerenciar e lidar com muitos documentos sem depender de um gerenciamento de documentos de engenharia torna o processo lento e sujeito a erros humanos.

 

A imagem ilustra um exemplo de um técnico analisa problemas de projeto no local

O técnico analisa problemas de projeto no local

Quais são os desafios da construção?

O setor de construção é um dos maiores e mais importantes e, como é normal, com o passar do tempo surgem novos desafios:

  1. adoção de novas tecnologias: em comparação com outros setores, a indústria da construção é muito lenta para adotar e aplicar novas tecnologias. Acelerar a introdução da metodologia BIM e de um bom software de Facility Management em seu fluxo de trabalho melhoraria a produtividade, o planejamento e a colaboração. Outras tecnologias importantes para adotar em seu trabalho são IoT, AR e VR e dispositivos como robôs ou drones que oferecem a possibilidade de monitorar os locais de trabalho e mantê-los seguros.
  2. Aquisição de novas habilidades: na indústria da construção, muitas pessoas ainda estão ancoradas ao método tradicional de construção e não têm interesse em adquirir novas habilidades específicas em relação às novas tecnologias de construção que melhorariam todo o processo de projeto.
  3. Crime informático: no setor da construção, os recursos de TI são frequentemente alojados nos canteiros de obras, o que os torna o que os torna mais suscetíveis a ataques cibernéticos como manipulação, fraudes e perdas de seguros. Assim, seria aconselhável criar bases sólidas de segurança informática para proteger todos os dispositivos informáticos presentes no canteiro de obras.

Como resolver problemas de construção?

A única maneira de melhorar o setor da construção é a inovação: o uso de novas tecnologias no setor da construção é a única resposta plausível para problemas recorrentes.

Scanner LiDAR, drones, VR, Inteligência Artificial… tudo impulsiona a transformação digital do setor AECO! Mas como otimizar o fluxo de trabalho e gerenciar todos os problemas que podem surgir durante a realização de uma construção?

Certamente a melhor escolha é contar com um software de construction management software, uma ferramenta única, compartilhada por todos, que permite controlar todos os aspectos de projeto e implementação e rastrear os problemas até a resolução completa!

 

usbim-resolver
usbim-resolver