Home » BIM e profissões » Andaimes: tipos e características

Andaimes: tipos e características

Os tipos de andaimes mais utilizados são 3: de tubos e acopladores, de quadros pré-fabricados, de montantes e travessas pré-fabricados. Descubra as características e diferenças.

Os andaimes são estruturas essenciais em canteiros de obras para a realização de construções, tendo uma vida útil limitada. Os tipos de andaime mais usados são:

  • andaimes de tubos e acopladores;
  • andaimes de quadros pré-fabricados;
  • andaimes de montantes e travessas pré-fabricados (ou multidirecionais).

A escolha entre uma tipologia de andaime e outra depende de vários fatores: as características do canteiro a ser montado, da obra a ser realizada, do espaço disponível, etc. Mas quais são as principais diferenças? Neste artigo, descobrimos todas as características para escolher a tipologia de andaime mais adequada.

Para evitar erros na escolha, recomendo utilizar um software de projeto de andaimes  com entrada 3D e um catálogo de objetos BIM úteis para desenhar os elementos do andaime em planta ou diretamente em vista 3D; além disso, é possível modelar até um andaime híbrido onde algumas plataformas são de quadro pré-fabricado e outras de tubos e acopladores, partindo de um andaime do tipo pré-fabricado.

modelagem de andaimes 2D e 3D

modelagem de andaimes 2D e 3D

O que são andaimes?

Os andaimes em canteiros de obras são estruturas provisórias, ou seja, estruturas temporárias montadas para a realização, manutenção e recuperação de construções. Sua presença é necessária nos chamados trabalhos em altura, ou seja, em trabalhos realizados em alturas superiores a 2 m em relação a um plano estável, para evitar a queda de trabalhadores e materiais do alto.

Tipos de andaimes

A escolha de um determinado tipo de andaime deve ser feita em função das características do canteiro onde será montado, da complexidade da obra a ser realizada, do espaço disponível, etc.

A escolha também deve considerar o tipo de carga, a tipologia dos elementos construtivos que o constituem e os requisitos de desempenho e geométricos contidos no manual de uso. Quantos tipos de andaimes existem atualmente? Existem diversos tipos de andaimes, divididos em fixos e móveis (ou elétricos).

Os tipos de andaimes fixos mais utilizados são:

  • de tubos e acopladores;
  • de quadros pré-fabricados;
  • de montantes e travessas pré-fabricados (multidirecionais).

Andaimes de tubos e acopladores

O andaime de tubos e acopladores consiste na ligação de dois tubos por meio de um acoplador que os fixa na posição desejada. Esta estrutura é bastante versátil, permitindo a conexão de tubos de diferentes comprimentos em qualquer posição, resultando em várias combinações de andaimes.

Essa característica torna o andaime de tubos e acopladores capaz de se adaptar a qualquer tipo de fachada ou estrutura, mesmo as de formas mais peculiares. É principalmente usado em trabalhos de restauração interna e externa, na construção civil, na indústria naval e na montagem de palcos.

As vantagens deste tipo de andaime são:

  • alta flexibilidade;
  • adaptação dimensional.

As desvantagens, por outro lado, são:

  • tempos longos de montagem;
  • exigência de mão de obra especializada;
  • custos gerais, pois, apesar do custo de aquisição do andaime ser baixo, a montagem é uma atividade bastante dispendiosa.
Andaime de tubos e acopladores -tipos de andaimes

Andaime de tubos e acopladores

Andaimes de quadros pré-fabricados

O andaime de quadros pré-fabricados consiste na conexão de quadros metálicos de altura e profundidade padrão (pré-fabricados), nos quais são fixadas tábuas e parapeitos. Este tipo de andaime é utilizado em reformas e construções em terrenos regulares e não acidentados. Comparado ao sistema anterior, o andaime de quadros pré-fabricados é menos versátil, o que implica a necessidade de integração adicional através de tábuas de madeira ou tubos acoplados.

As vantagens deste tipo de andaime são:

  • facilidade e rapidez de montagem;
  • custos reduzidos.

As desvantagens, por outro lado, estão relacionadas principalmente à menor flexibilidade, pois os módulos com medidas fixas não permitem infinitas combinações e contornar estruturas irregulares.

Andaime de quadros pré-fabricados -tipos de andaimes

Andaime de quadros pré-fabricados

Andaimes de montantes e travessas pré-fabricados (multidirecionais)

O andaime de montantes e travessas pré-fabricados, também conhecido como andaime multidirecional, combina as vantagens dos dois tipos anteriores de andaimes. Tem a flexibilidade do sistema de tubo e acoplador e a velocidade de montagem e desmontagem do sistema de quadros pré-fabricados. Este tipo de andaime é a escolha ideal quando a fachada não é plana, mas possui lacunas, reentrâncias, etc., que podem ser facilmente preenchidas com este tipo de andaime. A desvantagem está na necessidade de mão de obra especializada para a montagem.

As vantagens deste tipo de andaime são:

  • flexibilidade e adaptação dimensional;
  • simplicidade e rapidez de montagem.
Andaime de montantes e travessas pré-fabricados (ou multidirecionais) -tipos de andaimes

Andaime de montantes e travessas pré-fabricados (ou multidirecionais)

Andaimes elétricos

A esses tipos, podemos adicionar também os andaimes elétricos, que têm a característica de serem móveis ao longo da fachada. Os principais são:

  • pendurado em cabos, usado em todas as situações onde a montagem de baixo se torna complicada ou impossível;
  • auto-elevador, usado em prédios mais altos ou de dimensões importantes (como arranha-céus) e funciona com um sistema de cremalheira capaz de elevar a base como se fosse um elevador;
  • plataformas aéreas (guindastes automotores), usadas para intervenções específicas e urgentes sem tempo de montagem.

 

O andaime é um elemento de fundamental importância. A queda de altura ainda é uma das principais causas de acidentes de trabalho hoje em dia, podendo ser até fatal. Esses acidentes muitas vezes estão relacionados a erros no projeto do andaime. Para realizar corretamente o cálculo estrutural do andaime, recomendo experimentar um software de cálculo de andaimes que permita obter todos os documentos e verificações exigidos pelas normas de segurança de andaimes.

 

 

certus-scaffolding
certus-scaffolding