Home » BIM e GIS » O potencial da Geomática na construção: a abordagem integrada BIM-GIS na fase de construção

construção BIM GIS

O potencial da Geomática na construção: a abordagem integrada BIM-GIS na fase de construção

Estes são os benefícios da abordagem integrada BIM-GIS na fase de construção de um edifício ou infraestrutura


A abordagem integrada BIM-GIS está cada vez mais comum na indústria da construção, sendo aplicada em todas as fases do ciclo de vida de um bem construído: planeamento e design, construção, manutenção, demolição. São duas metodologias que convergem na sua filosofia, visando a associação de dados a objetos digitais; desta forma, não apenas otimiza a gestão de projetos, mas amplia a visão do contexto espacial, tornando os projetos mais eficazes e conectados ao território.

Uma abordagem integrada BIM-GIS, baseada na centralidade dos dados, gera uma visão mais aprofundada da obra e do contexto urbanístico e natural de referência, permitindo um processo decisório informado, um maior envolvimento das partes interessadas e processos mais rápidos e eficazes. Dessa forma, é possível otimizar cada fase do ciclo de vida de um edifício, com o BIM fornecendo informações detalhadas tridimensionais sobre os aspectos físicos de uma estrutura e o GIS gerenciando e analisando dados geográficos.

BIM GIS Integration

A interação entre essas duas tecnologias abre novas perspectivas para o planeamento e execução de projetos de construção, também graças aos GIS Digital Twin, réplicas digitais em que dados geoespaciais são perfeitamente combinados com informações do modelo BIM e imediatamente utilizáveis nas atividades de design, construção e manutenção de uma obra. A sincronização de dados geográficos e informações de design oferece uma visão completa e em tempo real das operações de construção. Uma abordagem sinérgica que permite uma gestão mais eficiente de projetos e recursos, possibilitando alcançar níveis de desempenho anteriormente inimagináveis no setor da construção.

Os benefícios da abordagem integrada BIM-GIS na fase de construção

A integração entre Building Information Modeling (BIM) e Geographic Information Systems (GIS) está provando ser fundamental, trazendo benefícios significativos na fase de construção de projetos de construção de qualquer complexidade. Assim como na fase de planeamento e design, durante a fase de construção, a abordagem integrada BIM-GIS oferece inúmeros benefícios práticos: por exemplo, permite um melhor planeamento e gestão do local de construção, otimizando os recursos e reduzindo o desperdício; através da análise do local com base em dados geoespaciais, é possível avaliar as condições do terreno, identificar potenciais riscos e planejar de forma mais eficiente as atividades de construção; a visualização 3D e a gestão de dados geoespaciais permitem um acompanhamento detalhado e em tempo real do progresso dos trabalhos, facilitando a comunicação e a resolução atempada de quaisquer problemas..

Visualização contextual

Como já vimos no artigo “Planejamento e design com abordagem integrada BIM-GIS“, a interação sinérgica dos dados geográficos fornecidos pelo GIS com as informações do modelo BIM oferece uma perspectiva mais ampla e contextual que permite aos stakeholders compreender completamente o contexto em que a estrutura será inserida. Através desta abordagem integrada, é possível avaliar o impacto ambiental do projeto em relação aos elementos circundantes, para tomar decisões mais conscientes durante a fase de design e construção. Além disso, a combinação de dados geográficos e informações BIM permite identificar restrições geoespaciais, cuja identificação antecipada permite mitigar potenciais problemas durante a construção.

Gestão de recursos

Outro aspecto fundamental na integração BIM-GIS é a gestão otimizada de recursos durante a fase de construção. A análise espacial fornecida pelo GIS pode ser utilizada para otimizar a alocação de recursos, como por exemplo para:

  • logística de materiais – avaliando as vias de acesso e as melhores estratégias logísticas através da análise espacial, é possível otimizar o transporte e o armazenamento dos materiais necessários para a construção, reduzindo o desperdício e os custos.
  • Planeamento de percursos – o uso de dados geográficos permite planear os percursos ótimos para maquinaria e veículos durante a fase de construção, reduzindo os tempos mortos e otimizando a eficiência operacional no local de construção.

Redução de riscos

Integrar dados detalhados do projeto com informações geográficas ajuda a mitigar os riscos associados à construção:

  • análise de impacto – a integração BIM-GIS permite simular os impactos da construção antecipadamente, reduzindo o risco de imprevistos ou impactos negativos no ambiente circundante.
  • Gestão de informações – a partilha e gestão centralizada de informações entre BIM e GIS reduzem erros de comunicação e interpretação, melhorando a consistência dos dados e reduzindo os custos associados a correções durante a construção.

Acompanhamento do progresso do local de construção

Durante a construção, é essencial acompanhar o progresso do local de construção para garantir que o projeto permaneça dentro dos prazos previstos. A integração BIM-GIS permite a criação de mapas interativos do local de construção em tempo real, mostrando a localização das diferentes equipas de trabalho, equipamentos e materiais. Isso permite um planeamento dinâmico e a resolução atempada de problemas que possam surgir.

Controlo de qualidade

O controlo de qualidade é crucial durante a construção. O uso de dados BIM e GIS permite comparar constantemente o que está a ser construído no terreno com os planos do projeto, identificando eventuais discrepâncias de forma atempada. Isso garante que o resultado final esteja em conformidade com as especificações e requisitos do projeto.

 

Redução de custos, atrasos e riscos associados à construção para uma realização de projetos de construção e infraestruturas de qualidade: descubra por si mesmo os benefícios da integração BIM-GIS durante a fase de construção com os Digital Twins geoespaciais.

 

 

usbim-geotwin
usbim-geotwin