Home » BIM e Arquitetura » Architectural Bubble Diagram: confira o que é

Architectural Bubble Diagram: confira o que é

O Architectural Bubble Diagram é um desenho à mão livre que auxilia o projetista no planejamento do espaço. Descubra por que é tão importante!

Seja você um profissional com décadas de experiência ou estiver apenas começando sua carreira como arquiteto, engenheiro ou designer de interiores, certamente deve ter notado que o planejamento do espaço desempenha um papel fundamental no processo de projeto de um edifício, independentemente dele ser residencial ou destinado a outras atividades.

Durante esta fase, de fato, o projetista realiza uma análise aprofundada das necessidades dos usuários e define os requisitos funcionais-espaciais que os ambientes presentes na estrutura projetada devem satisfazer em termos de tamanho, posição, acessibilidade, conexões recíprocas, e assim por diante.

Para garantir um planejamento espacial correto e eficiente, é aconselhável apresentar toda esta informação em forma gráfica num diagrama que leva o nome de Architectural Bubble Diagram (Diagrama de bolhas, em português). Vamos descobrir juntos o potencial deste sistema!

O que é um Architectural Bubble Diagram

O Architectural Bubble Diagram é um desenho esquemático à mão livre utilizado pelo projetista para apoiar o planejamento e organização do espaço, durante a fase preliminar do processo de projeto.

No diagrama de bolhas, os espaços que compõem o edifício (ou habitação individual) são representados por uma série de figuras circulares (ou ovais) de diferentes cores e tamanhos, cada uma das quais visa especificar a função, as características e o grau de maior ou menor importância de um certo espaço em relação aos demais.

Além de classificar as áreas funcionais do edifício, o Architectural Bubble Diagram descreve o tipo de relação existente entre os espaços, através de segmentos, setas e linhas de diferentes tipos que conectam as várias “bolhas” (por exemplo, o projetista pode usar linhas sólidas ou tracejadas para identificar respectivamente uma ligação forte ou fraca entre dois espaços).

A imagem mostra um exemplo de Architectural Bubble Diagram

Exemplo de Architectural Bubble Diagram

Architectural Bubble Diagram: por que é tão importante

Os diagramas de bolhas são essenciais porque representam o primeiro passo para a criação de uma planimetria e é neles que se baseiam as fases subsequentes do processo de projeto.

O objetivo principal dos Architectural Bubble Diagrams é representar a organização e interação dos espaços dentro de um edifício, por isso tais diagramas são usados principalmente para o projeto de aspectos funcionais, enquanto são pouco utilizados ao projetar aspectos estéticos.

As informações que os diagramas de bolhas incluem dizem respeito essencialmente a:

  • função e disposição dos espaços;
  • relações entre os espaços;
  • esquemas e modelos de circulação.

Você provavelmente está se perguntando por que deveria desenvolver preliminarmente um Architectural Bubble Diagram, em vez de elaborar diretamente a planimetria do seu edifício.

A resposta é muito simples: criar um diagrama de bolhas te ajuda a colocar suas ideias criativas no papel, sem se preocupar com o aspecto final do seu projeto.

De fato, na fase inicial do projeto, os projetistas não estão particularmente interessados nas dimensões exatas dos espaços, mas definem a forma e as proporções dos ambientes pensando no edifício como um todo.

O diagrama de bolhas, portanto, permite experimentar rapidamente diferentes distribuições espaciais, que posteriormente poderão ser alteradas e aperfeiçoadas, além de analisar e verificar cada elemento do projeto de forma simples e imediata, a fim de encontrar a solução ideal.

Como desenhar um diagrama de bolhas arquitetura

Geralmente, a construção de um Architectural Bubble Diagram parte de uma fase de programação espacial, que envolve os usuários finais e visa delinear os requisitos do edifício.

Durante esta primeira fase, é elaborado um “programa”, ou seja, uma lista que detalha os espaços a estarem presentes no edifício e descreve para cada um deles a função principal, as atividades que ocorrerão neles e as dimensões gerais. O diagrama de bolhas ajuda o projetista a ilustrar graficamente este programa para garantir um planejamento e uma organização eficientes dos espaços.

Confira os passos que você precisa seguir para criar seu Architectural Bubble Diagram:

  1. crie uma lista de todas as atividades que deverão ser realizadas no edifício a projetar, e identifique os espaços necessários para sua correta execução.
  2. Para cada um dos espaços previstos, defina um tamanho provável (espaço pequeno, médio ou grande).
  3. Avalie as possíveis interações entre os espaços e identifique quais deles devem necessariamente ficar próximos.
  4. Analise os requisitos que os espaços devem cumprir em termos de iluminação, transmissão de ruído, qualidade do ar interior, etc. (por exemplo, salas que requerem iluminação e ventilação direta devem ser colocadas na borda do diagrama e nunca no centro).
  5. Comece desenhando a bolha correspondente ao espaço principal do seu projeto, fazendo com que o tamanho reflita o esperado para o ambiente em questão.
  6. Continue adicionando as bolhas correspondentes aos espaços restantes, desenhando-as com o tamanho correto (pequeno, médio, grande, etc.) e na posição correta, considerando também as interações com os demais espaços.
  7. Complete o diagrama com linhas e setas que indicam os acessos e vias de circulação, e destacam as relações entre as diferentes áreas funcionais.

Depois de construir seu diagrama de bolhas e identificar o layout ideal para o seu edifício, você poderá desenvolver com mais confiança as próximas etapas do projeto.

Especificamente, caso seu projeto preveja a implementação de um fluxo de trabalho BIM, poderá contar com um software para design de interiores profissional, que em uma única solução integrada te ajuda a projetar interiores a partir de desenhos CAD ou modelos BIM, obter plantas 2D e vistas 3D e gerar renders foto realistas de forma extremamente simples.

 

edificius
edificius