Home » BIM e Arquitetura » BIM: por que é útil para o cliente?

BIM: por que é útil para o cliente?

O BIM facilita o trabalho do projetista e proporciona ao cliente uma economia considerável em recursos durante todo o ciclo de vida da obra: vamos descobrir por que é útil

Está se aproximando ao mundo do BIM? Então já deve saber que as vantagens para sua profissão são muitas.

Porém, talvez ainda não saiba que o uso do BIM também pode ser muito útil até para o seu cliente. Vamos descobrir o como e o porquê!

Quais benefícios o BIM traz para a equipe de projeto e o cliente?

O BIM é a tecnologia que está mudando a indústria da construção, agilizando o trabalho de profissionais e empreiteiros.

Para além dos profissionais da construção, é também o cliente quem pode beneficiar do uso do BIM tanto na fase de projeto como na de manutenção de um ativo. De fato, podendo dispor do modelo BIM do edifício, o cliente consegue visualizar o resultado final antes da efetiva realização da construção e ter uma ideia precisa dos espaços e da posição dos móveis, bem como dos custos e dos tempos necessários para sua realização.

Veja alguns dos principais benefícios do BIM para os clientes:

  • melhora o resultado final do projeto e facilita escolhas inovadoras e criativas;
  • melhora a gestão do ciclo de vida, porque o modelo preciso do edifício fica disponível durante toda a vida útil do edifício e facilita as obras de manutenção ou reforma ao longo do tempo;
  • melhora a comunicação das escolhas de projeto, graças a métodos avançados de representação (renders, apresentações de vídeo, realidade virtual), evitando mal-entendidos entre cliente e projetista;
  • otimiza os recursos e garante economia de tempo e custos de realização do projeto;
  • facilita o fluxo de trabalho e a coordenação entre profissionais e fornecedores, ajudando a cumprir os prazos de entrega da obra;
  • permite estimativas precisas das despesas, pois o orçamento estimativo é processado automaticamente a partir do modelo BIM;
  • contribui para o cumprimento do orçamento definido pelo cliente;
  • prevê o uso de novas tecnologias para economia de energia, avaliando detalhadamente todos os aspectos que intervêm no cálculo energético (características dos materiais existentes no mercado, luz solar, exposição, etc.).

Naturalmente, o esforço inicial para implementar o BIM na metodologia de trabalho exige um investimento significativo de recursos. Todavia, os benefícios superam amplamente os recursos investidos e tornam seu trabalho mais ágil e competitivo.

Confira nosso artigo de aprofundamento e descubra os benefícios do BIM para seu trabalho.

A imagem mostra os beneficios do BIM

Os benefícios do BIM

Como o Building Information Modeling oferece economia de tempo e dinheiro durante o ciclo de vida da construção?

Trabalhar com o BIM significa gerar um fluxo de trabalho ágil, que leva a uma grande economia de tempos e custos para o cliente.

O diferencial é, sem dúvida, a possibilidade de ter uma visão de conjunto de todas as escolhas já na fase de projeto: isso minimiza as mudanças nas fases sucessivas ou até no canteiro de obras. Por promover uma comunicação mais clara entre projetistas e clientes, o BIM evita mal-entendidos, favorece um processo de tomada de decisão informado e consciente, e reduz consideravelmente as mudanças durante as obras.

Além disso, ter um modelo BIM fiel ao projeto realizado (gêmeo digital) auxilia o cliente e os projetistas até nas sucessivas fases de gerenciamento e manutenção do ativo.

Aliás, o modelo BIM pode ser definido como um “contentor de informações”, sendo elas dados geométricos, instalações, estrutura, materiais, fichas técnicas dos produtos utilizados, etc. Esses dados são acessíveis e armazenados com segurança, havendo também a possibilidade de editá-los e enriquecê-los sempre que surgir a necessidade.

Damos um exemplo prático de um projeto de reforma de um edifício existente, para o qual já foi criado um modelo BIM.

Em primeiro lugar, não serão necessários levantamentos, minimizando assim o tempo gasto em visitas técnicas. Será suficiente abrir o modelo 3D do edifício em qualquer computador e visualizar as informações necessárias, até mediante um simples visualizador BIM online.

Caso se façam necessárias algumas alterações, digamos, nos sistemas prediais, será suficiente consultar o modelo MEP das instalações para conhecer a localização exata da tubulações, dutos, flexíveis, assim como dos elementos estruturais (vigas e pilares), para evitar qualquer interferência.

Modelo BIM MEP para o projeto de instalacoes

Projeto BIM MEP

Nos cenários tradicionais, o projetista teria tido que verificar todas essas informações no local de obras, montando um plano de visita técnica com pessoal e equipamentos específicos.

Uma vez terminada a obra, o modelo BIM será modificado para manter o gêmeo digital sempre atualizado.

Na prática, o BIM economiza tempo e dinheiro para o cliente durante todo o ciclo de vida do edifício porque:

  • melhora a comunicação;
  • detecta erros já na fase de projeto;
  • reduz as alterações no canteiro;
  • melhora a qualidade das escolhas e a durabilidade das obras ao longo do tempo;
  • cria o gêmeo digital do modelo existente.

Resumindo, podemos dizer que o BIM é útil para o cliente porque a otimização do fluxo de trabalho evita desperdícios e se traduz em economia de tempo e dinheiro.

 

usbim
usbim