Home » Aprofundamento arquitetura » Casas geminadas, o guia com projetos e exemplos

Casas geminas, projetos e exemplos

Casas geminadas, o guia com projetos e exemplos

Como projetar casas geminadas: o guia com exemplos DWG e modelos BIM 3D realizados com um software profissional para engenheiros e arquitetos

O guia de hoje tratará do projeto de casas geminadas, abordando aspectos técnicos e práticos com o uso de um software projeto arquitetônioco BIM 3D.

Falaremos sobre os tipos de casas geminadas e sua distribuição interna, fornecendo exemplos e projetos com renders e desenhos dwg, que poderá baixar gratuitamente e utilizar como guia em seu projeto.

Também recomendamos baixar a versão de teste do software de projeto arquitetônico BIM Edificius que utilizamos para criar o projeto e os renders que seguem.

Render casas geminadas — Realizado com Edificius

Render casas geminadas — Realizado com Edificius

Baixe o modelo BIM (arquivo.edf) inspirado no projeto de casas geminadas em Milão

Clique aqui para baixar Edificius, o software para projeto arequitetônico BIM

Premissa

Vamos dar início à nossa série sobre tipos de edifícios com esse primeiro artigo sobre casas geminadas.

Nos artigos anteriores, tratamos de casas em fita e habitações sociais; hoje, abordaremos as características principais de casa geminadas e analisaremos alguns dos projetos mais conhecidos.

Render casas geminadas — Realizado com Edificius

Render casas geminadas — Realizado com Edificius

Casas geminadas: definição

As casas geminadas são edifícios residenciais agrupados de forma linear (geralmente, retilínea), em torno de uma ligação vertical.

Esboço casas geminadas — Layout

Esboço casas geminadas — Layout

Trata-se de residências de vários andares e multifamiliares, constituídas por uma escada cujo vão é destinado a servir pelo menos dois apartamentos por andar. Estas residências também podem ser caracterizadas pelo conjunto linear de duas ou várias escadas.

Esboço casas geminadas — Paredes

Esboço casas geminadas — Paredes

A superfície de cada unidade habitacional (e, portanto, a respetiva distribuição) é variável. O edifício pode conter unidades habitacionais iguais ou diferentes. Normalmente, o vão da escada é colocado na parte central e serve duas unidades habitacionais por andar.

Caso haja três unidades por andar, a duas unidades deve ser garantida a vista dupla. Quanto à terceira, essa é geralmente de tamanho mínimo e colocada em correspondência com o vão da escada.

Casas geminadas — Elevação — Realizada com Edificius

Casas geminadas — Elevação — Realizada com Edificius

A possibilidade de ter vista em apenas as duas fachadas afeta a profundidade do edifício também. É obrigatório colocar os ambientes habitáveis nas faixas externas, uma vez que eles devem ser ventilados e iluminados de forma direta. Já a parte central pode ser usada como corredor.

O andar térreo pode ser total ou parcialmente em forma de pórtico, mas também é possível que acomode categorias de inquilinos especiais (idosos e pessoas com deficiências). Além disso, as residências no andar térreo podem possuir um jardim privado.

Enquanto altura e comprimento são, teoricamente, ilimitados, o comprimento depende do número das unidades mínimas agregadas.

Casas geminadas — Corte A–A— Realizada com Edificius

Casas geminadas — Corte A–A— Realizada com Edificius

A espessura do edifício é variável: em média, 10–11 metros (de um mínimo de 7–8 a um máximo de 12–13 metros). Geralmente, seu tamanho é constante ao longo do eixo transversal e pode crescer indefinidamente ao longo do eixo longitudinal.

A altura do edifício, seu volume e sua projeção no solo (gabarito) dependem dos padrões de planejamento urbano e das escolhas de projeto. Quando a altura do edifício for superior à medida de cada lado da planta, falamos em arranha-céu residencial.

Projetos casas geminadas — Planta — Realizada com Edificius

Projetos casas geminadas — Planta — Realizada com Edificius

Distribuição interna das unidades habitacionais

A distribuição da unidade deve, preferivelmente, ser baricêntrica em relação à profundidade do edifício, para:

  1. minimizar o espaço da ligação (entradas, corredores), para que todos os quartos sejam servidos pelo caminho mais curto;
  2. não ter quartos de passagem, pois isso criaria corredores virtuais dentro dos ambientes.

A distribuição central também pode ser realizada colocando de forma adequada as ligações verticais (escadas, elevadores), que permitem colocar a entrada às unidades habitacionais numa posição central e, portanto, em correspondência com os corredores internos.

Ligações entre as unidades habitacionais

A ligação entre vários módulos se dá ao exterior do andar térreo, mediante calçada (ligação aberta) ou pórtico (ligação coberta). O andar térreo têm frequentemente pórticos, com espaços destinados à comunidade (parques infantis, centros de reunião para idosos, etc.) ou residências para pessoas com deficiência ou idosos.

Casas geminadas: subtipos

A casa geminada tem vários subtipos:

  • em linha reta, quando os módulos se agregam no eixo retilíneo por combinação total;
  • em crescente (também conhecido como em leque ou em vírgula), quando a combinação é total mas de acordo com uma linha curva;
  • em cadeia, quando os módulos tipológicos se agregam sempre de acordo com um eixo retilíneo mas com combinações parciais, resultando assim numa tendência oblíqua;
  • em ângulo, quando entre os módulos tipológicos há soluções de conexão em forma de «Y», «L», «T»;
  • em pátio, quando os módulos tipológicos se agregam criando um pátio interno.

Exemplo de projeto de casas geminadas: o edifício Trame d’Ombra do Estúdio a3e

Render casas geminadas — Projetos e exemplos — Projeto Trame Ombra Milano — Software BIM Edificius

Render inspirado no projeto Trame d’Ombra — Realizado com Edificius

Relatório arquitetônico descritivo

A área fica perto do centro histórico de Itri (Itália), sendo rodeada por edifícios residenciais geminados e edifícios de três/quatro andares acima do solo.

A intervenção tratou da reinterpretação das casas geminadas clássicas, com quatro apartamentos por andar, um edifício reduzido a 7,5 m, capaz de acomodar em cada andar uma varanda por unidade habitacional.

Os sistemas de fachada diferem de acordo com a exposição e a contribuição necessária para o condicionamento de ar interno:

  • a sudeste, um sistema de proteção envolve a varanda e é caracterizado pelo uso de quebra-sol de bambu capaz de filtrar a luz na área de estar, o que dá liberdade e leveza à fachada;
  • a noroeste, pelo contrário, o sistema caracteriza-se por uma área fechada que contrabalança a exposição mais desfavorável. As aberturas de altura completa existentes nesta área, moduladas por ritmo e largura, realçam a grande espessura da parede que constitui o próprio sistema.

No térreo há unidades habitacionais semelhantes às dos andares superiores, mas enriquecidas com amplos jardins em todas as fachadas e acessíveis aos deficientes.

O plano de cobertura é um solário coletivo, com piso flutuante de madeira e pequenas crateras verdes para relaxamento e tempo livre, a partir do qual é possível apreciar a vista panorâmica do castelo.

Casas geminadas — Projeto Trame d'Ombra — Corte D–D — Realizado com Edificius

Projetos e exemplos casas geminadas — Trame d’Ombra — Corte D–D — Realizado com Edificius

O solário é protegido por uma cobertura de metal em saliência. No extradorso, ainda, são montados os painéis solares.
As duas fachadas diferentes definem um volume que parece suspenso, distinto do térreo, compacto e cheio de valores de sombra, com cobertura coletiva, etérea e desmaterializada.

Escolhas de tipo e distribuição

O edifício é constituído por:

  • seis unidades habitacionais de 64 m² úteis;
  • quatro unidades de 74 m²;
  • cinco unidades de 45 m².

As unidades habitacionais possuem um esquema de distribuição semelhante em cada um dos três andares: um tipo de 74 m², dois de 64 m² e um outro de 45 m², servidos por duas escadas com elevador que dão acesso direto às varandas. Apenas no térreo há uma variação de distribuição, com 3 apartamentos e dois corredores.

Cada unidade habitacional tem comprimento de 7,5 m, com a área de estar de cerca 25 m² para todos os tipos e a área de dormir que se contrai ou expande de acordo com o tamanho da unidade.

Quanto à área de estar, essa desenvolve-se de um lado do edifício para o outro e continua em direção da varanda. A cozinha, com vista para a varanda, atua como conexão entre área de estar e área de dormir e está alinhada com o bloco dos banheiros e a coluna dos átrios.

Os quartos, pelo contrário, são orientadas para Nordeste-Sudoeste, tendo uma razão de superfície iluminante mediamente igual a 0,4 e um retorno de ar vantajoso, devido à esbeltez do edifício.

Render casas geminadas — Projetos e exemplos — Projeto Trame Ombra Milano — Software BIM Edificius

Casas geminadas: render inspirado no projeto Trame d’Ombra – Realizado com Edificius

Baixe o modelo BIM (arquivo.edf) inspirado no projeto de casas geminadas em Milão

Clique aqui para baixar Edificius, o software para projeto arequitetônico BIM

 

edificius
edificius