Caso prático de rastreamento de problemas BIM

Entenda como melhorar e coordenar na prática o rastreamento de problemas de coordenação em um processo BIM

No processo BIM de construção, manutenção ou operação de um ativo, a coordenação entre as muitas figuras envolvidas (projetistas, empreiteiros, gerente de construção, clientes, BIM Manager) é crucial. Igualmente importante é poder acompanhar quaisquer problemas, interferências e inconsistências que possam ocorrer em todas as etapas do processo.

Existem sistemas avançados, tais como plataformas on-line (plataforma de rastreamento de problemas BIM) especificamente projetadas para simplificar o trabalho em equipe e para resolver problemas de comunicação e coordenação entre os vários profissionais do setor de construção.

Vamos ver em detalhes como melhorar o rastreamento de problemas BIM e como gerenciá-lo de forma prática para aumentar a qualidade do seu trabalho.

A imagem ilustra um rastreamento de problemas BIM-Painel Kanban

Rastreamento de problemas BIM — Grade Kanban

Rastreamento de problemas BIM: como melhorar sua coordenação BIM

Para garantir que todas as atividades relacionadas aos seus projetos de construção sejam executadas sem problemas, você precisa usar um sistema que o apoie no rastreamento de problemas. Esses problemas geralmente podem se manifestar no processo BIM de projetar, construir, manter ou gerenciar um edifício.

Para melhorar o rastreamento de problemas BIM é essencial usar uma plataforma de rastreamento de problemas BIM para:

  • monitorar o andamento do processo de construção em tempo real;
  • identificar atividades que estão atrasadas, possíveis ineficiências e lentidão no trabalho em equipe;
  • avaliar quaisquer alterações e tomar decisões que melhorem o fluxo de trabalho e evitem atrasos no projeto.

Existem muitos casos em que uma plataforma de rastreamento de problemas BIM pode melhorar o seu trabalho e evitar que erros e imprevistos comprometam o resultado e a qualidade do seu projeto.

Vamos dar um exemplo prático referente às atividades do canteiro de obras e, especificamente, vamos ver como o gerente da obra o utiliza o usBIM.resolver para gerir o trabalho de escavação.

Um caso prático

usBIM.resolver é a plataforma de rastreamento de problemas BIM usada para planejar, programar e monitorar projetos de construção diretamente na nuvem. Graças a funções específicas, auxilia os gerentes na atribuição de tarefas, no monitoramento do andamento e no cumprimento do orçamento para melhorar a eficiência do projeto.

Imaginemos que o encarregado da obra, ao fazer uma vistoria no local, perceba a falta de cerca de proteção na escavação. Para não atrasar o trabalho, mas para garantir que todas as atividades sejam realizadas com segurança, ele tem a tarefa de criar imediatamente um alerta envolvendo todas as partes interessadas.

Em primeiro lugar, ele pode simplesmente tirar uma imagem panorâmica com seu smartphone para ter uma visão mais completa do contexto em que a escavação está localizada e destacar a área onde a cerca deve ser inserida, desenhando diretamente na foto com as funções do usBIM.resolver.

Posteriormente, ele cria um tópico e, nele, adicionar as várias tarefas para relatar a situação de perigo ao gerente do local e a toda a equipe envolvida naquela operação específica. Recordamos que a tarefa representa a única atividade que uma pessoa deve realizar, enquanto o tópico é a coleção de diferentes tarefas que lidam com o mesmo tema geral.

Assim, o diretor de obras cria as tarefas, estabelece prazos e métodos e as atribui às pessoas responsáveis por executá-las.

Para explicar o problema e discutir o que fazer, é possível usar o chat do tópico e o da tarefa integrados em usBIM.resolver, lembrando que as mensagens enviadas no chat de uma tarefa não ficarão visíveis para quem não tiver permissão para visualizá-la.

A imagem ilustra uma issue-management- Rastreamento de problemas BIM

Rastreamento de problemas em BIM

O chat permite anexar documentos em vários formatos úteis à correta execução da tarefa: por exemplo, o coordenador da segurança pode escolher anexar uma série de documentos que permitem informações úteis para a escolha da vedação mais adequada ao caso, com fichas técnicas.

É possível visualizar o andamento das tarefas a partir de qualquer dispositivos, uma vez que o usBIM.resolver precisa apenas de uma conexão à Internet, não ficando vinculado a nenhuma máquina física.

Tendo escolhido o tipo de vedação que satisfaça as diferentes necessidades, tanto econômicas como de segurança laboral, a tarefa pode ser considerada concluída e podemos proceder à instalação das vedações. Por fim, após a conclusão de todas as tarefas, o tópico também pode ser fechado.

Desta forma, todas as atividades são rastreadas, corretamente atribuídas a quem as deve realizar e também são definidos com precisão os papéis, responsabilidades e prazos identificados para cada atividade individual.

Este processo pode ser alargado a qualquer tipo de atividade (projeto, obra e gestão/manutenção de um ativo existente) e o usBIM.resolver é sem dúvida uma extraordinária ferramenta de apoio a todos os profissionais do setor:

  • arquitetos e engenheiros, para questões de coordenação e colaboração em equipes de design;
  • gerente de construção, por problemas no canteiro de obras;
  • equipe de construção, para a coordenação das atividades presenciais;
  • Facility Manager, para questões de gestão e manutenção;
  • BIM Manager e BIM Coordinator, para questões de projeto BIM.

O que é rastreamento de problemas BIM?

Rastreamento de problemas BIM significa o rastreamento de problemas e atividades comuns de um processo BIM.

Com usBIM.resolver para acompanhar o andamento das atividades você usa um sistema de grade simples (a clássica grade de Kanban) para atribuir, rastrear, gerenciar e controlar todas as atividades do projeto diretamente na nuvem.

Rastreamento da atividade realizada pelos participantes na atividade

Um projeto de construção pode ser muito complexo e envolver vários profissionais e equipes de trabalho, cada um com sua área de atuação. Acompanhar tudo o que acontece pode ser muito complicado.

Com usBIM.resolver cada profissional que trabalha no projeto tem uma visão clara dos problemas a serem enfrentados, os prazos e os responsáveis de cada atividade.

Cada um pode acompanhar o andamento da resolução do problema para alinhar melhor seu trabalho e evitar atrasos.

Todos podem ter controle total do projeto e garantir que ele funcione sem problemas, evitando erros dispendiosos.

Este método envolve a criação de fluxos de trabalho com base na identificação de tópicos e atribuição de tarefas, atualizando o andamento da atividade.

Você também personaliza seus cartões com cores, etiquetas, prioridades, datas de vencimento que permitem ter uma visão geral de todas as atividades planejadas com seus responsáveis.

A imagem ilustra o gerenciamento de constucao -chat usBIM.resolver

Chat no usBIM.resolver

Use os filtros “rascunho”, “a fazer”, “em andamento”, “concluído” e “fechado” e defina seu fluxo de trabalho

Quando as tarefas são atribuídas a cada profissional envolvido no processo, automaticamente é definido um fluxo de trabalho em que todos estão perfeitamente cientes de suas responsabilidades.

Isso é muito fácil graças ao gerenciamento de status de atividade que permite escolher entre “rascunho”, “a fazer”, “em andamento”, “concluído” e “fechado”.

Todo usuário pode aproveitar uma grade de Kanban com várias colunas, cada uma representando uma fase diferente do fluxo de trabalho. As tarefas registram a atualização e, assim, o andamento do projeto, graças a um simples arrastar e soltar das próprias tarefas de uma fase para a próxima até a conclusão.

Verifique o progresso da resolução de problemas

usBIM.resolver oferece ferramentas poderosas para tornar a coordenação e colaboração entre equipes mais fácil e intuitiva e para otimizar todo o processo de rastreamento de problemas.

Verificar o andamento da resolução do problema é realmente simples.

De fato, graças à integração com usBIM, você pode visualizar modelos ou projetos BIM em diferentes formatos (IFC, BCF, RVT, SKP, EDF, DWG, PDF, etc.) diretamente do visualizador online, identificar problemas e criar imediatamente tarefas para solução de problemas, adições e variantes.

Uma vez identificado o problema crítico a ser resolvido e criada a tarefa, os membros da equipe precisam apenas de um clique para serem direcionados diretamente ao local do problema.

Você pode anexar documentos, comentários, fotos etc. ao problema identificado para que todos os utilizadores envolvidos na sua resolução possam aceder facilmente não só ao modelo mas também à informação associada ao mesmo. Tudo isso sempre de qualquer dispositivo conectado à internet e de qualquer lugar.

Desta forma, o usBIM.resolver torna-se um verdadeiro centro onde todas as partes interessadas envolvidas podem facilmente colaborar e rastrear os problemas críticos do projeto até que sejam encerrados.

Finalmente, sugerimos que você use uma plataforma de rastreamento de problemas BIM para saber mais sobre o rastreamento de problemas BIM.

 

usbim-resolver
usbim-resolver