Como criar um canteiro de obras BIM mais seguro

A importância do uso do BIM no canteiro de obras para aumentar a segurança dos trabalhadores: o case do hospital Stella Maris em Pisa


O BIM é uma metodologia de trabalho que permite gerenciar todas as informações relacionadas a um projeto de construção de forma integrada e digital. Um canteiro de obras BIM é uma abordagem inovadora que integra o BIM com a digitalização do canteiro.

Neste artigo, veremos como usar a metodologia BIM suportada por softwares BIM (especificamente um software BIM de gerenciamento de canteiros de obras) para otimizar os processos de produção e aumentar os níveis de segurança do trabalhador através da construção de um protótipo virtual do site que simula suas condições, organização espacial e sua progressão dinâmica ao longo do tempo.

A imagem mostra o render do modelo 3D de um canteiro de obras. No primeiro plano do observador, é possível ver uma árvore e uma pérgola. Ao longe, pode-se ver o gabarito de um edifício e uma grua..

Estruturar um canteiro de obras BIM

Organizar o canteiro de obras BIM significa planejar todas as atividades de construção de uma obra em termos de espaço-tempo e associá-las ao modelo geométrico 3D do projeto.

O resultado é um modelo de informação completo que coloca informações sobre todo o ciclo de vida do produto no sistema: do projeto à realização, da manutenção ao descarte.

A organização inadequada do canteiro de obras pode afetar negativamente a produtividade e causar atrasos na entrega das obras, aumentando também os custos estimados durante a fase de projeto.

Para gerenciar melhor o local, é possível usar modelos BIM que simplificam o planejamento e a logística, levando ao gerenciamento ideal do projeto e sua implementação.

BIM e organização do canteiro

Como o BIM permite organizar o canteiro de obras

O BIM oferece ferramentas avançadas para a organização do canteiro de obras, permitindo coordenar as atividades de projeto, construção e gestão de forma eficiente e integrada. Alguns dos principais benefícios do BIM para a organização do canteiro de obras são:

  1. Planejamento de tarefas com base em modelos 3D e informações do projeto
  2. Coordenação de recursos humanos, equipamentos e materiais
  3. Monitoramento e controle das atividades em tempo real
  4. Gestão de mudanças e variações no projeto
  5. Colaboração entre os diferentes atores envolvidos no projeto através do uso de plataformas em nuvem e aplicativos integrados para melhorar a comunicação e a troca de informações, organizando reuniões online e chats em grupo.

Para gerenciar a coordenação de atividades, o monitoramento dos tempos, tarefas e responsabilidades de cada ator envolvido no processo de construção, é necessário o suporte de um software BIM de gerenciamento de canteiros de obras. Desta forma, você pode gerenciar de forma fácil e eficaz quaisquer problemas, eventos imprevistos ou variantes do projeto, acompanhando seu progresso até a resolução.

Quais são as vantagens do gerenciamento de sites com BIM?

O gerenciamento de pátio BIM oferece inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais, como:

  1. maior eficiência no planejamento e execução dos trabalhos;
  2. redução de desperdícios e custos;
  3. melhoria da qualidade da construção;
  4. maior segurança;
  5. maior agilidade na comunicação e na colaboração entre os vários atores envolvidos no projeto.

O BIM pode ser usado para modelagem dos canteiros?

Entre as diferentes vantagens e usos do BIM podemos também encontrar a gestão da fase de implementação do projeto. O BIM, de fato, pode ser usado para modelar o canteiro de obras em 3D e 4D usando software BIM específico e gerar modelos virtuais reais úteis para o estudo da segurança, a simulação de atividades e o treinamento dos trabalhadores.

O modelo do local é automaticamente integrado aos planos de segurança e permite que você:

  • entender a evolução do site como resultado dos vários processos previstos;
  • verificar as sobreposições de espaço-tempo da usinagem;
  • destacar os riscos gerados pela situação logística e espacial contingente;
  • gerenciar as diferentes fases executivas com representação 4D dos modelos e interferência espacial das atividades;
  • produzir gráficos executivos (plantas, cortes, elevações, relatórios) sempre atualizados e conectados ao modelo (a cada modificação do modelo os documentos são atualizados automaticamente);
  • criar renderizações em tempo real do site e modelos para navegar on-line e em realidade virtual imersiva para fazer visitas virtuais ao site;
  • compartilhar o modelo de site em nuvem no formato IFC;
  • simular cenários de risco úteis para a formação e capacitação dos trabalhadores.

Todas essas atividades podem ser gerenciadas com um único software BIM de gerenciamento de canteiros de obras com o qual projetar com segurança, evitando riscos e integrando dinamicamente o modelo BIM em planos de segurança.

BIM e layout do site

Como criar layouts de site através de modelos 3D BIM

Graças aos modelos 3D BIM, é possível criar layouts precisos e detalhados do site, que permitem otimizar a organização do site e evitar possíveis conflitos entre as várias atividades. O processo de criação do layout do site por meio de modelos 3D BIM envolve as seguintes etapas:

  1. criação do modelo 3D BIM de todo o projeto com um programa para projeto de construção;
  2. definição de áreas de trabalho e áreas de armazenamento;
  3. posicionamento dos equipamentos e meios de transporte;
  4. planejamento das vias de circulação no interior do canteiro de obras;
  5. verificação e validação do layout do site.

BIM e segurança no canteiro

Como melhorar a segurança no canteiro através do BIM

O BIM pode contribuir significativamente para a segurança no local, graças à sua capacidade de fornecer informações detalhadas e atualizadas sobre o projeto e as condições do local.

Entre as principais estratégias para melhorar a segurança no local através do BIM, podemos citar:

  1. identificação e prevenção de riscos graças à análise de modelos 3D;
  2. planejamento de medidas de segurança no layout do local;
  3. formação de pessoal através de simulações e realidade virtual;
  4. monitoramento e controle das condições de segurança em tempo real.

Como usar o BIM para treinamento no canteiro

Quando o canteiro de obras é virtualizado, a Realidade Virtual se torna a melhor ferramenta para desenvolver a formação dos trabalhadores e prepará-los para o conhecimento e gestão do canteiro de obras e das atividades que irão realizar.

Uma abordagem de “aprender fazendo” que permite que os trabalhadores conheçam os riscos e saibam como gerenciá-los, além de ter realizado virtualmente a atividade que realmente realizarão, otimizando também o tempo de construção.

O BIM também pode ser usado para treinamento de pessoal em segurança, através do uso de modelos 3D, simulações e realidade virtual. Isso possibilita:

  1. explicar os procedimentos de segurança de forma clara e compreensível;
  2. simular situações de emergência e risco;
  3. treinar o pessoal sobre os métodos corretos de intervenção e comportamento no local;
  4. verificar a eficácia das medidas de segurança adotadas.

Na parte inferior direita da imagem, vemos uma pessoa com óculos de VR e controles manuais. A pessoa está interagindo com o modelo 3D BIM de um canteiro de obras, que vemos na parte superior esquerda da imagem. Na realidade virtual, vemos que a pessoa está selecionando um elemento do modelo.

BIM e gerenciamento de tempo no canteiro

Como acompanhar o 4D BIM e todas as fases de execução através do BIM

O BIM 4D é o processo que cria conexões inteligentes entre o modelo digital 3D (que define a geometria da obra) e as informações relacionadas ao tempo de execução das diversas atividades necessárias à realização da obra. Desta forma, uma simulação real das fases de construção da obra, ou seus elementos, é obtida em função do tempo, bem como do espaço.

Esses modelos oferecem visões realistas do projeto completo e de todo o processo de sequenciamento das obras. Além disso, o modelo geométrico está associado a todas as informações úteis para a realização do trabalho (diagramas de instalação, folhas técnicas, manuais de montagem, etc.).

Em caso de variações em andamento, o modelo BIM é modificado e todas as visualizações e documentos são atualizados automaticamente em tempo real. Também é possível analisar as consequências na sequência de atividades, no prazo final de entrega da obra, na despesa, etc. induzidas pelas alterações realizadas.

O modelo virtual facilita a colaboração entre as principais partes interessadas que podem entender claramente as fases, sequências, logística e seus impactos no local. Quaisquer problemas potenciais podem ser identificados antecipadamente e corrigidos antes do início da construção real.

Graças ao ambiente 4D-Gantt, é possível:

  1. criar uma sequência temporal detalhada das atividades de construção;
  2. simular a evolução do canteiro de obras, fornecendo interferências e sobreposições;
  3. antecipar e prevenir atrasos e conflitos entre as atividades;
  4. acompanhar o andamento dos trabalhos em tempo real;
  5. avaliar o impacto das mudanças no projeto nos tempos de execução.

A imagem mostra a interface do software CerTus HSBIM para o projeto do canteiro de obras. Na parte inferior, você pode ver um cronoprograma (gráfico de Gantt) útil para monitorar o progresso do trabalho.

Exemplo de um canteiro de obras BIM: Novo Hospital Stella Maris de Neuropsiquiatria Infantil e Adolescente em Pisa (Itália)

O design integrado apoiado por uma metodologia e ferramentas baseadas em BIM representa um desafio extremamente importante para o local e o designer de segurança que visa otimizar os processos de produção e um aumento constante nos níveis de segurança do trabalhador.

Tudo isso graças à possibilidade de construir, durante a fase de projeto, um protótipo virtual do local que simule suas condições, a organização espacial, bem como sua progressão dinâmica ao longo do tempo, proporcionando aos gerentes de projeto e construção, bem como aos Coordenadores de Segurança, a possibilidade de enviar e resolver problemas com antecedência, estimar os tempos de construção, avaliar e reduzir os riscos para os trabalhadores, preparar conteúdos e dados necessários para o monitoramento subsequente do local.

 

certus-hsbim
certus-hsbim