Como obter o orçamento de forma automática a partir de um desenho CAD
É possível obter o orçamento de forma automática a partir de um desenho arquitetônico CAD em 2D? Vejamos como fazê-lo em poucos cliques
O desenho arquitetônico e a geração de um orçamento são duas fases essenciais para o projeto de uma construção.
Para os desenhadores é com certeza útil ter uma ferramenta software que permita desenhar em CAD e, ao mesmo tempo, obter de forma automática o orçamento. Isso daria a possibilidade de gerar um orçamento sempre preciso, bem como evitar eventuais desalinhamentos entre desenho e orçamento.
Há software que permitem, de forma simples e intuitiva, ligar cada entidade gráfica (linhas, polilinhas, etc.) a todas as propriedades úteis à geração do orçamento, tais como serviços, materiais, preços, etc.
A ligação entre as propriedades do orçamento e as entidades gráficas cria uma combinação que pode ser definida "dinâmica".
Obter um orçamento de forma automática a partir de um desenho CAD
Com o Software para levantamento de quantitativos em CAD é possível obter o orçamento de acordo com duas modalidades:
- realizando um desenho em CAD e ligando as propriedades do orçamento às entidades gráficas (usando PriMus TO para ambas as operações);
- importando um desenho em formato DWG ou DXF (criado com qualquer software de desenho CAD) no PriMus TO e ligando às entidades gráficas as propriedades necessárias à geração do orçamento.
Em ambos os casos, os desenhos podem ser facilmente reajustados e alterados em PriMus TO de acordo com as próprias necessidades.
O PriMus TO é, na verdade, um software de desenho CAD 2D com comandos e interface análogos aos software CAD mais comuns. Isso permite alterar um desenho, bem como gerá-lo completamente do zero.
Em PriMus TO é sempre possível adicionar informações ao desenho ligando serviços, materiais, preços e fórmulas às entidades gráficas.
Criada a correspondência entre orçamento e projeto gráfico, todas as quantidades são dinamicamente atualizadas ao variar do desenho (o orçamento é atualizado em tempo real durante a fase de desenho).
O processo de geração do orçamento pode ser acelerado graças à específicas funções no programa, tais como a possibilidade de pegar, com um simples arrasta e solta, nos serviços a partir da lista de preços de referência e associá-los às entidades do desenho.
Além disso, mediante um simples clique, é possível ver rapidamente o orçamento de cada entidade selecionada e, consequentemente, identificar as entidades ainda a ser orçadas.
Conclusão
A partir do vídeo tutorial aqui em baixo, é possível seguir todas as etapas para aplicar imediatamente as operações descritas.
Acessa a seção de suporte (Forum/VideoTutorial/FAQ) para obteres esclarecimentos adicionais relacionados ao uso do software ou fala diretamente com ACCA software.