Como projetar um estacionamento | BibLus

Projeto de estacionamento: guia com dimensões e tipos

Deve realizar um projeto de estacionamento? Seguem tipos e dimensões, além de um exemplo DWG disponível para download gratuito

O projeto de estacionamento pode ser complexo, devido ao tamanho médio dos veículos, o espaço necessário para manobrar e o tipo de edifício. Caso esteja lidando com o projeto de um estacionamento, é essencial:

  • utilizar softwares de projeto arquitetônico para projetar estradas, canteiros de flores, iluminação externa, etc.
  • Estar ciente dos critérios e dos parâmetros que devem ser cumpridos para um projeto eficiente.

Segue um guia prático e um exemplo de um projeto de estacionamento (.edf, .ifc, dwg) que é possível baixar gratuitamente.

 

Quais são os tipos de estacionamento?

Os estacionamentos são parte integrante do sistema de mobilidade urbana, pois a fluidez do trânsito é fortemente influenciada pelos estacionamentos.

O motivo de estacionamento é salvaguardar a ordem pública e o decoro urbano, para evitar situações que resultem no bloqueio do trânsito.

Existem quatro tipos de estacionamento:

  • área de estacionamento: espaço destinado ao estacionamento de vários veículos em ruas ou praças urbanas ou até em estruturas específicas fora da rua. A pessoa responsável pelo estacionamento do veículo é o próprio motorista.
  • Garagem: estrutura destinada ao estacionamento de um ou mais veículos, onde quem fica responsável pelo estacionamento é o próprio motorista.
  • Parque de estacionamento: estrutura destinada ao estacionamento de vários veículos, onde quem fica responsável pelo estacionamento é o pessoal da estrutura.
  • Auto-silo: estrutura destinada ao estacionamento de veículos, onde o veículo é estacionado por dispositivos mecânicos.

Como fazer um projeto de estacionamento?

Os estacionamentos podem ser classificados em dois grupos:

  • cobertos. Sediados em um lugar fechado ou no subsolo de um edifício, podem abrigar tanto carros como motociclos; é composto por vários andares com rampas para garantir a passagem.
  • Abertos. Possuem um só andar e são projetados precisamente para os veículos. Levam em conta o projeto de áreas verdes, permitindo proteger o veículo contra o sol, garantir o microclima, reduzir as temperaturas do verão e servir de barreira cromática e arquitetônica.

De acordo com o tamanho e a forma da área que servirá de estacionamento, é possível que haja:

  • desenvolvimento horizontal (estacionamento nivelado).
  • desenvolvimento vertical (estacionamentos subterrâneos, elevados, mistos).

O estacionamento com desenvolvimento horizontal é o mais barato tanto do ponto de vista dos custos como no que tange à sua construção e manutenção. Todavia, não permite aproveitar ao máximo toda a superfície.

Já os estacionamentos verticais permitem aproveitar ao máximo toda a área:

  • os estacionamentos subterrâneos têm custos de construção mais altos, pois exigem escavação e impermeabilização.
  • Os estacionamentos verticais, por outro lado, têm o problema significativo de ter que se enquadrar no contexto urbano.

Render de um estacionamento de vários andares verticais | BibLus

Dimensões estacionamento: parâmetros das vagas

O dimensionamento de base de espaços destinados ao abrigo ou ao estacionamento de veículos deve ser realizado a partir do tamanho dos próprios veículos e dos relacionados espaços de manobra.

O tamanho de uma vaga de estacionamento varia em diferentes países. Por exemplo:

  • na União Europeia e na Suíça, o tamanho médio de uma vaga de estacionamento é de cerca de 5 m de comprimento por 2,50 m de largura.
  • No Reino Unido os parâmetros são semelhantes, pois as dimensões mínimas são 2.40m de comprimento por 4.80m de largura.
  • No Canadá, pelo contrário, os requisitos mínimos de tamanho para vagas de estacionamento são 2.60m de comprimento por 5.20m de largura.
  • Nos Estados Unidos os requisitos mínimos são, geralmente, 5.48m de comprimento por 2.44m de largura, embora haja variações em alguns estados.

Há requisitos mínimos também no que diz respeito à largura: por exemplo, na Europa, Canadá e Estados Unidos, prevê-se uma largura mínima da via de acesso às vagas de 4.80-5.00m. No entanto, dada a tendência para o aumento do tamanho dos carros, as boas práticas estabelecem um incremento das dimensões da via de 0.50-1.00m.

Com base no ângulo de inclinação do estacionamento em relação ao sentido de tráfego da via de acesso, é possível distinguir vários tipos de estacionamento:

  • estacionamento a 0° (paralelo ao sentido da via de acesso às vagas). É o mais útil, sobretudo no contexto urbano, pois transversalmente ocupa pouco espaço.

 

Estacionamento paralelo

Baixe agora o arquivo DWG do esquema do estacionamento paralelo

  • Estacionamento a 90° (perpendicular ao sentido da via de acesso às vagas). É mais conveniente quando há um sistema de tráfego bidirecional com duas fileiras servidas por uma única via mediana, pois permite a melhor relação de metros quadrados/espaço de estacionamento.

 

Estacionamento perpendicular

Baixe agora o arquivo DWG do esquema do estacionamento perpendicular

  • Há três tipos principais de vagas de estacionamento em ângulo: 30°, 45° e 60°. Estes ângulos facilitam as manobras de entrada e saída da banca, permitem a criação de mais vagas de estacionamento para a mesma área de superfície do que as bancas de 90°, mas só podem ser usadas no tráfego de sentido único.

 

Estacionamento em espinha-30°

 

Baixe agora o arquivo DWG do esquema de estacionamento em espinha com inclinação de 30°

 

Estacionamento em espinha-45°

 

Estacionamento em espinha-60°

Baixe agora o arquivo DWG do esquema de estacionamento em espinha com inclinação de 60°

Dentro dos estacionamentos também deve haver uma série de vagas reservadas para as pessoas com deficiências, que também varia de país para país.

Nos Estados Unidos, por exemplo, deve-se proporcionar uma vaga a cada 25, enquanto na França e na Itália um a cada 50.

Também deve haver um espaço livre à direita e à esquerda do veículo estacionado, para que as portas possam ser totalmente abertas.

Estacionamento para pessoas com deficiência

Um projeto de estacionamento de vários andares em formato DWG: Les Yeux Verts

O projeto que reproduzimos para este artigo é um estacionamento de vários andares. Foi realizado pelo estúdio Jacques Ferrier Architectures na França, em Soissons, perto da famosa igreja de Saint Jean-de-la-Vigne.

O edifício, que pode acolher até 600 vagas e se desenvolve numa área de aproximadamente 13.200 metros quadrados, possui uma estrutura de concreto armado e aço galvanizado e um revestimento com madeira de abeto vertical que vária de ângulo e espaçamento para criar um efeito de cadeia.

O software de projeto arquitetônico permitiu recriar perfeitamente o estacionamento de vários andares com todos os seus detalhes icônicos: a fachada de madeira com as aberturas em forma de olho e os jardins do telhado espalhados sobre ela.

Você mesmo pode tentar alcançar estes resultados: baixe o modelo 3D do projeto e abra-o gratuitamente com a versão de teste do Edificius.

 

edificius
edificius