Projetar residência unifamiliar com um software BIM

Como projetar uma residência unifamiliar, o guia completo

Como projetar uma residência unifamiliar: o guia e um exemplo com renders e desenhos DWG, realizados com um software de projeto arquitetônico BIM

Neste guia, explicaremos como projetar uma residência unifamiliar, abordando aspectos técnicos teóricos e práticos com o auxilio de um software profissional para engenheiros e arquitetos.

Vamos falar sobre os tipos de casas unifamiliares e o contexto de referência e apresenteremos um projeto, completo com renders e desenhos em DWG, disponível para download gratuito, que certeza será bem útil para ter um exemplo e uma guia no seu projeto.

Recomendamos que baixe agora a versão de teste do software de projeto arquitetônico BIM Edificius, que utilizamos para realizar esse projeto, inclusive os renders e as pranchas que seguem.

Render residência unifamiliar realizado com Edificius, software de projeto arquitetônico BIM

Render residência unifamiliar – Realizado com Edificius

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto, que foi onde realizamos esses renders, e tente obter os mesmos resultados.

Baixe gratuitamente Edificius, o software de projeto arquitetônico BIM 

Planta do andar térreo - Projeto residência unifamilair- Prancha DWG - Realizado com Edificius, software de projeto arquitetônico BIM

Planta do andar térreo – Realizada com Edificius

Residência unifamiliar: definição e tipos

A expressão “residência unifamiliar” refere-se a uma habitação, geralmente independente e rodeada por espaços verdes, destinada a acolher uma única família. O projeto de residência unifamiliar começa com a definição do tipo.

Na arquitetura, o tipo de construção (do grego Typos, matriz) é um conjunto de regras de composição ou características relacionadas a formas, funções e estruturas.

 

Elevação - Projeto residência unifamilair- Prancha DWG - Realizado com Edificius, software de projeto arquitetônico BIM

Elevação – Realizada com Edificius

A residência unifamiliar, geralmente, possui dois andares um eventual porão destinado a serviços (garagem, subsolos e depósitos).

Como exemplo, vamos ver um esquema de alguns tipos de agregação de casas unifamiliares individuais.

Tipos de residência unifamiliar - Realizado com Edificius

Tipos de residência unifamiliar – Realizado com Edificius

Linhas guia para projeto de residência unifamiliar

Projetar uma residência unifamiliar é uma atividade que confere liberdade à veia criativa de arquitetos e engenheiros, pois qualquer restrição pode tornar-se em ponto de partida para experimentar soluções novas e engenhosas.

O projeto de um edifício individual, na verdade, requer muitos conhecimentos e uma análise preliminar incluindo o estudo de:

  • contexto paisagístico (orientação, orografia, zona climática e microclimática, vistas panorâmicas, vegetação local, etc.);
  • artefatos existentes (técnicas de construção, materiais tradicionais, tipos de composição, etc.);
  • materiais locais (pedras locais, madeiras, etc.).

Fachadas

A residência unifamiliar permite introduzir janelas em todos os seus lados externos, podendo escolher condições de orientação e sombreamento ideais, bem como as vistas e as características a serem atribuídas à própria residência.

Topografia do lote

A inclinação e a conformação do terreno podem representar uma restrição de projeto. A qualidade do resultado final depende, portanto, da capacidade do projetista de melhorar as características do lote.

Orientação

Para determinar a orientação certa da casa e a exposição das várias fachadas, é em primeiro lugar necessário considerar a latitude de referência do lote.

Os diagramas solares, juntamente com avaliações ambientais tais como a distância de outros edifícios, árvores, artefatos e assim por diante, podem ajudar na escolha da orientação e da posição do edifício no terreno.

Diagrama solar

Diagrama solar

Os diagramas solares permitem identificar a posição e a altura do sol em diferentes momentos do dia e em diferentes estações do ano. São, de fato, uma excelente ferramenta para determinar a orientação correta do edifício e dos ambientes dentro do próprio edifício.

Analisando o diagrama solar, é evidente que:

  • o sol nasce no leste;
  • o sol põe-se no oeste;
  • o sol atinge a sua altura máxima às 12:00;
  • a altura solar é máxima em 21 de junho (solstício de inverno, ou seja, o dia mais longo do ano);
  • a altura solar é mínima em 21 de dezembro (solstício de verão, ou seja, o dia mais curto do ano).

Geralmente, é preferível orientar para sul, leste ou oeste os ambientes destinados à área de estar e relaxamento, assim garantindo uma boa exposição dos mesmos ao sol, e para norte os ambientes destinados aos serviços.

No caso de casa unifamiliar individual, a área de estar pode ter vista para jardim ou vistas panorâmicas, enquanto as áreas de serviço podem estar voltadas para estradas ou vistas menos específicas.

Dependendo de orientação e condições climáticas, ainda, é possível prever pórticos, arcadas, pérgulas e gazebos a serem colocados nos pontos onde se deseja estar ao ar livre em determinadas condições ambientais.

Abaixo apresentamos um exemplo que mostra as orientações recomendadas para os vários ambientes.

Projeto de residência unifamiliar - Orientação e arranjo dos quartos

Projeto de residência unifamiliar – Orientação e arranjo dos quartos

Simulação da irradiação solar

Os programas de arquitetura geralmente permitem simular a posição exata do sol, bem como a exposição ao sol e o sombreamento após ter definido a localização do edifício.

Localidade do projeto de residência unifamiliar - Edificius

Localidade do projeto de residência unifamiliar – Edificius

Em particular, é possível visualizar a irradiação solar e o relacionado sombreamento na residência em diferentes momentos do dia e em diferentes dias do ano.

Desta forma, o projetista é capaz de determinar corretamente o tipo de luz numa determinada área do edifício e simular as condições reais de luz e sombra.

Estudo do sombreamento e da exposição ao sol dentro de um ambiente - Realizado com Edificius

Estudo do sombreamento e da exposição ao sol dentro de um ambiente – Realizado com Edificius

É útil prever possíveis proteções para áreas muito expostas ou aumentar as superfícies envidraçadas para áreas não muito ensolaradas.

A imagem abaixo mostra o mesmo ambiente em 2 estações diferentes.

Luz do sol no mesmo ambiente em estações deferentes - Realizado com EdificiusLuz do sol no mesmo ambiente em estações deferentes - Realizado com Edificius

Luz do sol no mesmo ambiente em estações deferentes – Realizado com Edificius

A imagem à esquerda mostra a exposição ao sol no verão: já que o sol está muito alto, o ambiente é sombreado graças a uma estrutura de proteção (a sombra começa fora do próprio ambiente).

A imagem à direita, pelo contrário, refere-se à exposição ao sol no inverno: a estrutura de proteção permite que a radiação solar (muito menor que no verão) inunde os ambientes, obtendo o efeito desejado.

Com Edificius, o software da ACCA de projeto arquitetônico BIM , é possível estudar sombreamento e exposição ao sol de um edifício, pois o software permite escolher a data e iniciar uma simulação solar com o estudo das sombras. Também é possível aproveitar a Renderização em Tempo Real para simular o efeito do sol e das sombras. Desta forma, o projetista pode analisar o comportamento dos materiais ensolarados e sombreados, aumentar ou reduzir a proteção, modificar orientações do edifício e posição do ambiente, de acordo com as necessidades de projeto.

Lembramos que é possível baixar Edificius e utilizá-lo de forma gratuita por 30 dias.

Projeto de uma residência unifamiliar: um caso de estudo

O edifício no qual iremos focar é uma residência unifamiliar individual, pois é constituída por uma unidade habitacional para uma única família, rodeada apenas por espaços verdes.

Corte A-A - Projeto - Desenho DWG - Realizado com Edificius, software de projeto arquitetônico BIM

Corte A-A – Realizado com Edificius

O lote em que se encontra o edifício possui uma tendência constante, sem diferenças significativas de altitude e longe de outras casas. Essas condições iniciais favorecem uma significativa liberdade de composição na fase de projeto.

O edifício, posicionado no centro do lote para respeitar as distâncias dos limites e da estrada, desenvolve-se em dois pavimentos e tem uma altura total de 6,90 m, com uma altura entre andares de 2,90 m no andares térreo e 3,20 m no primeiro andar.

O primeiro andar também inclui uma área aberta usada como terraço/solário.

Planta do primeiro andar - Projeto residência unifamiliar - Desenho DWG - Realizado com Edificius, software de projeto arquitetônico BIM

Planta do primeiro andar – Realizado com Edificius

No andar térreo (140 m²) encontra-se a área de estar, adjacente a alguns ambientes de serviço e à ampla garagem. O jardim externo leva diretamente para a área de estar que, graças a grandes vidraças, mantém uma comunicação visual constante com a paisagem circundante.

No primeiro andar (96 m²), acessível através de uma escada interna com rampa única, fica a área de dormitórios, constituída por três quartos, um dos quais dispõe de banheiro privativo e closet.

O espaço é caracterizado por um “esvaziamento” na área do solário e grandes janelas de altura total abertas ao longo do lado voltado para a estrada. As superfícies verticais, recuadas em relação à borda do teto, são brancas e caracterizadas pela predominância de espaços vazios em relação aos cheios. Os lados curtos e as superfícies horizontais, pelo contrário, são de cinzento escuro, possuem apenas pequenas aberturas e enquadram a fachada principal, assim criando um intenso contraste cromático.

Render dos interiores de residência unifamiliar - Realizado com Edificius

Render dos interiores de residência unifamiliar – Realizado com Edificius

Dentro da residência, os espaços são grandes e luminosos. A sala de estar é composta por uma única grande sala com uma tendência linear aberta para o jardim; a cozinha está incorporada neste espaço único aberto. Os materiais escolhidos contribuem para a criação de um espaço mínimo: parquet e acabamentos de duas cores (branco e preto).

O jardim segue a linearidade da residência. Delimitado por uma parede baixa rebocada, é protegido pela vegetação e possui caminhos geométricos, pavimentados em travertino e grés.

Na fase de projeto, também foi dada especial atenção à iluminação da área externa e das fachadas da residência, a fim de obter uma visão panorâmica distintiva que destacasse a ideia de projeto e realçasse algumas vistas em perspectiva com evidente impacto visual.

Download documentos gráficos no formato dwg (plantas, elevações e cortes) e modelo 3D BIM

Confira aqui plantas, elevações, cortes e modelo 3D do projeto de residência unifamiliar realizado com Edificius. Todos os documentos podem ser baixados de forma gratuita.

Baixe e teste grátis Edificius, o programa de arquitetura 3D BIM

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto de residência unifamiliar

Baixe os arquivos DWG no formato .zip de todos os documentos técnicos do projeto realizado

Projeto de residência unifamiliar - Prancha gráfica realizada com Edificius, software de projeto arquitetônico BIM

Prancha gráfica – Realizada com Edificius

 

 

edificius
edificius