Home » BIM e facility management » Comunicação na construção: 5 dicas para melhorá-la

Comunicação na construção: 5 dicas para melhorá-la

A comunicação na construção é indispensável para garantir o sucesso de um projeto. Descubra agora as 5 dicas para melhorá-la

A realização de um trabalho de construção envolve diferentes papéis, tarefas e objetivos e para garantir que tudo seja realizado corretamente e sem problemas, há necessidade de uma comunicação clara e eficiente: apenas uma comunicação eficaz entre as partes envolvidas garante o sucesso de um projeto.

Para isso te recomendamos:

A imagem ilustra um exemplo de Comunicação na construção

Comunicação na construção

Qual é o papel da comunicação na construção?

A comunicação na construção desempenha um papel decisivo para garantir o sucesso do projeto de construção e permitir a realização dos objetivos estabelecidos desde o início até o final do canteiro de obras.

Na verdade, em um canteiro de obras muitas figuras entram em jogo:

  • engenheiros;
  • arquitetos;
  • empreiteiros;
  • gerentes do local;
  • operários;
  • caminhoneiros;
  • produtores;
  • fornecedores.

Todos devem seguir uma cadeia de comunicação, que oriente processos e tarefas, de forma que sejam realizados com precisão e eficiência, evitando erros e atrasos.

Qual a sua importância?

A comunicação é importante em um processo de construção porque:

  • melhora o trabalho em equipe e a colaboração;
  • fortalece o relacionamento da equipe;
  • otimiza o trabalho, evitando contratempos.

Em contraste, uma comunicação ineficaz no local levaria a uma conclusão incorreta ou mesmo incompleta do projeto.

A imagem ilustra um exemplo do funcionamento do usBIM.resolver -Comunicação na construção

Funcionamento do usBIM.resolver

Consequências dos problemas de comunicação na indústria da construção

Como já mencionamos, os problemas de comunicação no setor da construção têm uma série de consequências desastrosas:

  • redução da saúde e segurança no local de trabalho: a má comunicação pode gerar um maior número de acidentes e perigos potenciais que atentam contra a segurança de quem trabalha.
  • Diminuição da produtividade: se os operadores não sabem como se mover e o que fazer, o processamento não é realizado de forma eficiente.
  • Atrasos: a má comunicação leva a atrasos no fluxo de informações e, consequentemente, atrasos nos projetos.
  • Aumento de custos: acidentes ou atrasos devido à má comunicação aumentam os custos, causando enormes problemas orçamentários para todos os gerentes de Projeto.
  • Erros nos métodos de implementação: a comunicação incorreta nas especificações do projeto, no local e nos materiais envolve a geração de erros de projeto e executivos.
  • Confusão geral: o grupo de trabalho perde de vista os objetivos, que não são muito claros e não sabe como se mover adequadamente para alcançá-los.

Como superar as barreiras de comunicação na construção: aqui estão 5 dicas úteis

Para superar as barreiras de comunicação e melhorar a comunicação no setor da construção, convidamos você a seguir estas cinco dicas úteis:

  1. estabeleça uma linha clara de comunicação: identificar uma cadeia de comando clara em um canteiro de obras padroniza a comunicação. Isso já deve estar estabelecido nos documentos contratuais como desenhos, tabelas, especificações técnicas, que orientam e direcionam o processo de comunicação de cada figura técnica, de acordo com a hierarquia correta.
  2. Ouça ativamente: a escuta ativa é importante, para entender completamente o que está sendo dito e pedido e para responder de forma clara e concisa, incentivando o diálogo coletivo.
  3. Tente se comunicar de forma clara e profissional: não se sobrecarregue quando tiver que dar uma ordem, tente não complicar sua mensagem e evitar discursos confusos, tente ser o mais compreensível possível e certifique-se de que as ações apropriadas sejam tomadas.
  4. Implemente controles de qualidade de comunicação: como em outras atividades de produção, o controle de qualidade também é útil no desenvolvimento de comunicações, o que permite que você os controle e tenha o feedback certo.
  5. Aproveite a tecnologia: para acompanhar os tempos você tem que usar a tecnologia a seu favor, e um software de gerenciamento de construção é definitivamente uma ótima opção! Ele garante um sistema interno de comunicação on-line que elimina qualquer outro método de comunicação, como correspondência ou documentos em papel, que só criam confusão e desordem. Em uma única plataforma, você pode gerenciar e programar qualquer aspecto de sua construção, identificando os problemas diretamente no modelo e comunicando-os à equipe por meio de tarefas de resolução rápida.

Está procurando um software de lista de pendências de construção? Comece gratuitamente!

 

usbim-resolver
usbim-resolver