Home » BIM e facility management » Gestão de custos de construção

Gestão de custos de construção

A gestão de custos de construção ajuda a cumprir os prazos e o orçamento inicial. Vamos ver como fazer isso e que vantagens isso pode trazer.

A gestão de custos de construção é o processo pelo qual os profissionais mantêm as despesas sob controle, gerenciando os custos de mão de obra, material e despesas gerais para garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento.

O controle de custos é baseado em estimativas confiáveis e monitoramento constante ao longo do projeto.

Como administrar melhor esse aspecto importante? Você definitivamente precisa do apoio de um software 5D BIM .

O que é gestão de custos de construção?

Gestão de custos de construção significa perseguir o objetivo de manter todas as atividades relacionadas a um trabalho dentro do orçamento, protegendo projetistas, empreiteiros e clientes.

Em outras palavras, uma gestão de custos eficaz estabelece um limite para todos os custos do projeto e garante que as despesas permaneçam dentro do cronograma ao longo da obra.

A gestão de custos afeta todas as fases de um projeto, incluindo planejamento, projeto, estimativa, construção, pedidos de alteração e, é claro, o produto acabado.

Por fim, respeitar o orçamento do projeto é fundamental para demonstrar que toda a equipe de trabalho tem sido proativa, eficiente e certeira tanto nos orçamentos quanto na correta execução das obras.

Quer fazer um orçamento de obra online? Comece gratuitamente

Qual a importância do controle de custos na construção?

O controle dos custos de construção é um aspecto muito importante no processo de construção de um ativo, pois garante ao cliente que a obra seja executada de acordo com o planejado e de acordo com os recursos econômicos disponíveis durante a fase de planejamento da obra.

O objetivo de um plano de controle de custos é garantir que o projeto seja entregue no prazo e dentro do orçamento.

Para isso, deve ser seguido um processo de gestão de custos que se divide nas seguintes fases:

  • planejamento de recursos;
  • orçamento;
  • estimativa global das despesas;
  • controle e monitoramento de gastos.
A imagem ilustra um exemplo de processos de gestão de custos

Processo de gestão de custos

Quais são os métodos para controlar os custos de construção?

Para ter total controle dos custos da construção e evitar transtornos desagradáveis e inesperados durante e ao final da obra, é recomendável seguir alguns passos fundamentais. A seguir, daremos algumas dicas a serem seguidas para melhorar o controle e a gestão de custos da construção.

Faça estimativas precisas

Todas as técnicas de controle de custos falhariam sem um apropriado planejamento do projeto.

Para fazer estimativas precisas é necessário analisar os custos da mão de obra, o custo dos materiais, do equipamento, avaliar criteriosamente as quantidades previstas no projeto mas também os honorários profissionais e os custos relativos a despesas, licenças, etc. Quanto mais precisas essas avaliações, maior a probabilidade de ter estimativas precisas.

Para isso é imprescindível o uso de um software 5D, com o qual realizar o orçamento das obras automaticamente desde o modelo BIM em formato IFC. Isso permite limitar ao mínimo os erros de avaliação, pois as quantidades a serem contabilizadas são calculadas automaticamente pelo software, diretamente do modelo 3D do projeto.

Atualmente também existem ferramentas para a lista de quantidades online útil para fazer estimativas, cotações e listas de preços de forma colaborativa na web, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.

Além disso, pode também ser útil examinar os custos totais de projetos anteriores e realizar análises de mercado em obras do mesmo tipo e em áreas geográficas comparáveis à da intervenção.

É sempre bom evitar estimativas excessivamente otimistas: é muito melhor ter uma economia inesperada do que ter que lidar com um estouro no orçamento.

Comunique-se com a equipe

A comunicação entre todas as figuras da equipe é essencial para respeitar o orçamento. Um processo de trabalho informado, em que todos sabem o que fazer e conhecem os prazos a serem respeitados e os recursos disponíveis, ajuda a evitar o estouro do orçamento.

Além disso, uma linha contínua de comunicação ajuda a lidar com qualquer crise ou mudança de planos à medida que surgem. Para fazer isso, você deve usar um sistema de gestão BIM para melhor conduzir a comunicação, colaboração e coordenação da equipe de trabalho no processo de construção.

Faça relatórios periódicos

A elaboração de relatórios diários sobre o que se passa em obra e a atualização periódica dos programas de trabalho, permite identificar eventuais custos não conformes com as estimativas ou eventuais interrupções/variações no programa de construção, dando-lhe oportunidade de intervir prontamente na resolução do problema.

Graças ao monitoramento constante, a possibilidade de eventos inesperados é reduzida e você pode gerenciar problemas e interferências caso surjam.

Para garantir que seus projetos de construção sejam executados sem problemas, dentro do prazo e do orçamento, recomendamos usar um software para gestão de projetos da construção, para utilização totalmente online e a partir de qualquer dispositivo (smartphone, tablet, pc).

Tenha planos alternativos

Se algo acontecer que coloque em risco o orçamento estimado do projeto, é sempre aconselhável ter um plano de backup.

Durante a fase de planejamento, você já deve identificar quais são os riscos potenciais e desenvolver um plano que indique exatamente o que fazer para evitar novos aumentos de custos. Em qualquer caso, é sempre melhor manter as alterações no mínimo.

Faça avaliações pós-operacionais

Independentemente de você estar ou não dentro do orçamento, uma avaliação pós-construção deve ser feita assim que o projeto for concluído.

Uma reunião com os principais atores envolvidos e a análise dos acontecimentos ocorridos durante a obra (avaliando tanto o que correu bem como o que não correu) ajuda a estar mais bem preparado para projetos futuros.

Use um software de gerenciamento de construção

Atualmente, gerenciar um processo de construção e seus custos envolve o uso de software específico.

Com uma plataforma de gestão BIM pode fazer estimativas de custos, gerenciar a coordenação e colaboração no dia-a-dia de toda a equipe de trabalho, gerir modelos 3D BIM, organizar trabalhos em estúdio e em obra, etc.

Desta forma torna-se mais fácil gerenciar até grandes projetos e equipes de trabalho multidisciplinares sem nunca perder o controle de cada fase e atividade que está ocorrendo.

primus-ifc
primus-ifc