Gestão de custos de construção
A gestão de custos de construção ajuda a cumprir os prazos e o orçamento inicial. Vamos ver como fazer isso e que vantagens isso pode trazer.
A gestão de custos de construção é o processo pelo qual os profissionais mantêm as despesas sob controle, gerenciando os custos de mão de obra, material e despesas gerais para garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento.
O controle de custos é baseado em estimativas confiáveis e monitoramento constante ao longo do projeto.
Como administrar melhor esse aspecto importante? Você definitivamente precisa do apoio de um software 5D BIM .
O que é gestão de custos de construção?
Gestão de custos de construção significa perseguir o objetivo de manter todas as atividades relacionadas a um trabalho dentro do orçamento, protegendo projetistas, empreiteiros e clientes.
Em outras palavras, uma gestão de custos eficaz estabelece um limite para todos os custos do projeto e garante que as despesas permaneçam dentro do cronograma ao longo da obra.
A gestão de custos afeta todas as fases de um projeto, incluindo planejamento, projeto, estimativa, construção, pedidos de alteração e, é claro, o produto acabado.
Por fim, respeitar o orçamento do projeto é fundamental para demonstrar que toda a equipe de trabalho tem sido proativa, eficiente e certeira tanto nos orçamentos quanto na correta execução das obras.
Qual a importância do controle de custos na construção?
O controle dos custos de construção é um aspecto muito importante no processo de construção de um ativo, pois garante ao cliente que a obra seja executada de acordo com o planejado e de acordo com os recursos econômicos disponíveis durante a fase de planejamento da obra.
O objetivo de um plano de controle de custos é garantir que o projeto seja entregue no prazo e dentro do orçamento.
Para isso, deve ser seguido um processo de gestão de custos que se divide nas seguintes fases:
- planejamento de recursos;
- orçamento;
- estimativa global das despesas;
- controle e monitoramento de gastos.

Processo de gestão de custos
Quais são os métodos para controlar os custos de construção?
Para ter total controle dos custos da construção e evitar transtornos desagradáveis e inesperados durante e ao final da obra, é recomendável seguir alguns passos fundamentais. A seguir, daremos algumas dicas a serem seguidas para melhorar o controle e a gestão de custos da construção.
Faça estimativas precisas
Todas as técnicas de controle de custos falhariam sem um apropriado planejamento do projeto.
Para fazer estimativas precisas é necessário analisar os custos da mão de obra, o custo dos materiais, do equipamento, avaliar criteriosamente as quantidades previstas no projeto mas também os honorários profissionais e os custos relativos a despesas, licenças, etc. Quanto mais precisas essas avaliações, maior a probabilidade de ter estimativas precisas.
Para isso é imprescindível o uso de um software 5D, com o qual realizar o orçamento das obras automaticamente desde o modelo BIM em formato IFC. Isso permite limitar ao mínimo os erros de avaliação, pois as quantidades a serem contabilizadas são calculadas automaticamente pelo software, diretamente do modelo 3D do projeto.
Atualmente também existem ferramentas para a lista de quantidades online útil para fazer estimativas, cotações e listas de preços de forma colaborativa na web, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.
Além disso, pode também ser útil examinar os custos totais de projetos anteriores e realizar análises de mercado em obras do mesmo tipo e em áreas geográficas comparáveis à da intervenção.
É sempre bom evitar estimativas excessivamente otimistas: é muito melhor ter uma economia inesperada do que ter que lidar com um estouro no orçamento.
Comunique-se com a equipe
A comunicação entre todas as figuras da equipe é essencial para respeitar o orçamento. Um processo de trabalho informado, em que todos sabem o que fazer e conhecem os prazos a serem respeitados e os recursos disponíveis, ajuda a evitar o estouro do orçamento.
Além disso, uma linha contínua de comunicação ajuda a lidar com qualquer crise ou mudança de planos à medida que surgem. Para fazer isso, você deve usar um sistema de gestão BIM para melhor conduzir a comunicação, colaboração e coordenação da equipe de trabalho no processo de construção.
Faça relatórios periódicos
A elaboração de relatórios diários sobre o que se passa em obra e a atualização periódica dos programas de trabalho, permite identificar eventuais custos não conformes com as estimativas ou eventuais interrupções/variações no programa de construção, dando-lhe oportunidade de intervir prontamente na resolução do problema.
Graças ao monitoramento constante, a possibilidade de eventos inesperados é reduzida e você pode gerenciar problemas e interferências caso surjam.
Para garantir que seus projetos de construção sejam executados sem problemas, dentro do prazo e do orçamento, recomendamos usar um software para gestão de projetos da construção, para utilização totalmente online e a partir de qualquer dispositivo (smartphone, tablet, pc).
Tenha planos alternativos
Se algo acontecer que coloque em risco o orçamento estimado do projeto, é sempre aconselhável ter um plano de backup.
Durante a fase de planejamento, você já deve identificar quais são os riscos potenciais e desenvolver um plano que indique exatamente o que fazer para evitar novos aumentos de custos. Em qualquer caso, é sempre melhor manter as alterações no mínimo.
Faça avaliações pós-operacionais
Independentemente de você estar ou não dentro do orçamento, uma avaliação pós-construção deve ser feita assim que o projeto for concluído.
Uma reunião com os principais atores envolvidos e a análise dos acontecimentos ocorridos durante a obra (avaliando tanto o que correu bem como o que não correu) ajuda a estar mais bem preparado para projetos futuros.
Use um software de gerenciamento de construção
Atualmente, gerenciar um processo de construção e seus custos envolve o uso de software específico.
Com uma plataforma de gestão BIM pode fazer estimativas de custos, gerenciar a coordenação e colaboração no dia-a-dia de toda a equipe de trabalho, gerir modelos 3D BIM, organizar trabalhos em estúdio e em obra, etc.
Desta forma torna-se mais fácil gerenciar até grandes projetos e equipes de trabalho multidisciplinares sem nunca perder o controle de cada fase e atividade que está ocorrendo.