Home » BIM e facility management » Conheça 6 benefícios da gestão de energia de um ativo

Conheça 6 benefícios da gestão de energia de um ativo

A gestão de energia é a chave para reduzir os custos dos ativos e o impacto ambiental. Descubra os seis principais benefícios


Para garantir economias relacionadas ao consumo de energia, enquanto nos preocupamos com o impacto ambiental que nossos produtos têm, é essencial hoje planejar uma gestão eficiente de energia.

A complexidade desta fase da gestão de facilities está certamente ligada à complexidade do trabalho em si, mas felizmente existem específicos software de gerenciamento de energia que podem gerenciar o consumo de energia e ter todos os dados centralizados em uma única solução para atividades preditivas.

Vamos dar uma olhada nos principais benefícios da gestão de energia de um ativo.

Quais são os 6 principais benefícios da gestão de energia de um ativo?

Sabemos que, por gestão de energia de um ativo, queremos dizer uma abordagem sistemática e proativa para a eficiência energética, guiada pela análise de dados de energia e pelo monitoramento de seu desempenho. Ela é a chave para reduzir o consumo de energia e, portanto, os custos e melhorar a eficiência energética do ativo.

Logo, é fácil imaginar que os benefícios de tal abordagem para esse tipo de gestão não são poucas. A seguir, relatamos os 6 principais benefícios decorrentes da implementação de um plano eficiente de gestão de energia:

  1. reduzir os custos operacionais: a mais óbvia de todas os benefícios é reduzir os custos, monitorando e otimizando a energia usada para iluminação, aquecimento e resfriamento, ventilação, etc. A coleta e análise de dados permite que os gerentes de energia prevejam e reduzam o consumo de energia e orçamento de forma mais eficaz.
  2. Melhorar o bem-estar geral e a produtividade: A importância de viver, trabalhar ou simplesmente desfrutar de um espaço bem iluminado, bem arejado e climatizado é frequentemente subestimada. Uma boa gestão de energia consegue combinar tudo isso com eficiência energética e redução de custos.
  3. Otimizar custos: um sistema eficiente de gestão de energia reduz o desperdício e, por sua vez, os custos operacionais da energia. Desta forma é possível interceptar mais recursos para serem direcionados para outros setores.
  4. Construir uma imagem de marca positiva: hoje um dos objetivos da empresa a ser alcançado, no nível ambiental, é o de reduzir a pegada de carbono. Ao otimizar o consumo de energia e minimizar o desperdício, as empresas têm uma melhor chance de se aproximar de seu objetivo. Isso melhora a imagem da empresa e o relacionamento com clientes, parceiros e potenciais investidores.
  5. Aumentar o valor imobiliário: uma alta eficiência energética do imóvel certamente aumenta seu valor e, portanto, as perspectivas de lucro em caso de venda. Isso se aplica tanto a residências particulares quanto a instalações comerciais. É importante ressaltar que bom plano de gestão de energia também reduz os custos de reparo.
  6. Aumentar o ROI (Retorno Sobre Investimento): ao comprar um ativo, aparelho ou planta, espera-se que sua eficiência garanta um retorno sobre o investimento. No entanto, fenômenos como desgaste, falta de manutenção ou perda de energia podem ter um efeito negativo no ROI. Com uma boa gestão de energia é possível ajustar a transmissão de energia, identificar perdas, reduzir a potência durante os horários de pico e outras medidas que prolongam a vida útil do equipamento e aumentam o seu ROI.
A imagem ilustra 6 principais benefícios do gerenciamento de energia

6 principais benefícios do gerenciamento de energia

Quais são as consequências da má gestão de energia de um ativo?

Quando essa gestão não é bem planejada e não é suportado pela instrumentação correta e pelo software de gestão de energia dos ativos correto, surgem problemas e desvantagens, como:

  • dados de energia descentralizado e difícil de coletar;
  • desperdício excessivo de tempo e energia na leitura manual do consumo;
  • falta de visibilidade da relação entre consumo e custos de energia;
  • consumo excessivo de energia devido a ineficiências não identificadas de equipamentos e dispositivos;
  • falta de um sistema de notificação adequado para alertar o pessoal para uma ação rápida;
  • falta de um sistema de monitoramento de desempenho;
  • indisponibilidade de dados de alta frequência, ferramentas analíticas e dados históricos para entender e resolver problemas de ineficiência.

Em geral, falta a conexão entre os dados que podem ser coletados, dos quais dependem a eficiência energética, a eficiência operacional, o desempenho do equipamento individual e o balanço energético manual.

Como melhorar esse tipo de gestão?

Agora que estabelecemos a importância de realizar uma eficiente gestão de energia do ativo, é justo perguntar como e com quais ferramentas fortalecer a gestão de energia. Vamos tentar responder juntos listando uma série de elementos a serem considerados:

  • criar uma estratégia de manutenção preventiva planejada: a manutenção preventiva em dispositivos como unidades de HVAC, unidades de tratamento de ar e janelas pode ajudar a identificar vazamentos de energia. Verificações regulares podem ajudar a estabelecer a frequência das atividades de manutenção ou substituições.
  • Aumentar a visibilidade com relatórios CMMS: uma solução CMMS (sistema informatizado de gerenciamento de manutenção) pode monitorar a manutenção do equipamento, contratos e assistência preventiva planejada, etc. Desta forma, os gestores de energia das instalações podem usar os dados coletados para entender onde fazer melhorias de energia.
  • Prever o monitoramento remoto no plano de gestão de energia: a integração com sistemas de controle remoto e leitura remota permite o controle completo e rápido sobre o consumo de energia e ineficiências.

Fica claro, portanto, que para atingir rapidamente objetivos ambientais e economias relacionadas ao consumo de energia é necessário que a fase de gestão de energia seja realizada de forma inteligente e utilizando o software de gerenciamento de energia que permite quantificar rapidamente o desperdício de energia e identificar as melhores soluções. Por esse motivo, recomendamos implementar em seu fluxo de trabalho solicitando uma apresentação gratuita imediatamente!

 

usbim-maint
usbim-maint