Home » BIM e Projeto de construção » Conheça os principais KPIs para a construção civil

Conheça os principais KPIs para a construção civil

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) na construção civil são usados para medir o sucesso de um projeto. Descubra os mais importantes


Ao iniciar um novo projeto de construção, cada um de nós terá feito mil perguntas, querendo saber se tudo vai rolar conforme o planejado e se a equipe será capaz de cumprir os objetivos estabelecidos na fase preliminar do projeto.

Um método eficaz para responder a essas perguntas já existe e é representado pelo monitoramento dos principais indicadores-chave de desempenho (KPIs) para construção civil.

Se você ainda não ouviu falar desses parâmetros, não desanime! Abaixo, explicaremos seu significado e ajudaremos você a descobrir quais são os KPIs mais importantes a se monitorar para garantir o sucesso de seus projetos.

Antes de começar, você precisa saber que a partir de hoje você pode usar o software de gerenciamento da construção para planejar, agendar e gerenciar todas as fases de seus projetos de construção. Experimente esta ferramenta agora e descubra como é fácil monitorar o progresso de cada atividade em tempo real e resolver todos os problemas para ficar em linha com os objetivos do projeto.

Quais são os principais KPIs para a construção civil

Indicadores-chave de desempenho, ou simplesmente KPIs, são medidas quantificáveis que uma empresa usa para avaliar seu desempenho ao longo do tempo. No campo da construção civil, essas métricas são usadas para medir o sucesso de um projeto e verificar o alcance real dos objetivos previstos na fase de planejamento.

Normalmente, o gerenciamento da construção envolve uma infinidade de fatores, relacionados à segurança, qualidade, produtividade, tempos e custos de construção, satisfação do cliente e assim por diante. Para projetos mais complexos, esses fatores se tornam tão numerosos que às vezes é quase impossível monitorá-los todos.

É aqui que os KPIs para construção civil entram em jogo, como um conjunto de parâmetros cuidadosamente selecionados para descrever e monitorar o progresso de todo o projeto e fornecer uma imagem clara de como as diferentes atividades estão indo.

A imagem mostra um homem apontando para algumas imagens em uma tela. As imagens mostram gráficos estilizados que lembram os indicadores-chaves (KPIs) para construção civil.

Monitoramento de KPIs para construção civil

KPIs históricos e KPIs preditivos

Os principais indicadores de desempenho utilizados na construção podem ser agrupados em duas grandes categorias.

Os KPIs históricos são métricas de construção que se concentram em atividades passadas. As várias medições e análises são realizadas em dados relativos a eventos que já ocorreram. Os KPIs históricos geralmente são usados para monitorar os aspectos financeiros e operacionais de um projeto, como custos, margens de lucro, utilização de recursos, progresso do trabalho, ordens de mudança e muito mais.

Os KPIs preditivos são medições que se destinam a prever o desempenho futuro dos projetos e da equipe de construção. Para determinar esses parâmetros, no entanto, é importante examinar projetos anteriores e entender o que funcionou e quais, em vez disso, são os aspectos a serem melhorados. Os KPIs preditivos são essenciais para orientar a tomada de decisões, medir os níveis de produtividade futuros, avaliar as tendências econômicas e evitar resultados indesejáveis.

Por que os KPIs são importantes na construção civil

Acompanhar o progresso e monitorar o desempenho de um projeto de diferentes perspectivas é a chave para alcançar metas predefinidas com mais segurança e confiabilidade e os KPIs servem exatamente para medir uma série de aspectos, tangíveis e intangíveis, relacionados ao projeto e manter sob controle todo o processo de construção.

Os KPIs na construção civil são uma ferramenta poderosa que ajuda empresas e profissionais do setor da construção a melhorar seu desempenho e alcançar melhores resultados.

O monitoramento desses parâmetros nos permite entender o sucesso de um projeto e usar as informações coletadas em projetos futuros, a fim de evitar problemas e erros semelhantes.

Isso permite que as empresas de construção identifiquem áreas que precisam ser melhoradas, acompanhem o progresso ao longo do tempo e tomem decisões mais informadas que ajudem a melhorar a eficiência e a produtividade.

6 KPIs essenciais na construção civil

Embora seja possível rastrear um número quase indefinido de KPIs para cada projeto, é preferível se concentrar apenas em alguns parâmetros-chave cuidadosamente escolhidos, a fim de medir o progresso no sentido de atingir as metas essenciais do projeto.

Os tipos mais importantes de KPIs para construção civil, a serem monitorados durante o desenvolvimento de um projeto, são os seguintes:

  1. Segurança
    Medir a segurança de um canteiro de obras é de suma importância porque um local de trabalho mais seguro acarreta menos riscos para os operadores e ajuda a reduzir os custos a curto e longo prazo. Monitorar os KPIs de segurança apropriados e adotar uma abordagem proativa são fundamentais para minimizar o número de acidentes e lesões no local de trabalho e aumentar a produtividade da equipe. Entre as métricas de segurança mais significativas encontramos, por exemplo:

    • tipo, gravidade e frequência dos acidentes;
    • número total de reuniões/comunicações de segurança;
    • número de acidentes por contratante.
  2. Custos
    Os KPIs de custo ajudam a determinar a estabilidade financeira do programa de construção. Eles também permitem prever custos futuros comparando os tempos e despesas exigidos pelas diferentes atividades. Ao monitorar alguns parâmetros-chave, as empresas de construção podem otimizar seus processos e manter suas finanças sob controle. Esses parâmetros incluem:

    • margem de lucro;
    • fluxo de caixa;
    • variação das despesas;
    • custo das ordens de alteração.
  3. Qualidade
    As métricas de qualidade permitem entender se a equipe de construção é capaz de concluir o projeto dentro do orçamento e no prazo. Eles também ajudam a reduzir mudanças subsequentes e retrabalho. Os principais indicadores de desempenho que contribuem para manter o alto nível de qualidade de um projeto são:

    • número de defeitos;
    • tempo necessário para corrigir os defeitos;
    • número total de inspeções no local;
    • número de inspeções no local aprovadas;
    • relação entre o número de inspeções aprovadas e o número total de inspeções;
    • custo do retrabalho;
    • verificação da satisfação do cliente.
  4. Desempenho
    Os KPIs de desempenho são um método eficaz de medir a produtividade do trabalhador e entender o desempenho do projeto. Eles permitem quantificar o tempo e os recursos necessários para desenvolver as diferentes atividades e identificar possíveis áreas de melhoria. O monitoramento desses parâmetros ajuda você a entender se precisa alocar recursos adicionais ou subtrair alguns deles para obter maior eficiência e atingir os objetivos do projeto. Os KPIs de desempenho de construção incluem:

    • porcentagem de tempo de inatividade do trabalho;
    • porcentagem de paradas da máquina;
    • renda média diária/horária.
  5. Pessoal
    Monitorar o desempenho dos funcionários e medir seu nível de satisfação é essencial para garantir o sucesso do projeto. É importante investir no bem-estar da equipe porque um trabalhador satisfeito está mais motivado, se envolve mais e desempenha suas funções com mais cuidado. Tudo isso ajuda a aumentar os lucros a longo prazo. Os principais indicadores de desempenho que ajudam a melhorar o desempenho dos funcionários incluem:

    • taxa de volume de negócios;
    • porcentagem de conclusão da formação;
    • taxa de satisfação dos trabalhadores.
  6. Sustentabilidade
    Os indicadores de sustentabilidade garantem que cada projeto respeite os princípios de proteção ambiental e uso eficiente dos recursos. Os KPIs mais importantes que se enquadram nessa categoria são:

    • pegada de carbono;
    • pegada hídrica;
    • consumo de energia;
    • taxa de reciclagem dos resíduos;
    • índice de sustentabilidade;
    • quilômetros da cadeia de suprimentos.

A imagem mostra um gráfico com uma lâmpada no centro e, ao redor, os 6 <yoastmark class=- KPIs para construção civil

Como o software de gerenciamento de construção pode ajudar a alcançar as métricas pré-fixadas

Profissionais da construção e empresas contam com métricas de construção para monitorar a eficiência e o desempenho de seus processos.

Embora os projetos de construção sejam caracterizados por uma complexidade considerável, hoje você pode contar com a ajuda de soluções que ajudam a simplificar a gestão das diferentes atividades.

Esses sistemas são projetados para monitorar o progresso do processo de construção em tempo real e facilitar a colaboração com as partes interessadas. Eles permitem que você agende e gerencie todos os aspectos do projeto a partir de um único local centralizado e simplifique os fluxos de trabalho para evitar atrasos e contratempos de todos os tipos.

Eles também oferecem análise de dados poderosa e recursos de visualização de modelo BIM que ajudam você a tomar decisões mais informadas e garantir que suas metas de design sejam atendidas.

Para experimentar o potencial desses sistemas em primeira mão, experimente imediatamente um software de gerenciamento de construção. Graças ao potencial desta ferramenta você pode gerenciar projetos, mesmo os grandes, garantindo a conformidade com o orçamento e os tempos esperados. Você também pode acompanhar todas as atividades e transformar quaisquer problemas em tarefas simples de resolver. Através do gerenciamento otimizado do fluxo de trabalho, você poderá se encaixar facilmente nas previsões de seus KPIs de construção e garantir o sucesso de todos os seus projetos.

 

usbim-resolver
usbim-resolver