Home » BIM e facility management » O que é gerenciamento de construção?

O que é gerenciamento de construção?

O gerenciamento de construção é a disciplina que supervisiona o processo de construção para garantir a qualidade. Conheça mais!

O processo construtivo pode ser complexo e cheio de desafios, principalmente quando se trata de projetos de grande porte. Felizmente, existe um campo profissional e técnico específico que garante o acompanhamento em todas as etapas do fluxo de trabalho da construção: estamos falando de gerenciamento de construção.

O gerenciamento de construção garante que os objetivos do projeto sejam alcançados e que o tempo, orçamento e qualidade sejam cumpridos. Se você também trabalha nessa área, sugerimos que experimente gratuitamente o software de gerenciamento de construção. Esta ferramenta é essencial para garantir a correta gestão de problemas em todas as fases da construção.

Mas agora vamos nos aprofundar juntos neste delicado tema e descobrir todas as habilidades e ferramentas que deve possuir um gerente de obras.

O que é gerenciamento de construção e quem o faz?

O gerenciamento de construção é um método de supervisão e verificação do processo de construção que visa monitorar todos os aspectos da construção:

  • planejamento;
  • orçamentos;
  • tempo;
  • qualidade do projeto;
  • gestão de contratos;
  • gerenciamento de segurança;
  • etc.

A figura profissional que se ocupa desse processo de supervisão é o gerente de obras. O gerente de obras está qualificado, do ponto de vista da formação e experiência, de modo a:

  • poder trabalhar e colaborar com todas as figuras do processo de construção: cliente, projetistas, empreiteiro geral, etc.;
  • ser capaz de desenvolver um programa detalhado de supervisão do fluxo de trabalho do projeto.
A imagem ilustra um exemplo de gerente de obras no trabalho -gerenciamento de construção

Gerente de obras no trabalho

Quais são as principais competências do gerente de obras?

Vimos que o trabalho de gerenciamento de construção é confiado a um profissional chamado gerente de obras. Quais são as principais habilidades que essa figura deve possuir? Vamos vê-los juntos:

  • pensamento analítico e crítico: espera-se que os gerentes de obras interpretem plantas e desenhos técnicos, compreendam contratos com empreiteiros gerais e interpretem códigos e regulamentos de construção. Mas, acima de tudo, terão de traduzir esta informação em orientações fáceis de seguir para poderem gerir o processo de supervisão.
  • Liderança: o gerente de obras deve ser capaz de liderar a equipe do processo construtivo de forma a garantir o cumprimento de prazo, orçamento e qualidade. Para fazer isso, é útil fornecer a eles um sistema de feedback e orientação.
  • Atenção aos detalhes: uma das funções do gerente de obras é garantir que a qualidade da obra em obra corresponda às normas de projeto e aos requisitos regulamentares. Isso, portanto, requer atenção aos detalhes ao longo de todo o processo.
  • Habilidades de comunicação: as habilidades de comunicação estejam talvez entre as habilidades mais importantes que um gerente de construção deve possuir. De fato, este profissional terá de lidar com questões e situações delicadas e importantes com diferentes pessoas e é importante que saiba geri-las a nível comunicativo.
  • Habilidades administrativas e conhecimento dos termos contratuais: essa habilidade permitirá que seja capaz de negociar contratos, gerenciar orçamentos de projetos e garantir que todas as partes envolvidas façam sua parte e fiquem satisfeitas.
  • Conhecimento de segurança do trabalho: conhecer e manter-se atualizado sobre as questões relativas à saúde e segurança dos trabalhadores é de fundamental importância para o CM que terá de fiscalizar o processo de construção tendo sempre presente os riscos associados aos vários processos e às várias fases do processo.
  • Habilidades de gerenciamento de projetos: esta competência está intimamente ligada ao conhecimento do processo de design e à capacidade de gerir as atividades que o compõem.

Quais são as fases do gerenciamento de construção?

Existem quatro fases nas quais o gerenciamento de construção é estruturada:

  1. planejamento: nesta primeira fase em que a equipa de projeto analisa os objetivos do projeto, estuda prazos e custos e estratégias para os atingir, o CM colabora com os profissionais da equipa analisando a viabilidade destes objetivos e identificando as metodologias mais adequadas.
  2. Pré construção: nesta segunda etapa são elaboradas as primeiras ofertas e os primeiros contratos, cabendo ao CM supervisionar estas importantes etapas, minimizando a ocorrência de riscos e garantindo a resolução antecipada de eventuais problemas.
  3. Construção: nesta fase tudo se torna mais delicado e complexo, incluindo o papel e responsabilidades do CM que terá de, entre outras coisas, supervisionar:
    • verificações de qualidade;
    • investigações in situ;
    • monitoramento de medidas de segurança;
    • seguro;
    • pagamentos;
    • análise e aprovação de solicitações técnicas;
    • administração de orçamento;
    • gerenciamento de tempo;
    • conformidade com padrões de qualidade e requisitos regulamentares.
  4. Fechamento de obras: nesta quarta e última fase, o gestor da obra acompanha a entrega dos documentos mais recentes e a gestão das práticas mais recentes do projeto.
A imagem ilustra um exemplo de Fase de gerenciamento de construção

Fase de gerenciamento de construção

Quais ferramentas são usadas durante o gerenciamento de construção?

O processo construtivo é certamente um processo delicado e por vezes complexo, no qual entram em jogo uma série de variáveis — elevados padrões de qualidade, falta ou má comunicação entre os profissionais, grande quantidade de documentos, estimativas imprecisas de prazos e custos, etc. — que, muitas vezes, tornam o fluxo de trabalho ainda mais complicado.

Felizmente, os técnicos têm à sua disposição uma série de softwares e plataformas particularmente úteis para o gerenciamento de construção em todo seu processo:

Depois há específicos softwares de gerenciamento de construção que permitem gerir com eficiência todos os problemas que surgem nas várias fases do processo de construção, respeitando prazos e orçamentos e garantindo não só a qualidade do produto final como também a satisfação dos clientes e da equipe de obra. Você só precisa implementá-lo em seu fluxo de trabalho e ver por si mesmo como os tempos de projeto são reduzidos em 50% ou mais!

 

usbim-resolver
usbim-resolver