Home » BIM e Arquitetura » Gerente de projetos de construção: saiba tudo sobre

Gerente de projetos de construção: saiba tudo sobre

O gerente de projetos de construção é responsável pelo projeto em todas as suas fases. Descubra suas tarefas e como se tornar-se um!


Certamente uma das figuras mais importantes do setor da construção é o gerente de projetos de construção.

Graças ao suporte de software específico e do software de gerenciamento de documentos de engenharia, torna-se o responsável pelo projeto em todas as suas fases.

Mas será que realmente conhecemos suas funções e qual caminho seguir para desempenhar essa importante função? Vamos descobrir juntos neste artigo!

O que é um gerente de projetos de construção?

O gerente de projetos no setor da construção é a figura responsável pelo projeto desde a fase inicial (pré-design) até a fase final.

Justamente por acompanhar e conhecer o projeto em todas as suas fases, ele está entre as figuras mais importantes do setor AECO: na verdade, ele é o responsável por todo o processo de construção e dele depende a criação de estruturas seguras e eficientes.

De acordo com a Construction Management Association of America (CMAA), o gerente de projeto de construção (em inglês, Construction Project Manager) é responsável pela supervisão e a cooperação com as várias partes interessadas do projeto, incluindo cliente, projetista, empreiteiro geral, empreiteiros e subempreiteiros.

O gerente de projetos será aquele que terá o dever de liderar uma equipe de especialistas em construção com o objetivo final de criar uma construção de qualidade.

Quais são as funções do gerente de projetos de construção?

A principal tarefa do gerente de projetos de construção no setor AECO é garantir a realização do projeto de acordo com o tempo, orçamento e qualidade previsto.

Para fazer isso, ele terá que executar várias subtarefas, incluindo:

  • entender as necessidades e exigências do cliente;
  • acordar os tempos, custos e recursos necessários para a realização do projeto;
  • elaborar um plano detalhado para a realização de cada fase do projeto;
  • selecionar e liderar a equipe do projeto;
  • negociar com empreiteiros e fornecedores;
  • liderar uma equipe multidisciplinar;
  • assegurar a cooperação e comunicação entre os diversos atores;
  • supervisionar mais de um projeto ao mesmo tempo;
  • garantir a gestão de custos, prazos e padrões de qualidade para cada fase do projeto;
  • atualizar periodicamente os clientes e várias partes interessadas sobre o andamento do projeto;
  • resolver quaisquer problemas ou atrasos;
  • conhecer as diversas áreas do setor da construção;
  • preparar ofertas públicas.

Afinal, como fazer para se tornar um?

Os caminhos para se tornar gerente de projetos no setor de construção são diferentes e podem variar em relação ao país de origem.

Normalmente, a primeira coisa necessária é um diploma na área (engenharia ou arquitetura), após a qual será útil desenvolver e aprimorar tanto as capacidades gerenciais, quantos as técnicas estreitamente relacionadas com o mundo da construção.

A par das competências técnicas, o gerente de projeto de construção terá de desenvolver as chamadas habilidades interpessoais, ou seja, capacidade de comunicação, mitigação de conflitos, resolução de problemas, optimismo, persistência e determinação, capacidade de liderança e gestão empresarial.

Por fim, é possível avaliar a ideia de se obter uma certificação em Gerenciamento de Projetos por meio de treinamentos específicos que abordem o uso de plataformas de gerenciamento de construção através dos quais regular, organizar e gerir a mutabilidade típica de cada projeto.

Quais são as 5 estratégias para se tornar um gerente de projetos de construção bem-sucedido?

Vimos como o desempenho da função de um gerente de projeto de construção requer diferentes habilidades e competências, tanto técnicas como transversais.

Desempenhar esta função não é fácil e por isso te sugerimos cinco dicas úteis, a seguir.

  1. Crie um fluxo de comunicação: a comunicação é essencial em todas as fases do projeto, serve para manter os vários intervenientes atualizados e para garantir a cooperação e colaboração numa perspectiva de planeamento cada vez mais multidisciplinar. O conteúdo das informações a serem transmitidas é considerável, portanto a forma mais eficiente de cooperar é por meio de adequadas plataformas BIM colaborativas.
  2. Planeje com frequência: será muito útil para o gerente de projetos planejar as etapas sucessivas com uma certa antecedência e dispor sempre de cronograma preciso para prever possíveis interferências ou problemas que possam surgir e estar pronto para resolvê-los.
  3. Observe e faça perguntas: é muito importante estar 100% envolvido no projeto, planejar visitas periódicas ao local, manter-se atualizado sobre o andamento das obras e garantir uma comunicação ativa com todos os atores envolvidos no processo.
  4. Não desvie do orçamento inicial: respeitar o orçamento previsto para o projeto é muito importante, mas, principalmente quando se trata de grandes obras, pode ser uma tarefa difícil.
  5. Atualize a documentação do projeto: a gestão de documentos de projetos no setor AECO pode ser verdadeiramente confusa e, se não for bem feita, pode levar a erros e descuidos, até mesmo caros. Um bom gerente de projetos terá, portanto, que manter esse aspecto sob controle e uma das formas de fazer isso é contar com softwares específicos de software de gerenciamento eletronico de documentos de engenharia que permitem criar, organizar, consultar e compartilhar todos os documentos do projeto.
A imagem mostra 5 dicas para se tornar um Gerente de Projeto de Construção de sucesso

5 dicas para se tornar um Gerente de Projeto de Construção de sucesso

Felizmente, hoje o gerente de projetos de construção é auxiliado pela integração da metodologia BIM no processo tradicional de projeto, o que dá um forte impulso e ajuda a saber exatamente o papel do Project Manager, ou seja, acompanhar o trabalho ao longo de seu ciclo de vida, desde o planejamento até a demolição.

Para isso aconselhamos você a olhar para o mundo BIM e usar um software de gerenciamento de documentos de engenharia para garantir a cooperação e colaboração em todas as fases do projeto!

 

usbim-dossier
usbim-dossier