Controle da Qualidade na construção para obras corretas
O Controle da Qualidade no setor da construção refere-se à adoção de um sistema de gestão da qualidade. Saiba como assegurá-lo
Como ocorre em todos os setores, um resultado bem-sucedido é dado pela qualidade dos materiais utilizados e pelos processos seguidos. O setor da construção não é exceção, muito pelo contrário!
A qualidade dos materiais utilizados e a qualidade das fases de processamento são a base sólida para construir uma obra que cumpra os requisitos de qualidade do projeto e que cumpra as diversas normas exigidas.
Por isso, a fase de Controle da Qualidade (CQ) é fundamental no processo construtivo.
Mas em que consiste realmente esta etapa? E como redigir um plano para o Controle da Qualidade? Vamos fazer juntos um balanço da situação.
O que é o Controle da Qualidade no setor da construção?
Na indústria AECO, o Controle da Qualidade é um processo que faz parte do mais amplo âmbito da gestão da qualidade, que incide fortemente sobre resultado final do projeto e qualidade de construção, verificando e garantindo a qualidade de todos os materiais e de toda a obra em obra.
O objetivo é garantir a realização de um trabalho que respeite os níveis de qualidade exigidos e que não evidencie, ao longo do tempo, problemas causados pela má qualidade dos materiais e processos.
Um controle de qualidade realizado de forma pontual e cuidadosa terá um efeito positivo em todo o ciclo de vida do ativo.
O controle deve garantir a qualidade desses três aspectos do trabalho:
- projeto: o projeto deve atender aos requisitos regulatórios e funcionais relacionados ao seu uso e aos requisitos do cliente.
- Materiais: no canteiro de obras, é realizada uma verificação precisa dos materiais para verificar se o material recebido é exatamente o solicitado e tem as características conforme projeto e contrato.
- Construção: a construção, em sua totalidade, deve atender a todas as especificações de projeto, instruções do fabricante e requisitos legais.

Controle da Qualidade
Quais são os métodos para o Controle da Qualidade?
Para poder controlar a qualidade de uma obra construída existem várias abordagens, cada uma das quais se adapta mais ou menos bem de acordo com o tipo, necessidades e extensão do projeto.
A Organização Internacional de Normalização estabeleceu critérios padrão para o controle da qualidade de uma construção na norma ISO 9001.
As normas elencadas na ISO 9001 baseiam-se no comprometimento das pessoas envolvidas, no atendimento ao cliente, na liderança, na abordagem, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento.
Existem, então, quatro métodos específicos para gerenciar o Controle da Qualidade:
- melhoria continua: abordagem que se concentra em melhorias de processo ao longo do tempo. As melhorias são detectadas por meio de feedback do cliente e processos de análise interna.
- Kaizen: a partir de uma palavra japonesa que significa “mudar para melhor”, kaizen refere-se a uma filosofia baseada na busca contínua de maneiras de melhorar, que neste caso é aplicada ao controle de qualidade de edifícios. A implementação por todos os membros de uma equipe dessa metodologia em suas práticas diárias leva a melhorias graduais e constantes.
- Seis Sigma: abordagem de solução de problemas que se concentra na identificação e solução proativa de problemas à medida que eles surgem. Os principais passos desta abordagem de gestão de controle de qualidade são: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.
- Gestão enxuta: assim como a construção enxuta, a gestão enxuta também é um processo altamente colaborativo baseado na eliminação de desperdícios e deseconomias que poderiam prejudicar o valor do cliente final.
Quem é o responsável?
Um bom gerente do Controle de Qualidade terá de garantir a implementação e gestão do programa de qualidade estabelecido com os empreiteiros. O QC Manager garante:
- coordenação de atividades de qualidade:
- a execução de testes e serviços de monitoramento;
- que a qualidade da obra atenda aos requisitos contratuais do projeto e mantenha os padrões de excelência estabelecidos pela joint venture.
Entre as habilidades de um bom responsável pelo Controle da Qualidade, encontramos:
- capacidade de trabalhar em equipe;
- capacidade de gerenciar equipes de inspeção e análise;
- habilidades para resolver problemas;
- capacidade de organizar um sistema de documentos;
- capacidade de diálogo;
- qualidades gerenciais e organizacionais.
Como escrever um plano de Controle da Qualidade na construção?
O plano de Controle de Qualidade é uma das principais ferramentas para realizar com precisão o controle de qualidade da construção e seus elementos constituintes. Mas como escrevê-lo?
Certamente quem elabora o plano de controle de qualidade inserirá todas as informações úteis para identificar o projeto específico e uma seção dedicada às assinaturas de todos os membros da equipe para visualização do plano. Além dessas duas seções gerais, é necessário levar em consideração os seguintes pontos:
- Organograma e documentação
O organograma é essencial para estabelecer as tarefas e responsabilidades de cada membro da equipe. Ter essa informação disponível ajuda a organizar bem o trabalho e a ter sempre papéis e responsabilidades claros durante todo o processo de construção. A documentação abrange todos os currículos e certificações dos operadores envolvidos, especialmente quando são exigidas qualificações especiais para determinados tipos de trabalho. - Identificação de responsabilidades
Ao responsável pelo Controle da Qualidade cabe a elaboração, aprovação e implementação do plano de Controlo da Qualidade, a atualização de documentos, a verificação de materiais, etc.
Observe-se que, geralmente, o gestor do Controle da Qualidade é quem foi apontado pelo cliente para suspender a licença de construção no caso de incumprimento das normas ou na presença de materiais que não cumpram os requisitos — qualitativos e prestacionais — previstos. - Definição do funcionamento
Processos e contratados são identificados com seus contatos. - Etapas de inspeção
Dependendo do material ou da fase de processamento, serão necessárias mais ou menos verificações e em diferentes etapas do processo, tudo para garantir a qualidade exigida e evitar retrabalhos. - Testes e verificações para Controle de Qualidade
A seção está entre as mais substanciais e importantes que conterão informações sobre as verificações a serem feitas, o método de controle e medição a ser usado, a frequência com que realizar os testes, etc.
Com base nos pontos listados acima, segue abaixo um exemplo de plano de Controle da Qualidade.

Modelo do plano de Controle da Qualidade
O Controle da Qualidade no setor da construção é um processo fundamental para o sucesso de um projeto: começar claramente com as verificações o mais rápido possível permitirá reduzir riscos, erros e desperdícios desnecessários de tempo e custos não previstos no projeto inicial.
Neste setor específico, a máxima eficiência que pode ser buscada durante a fase de controle de qualidade de construção é obtida com a metodologia BIM.
É por isso que recomendamos começar o processo do projeto só uma vez tendo concluído a validação de modelos BIM através de verificadores IFC: desta forma, você vai garantir um trabalho final de qualidade certa!