Home » BIM e Arquitetura » Controle da Qualidade na construção para obras corretas

Construction Quality Control para obras de qualidade

Controle da Qualidade na construção para obras corretas

O Controle da Qualidade no setor da construção refere-se à adoção de um sistema de gestão da qualidade. Saiba como assegurá-lo

Como ocorre em todos os setores, um resultado bem-sucedido é dado pela qualidade dos materiais utilizados e pelos processos seguidos. O setor da construção não é exceção, muito pelo contrário!

A qualidade dos materiais utilizados e a qualidade das fases de processamento são a base sólida para construir uma obra que cumpra os requisitos de qualidade do projeto e que cumpra as diversas normas exigidas.

Por isso, a fase de Controle da Qualidade (CQ) é fundamental no processo construtivo.

Mas em que consiste realmente esta etapa? E como redigir um plano para o Controle da Qualidade? Vamos fazer juntos um balanço da situação.

O que é o Controle da Qualidade no setor da construção?

Na indústria AECO, o Controle da Qualidade é um processo que faz parte do mais amplo âmbito da gestão da qualidade, que incide fortemente sobre resultado final do projeto e qualidade de construção, verificando e garantindo a qualidade de todos os materiais e de toda a obra em obra.

O objetivo é garantir a realização de um trabalho que respeite os níveis de qualidade exigidos e que não evidencie, ao longo do tempo, problemas causados pela má qualidade dos materiais e processos.

Um controle de qualidade realizado de forma pontual e cuidadosa terá um efeito positivo em todo o ciclo de vida do ativo.

O controle deve garantir a qualidade desses três aspectos do trabalho:

  • projeto: o projeto deve atender aos requisitos regulatórios e funcionais relacionados ao seu uso e aos requisitos do cliente.
  • Materiais: no canteiro de obras, é realizada uma verificação precisa dos materiais para verificar se o material recebido é exatamente o solicitado e tem as características conforme projeto e contrato.
  • Construção: a construção, em sua totalidade, deve atender a todas as especificações de projeto, instruções do fabricante e requisitos legais.
A imagem mostra um diagrama de Venn que ilustra os três âmbitos que cabem no controle da qualidade no setor da construção: projeto, materiais e processo de realização.

Controle da Qualidade

Quais são os métodos para o Controle da Qualidade?

Para poder controlar a qualidade de uma obra construída existem várias abordagens, cada uma das quais se adapta mais ou menos bem de acordo com o tipo, necessidades e extensão do projeto.

A Organização Internacional de Normalização estabeleceu critérios padrão para o controle da qualidade de uma construção na norma ISO 9001.

As normas elencadas na ISO 9001 baseiam-se no comprometimento das pessoas envolvidas, no atendimento ao cliente, na liderança, na abordagem, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento.

Existem, então, quatro métodos específicos para gerenciar o Controle da Qualidade:

  • melhoria continua: abordagem que se concentra em melhorias de processo ao longo do tempo. As melhorias são detectadas por meio de feedback do cliente e processos de análise interna.
  • Kaizen: a partir de uma palavra japonesa que significa “mudar para melhor”, kaizen refere-se a uma filosofia baseada na busca contínua de maneiras de melhorar, que neste caso é aplicada ao controle de qualidade de edifícios. A implementação por todos os membros de uma equipe dessa metodologia em suas práticas diárias leva a melhorias graduais e constantes.
  • Seis Sigma: abordagem de solução de problemas que se concentra na identificação e solução proativa de problemas à medida que eles surgem. Os principais passos desta abordagem de gestão de controle de qualidade são: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.
  • Gestão enxuta: assim como a construção enxuta, a gestão enxuta também é um processo altamente colaborativo baseado na eliminação de desperdícios e deseconomias que poderiam prejudicar o valor do cliente final.

Quem é o responsável?

Um bom gerente do Controle de Qualidade terá de garantir a implementação e gestão do programa de qualidade estabelecido com os empreiteiros. O QC Manager garante:

  • coordenação de atividades de qualidade:
  • a execução de testes e serviços de monitoramento;
  • que a qualidade da obra atenda aos requisitos contratuais do projeto e mantenha os padrões de excelência estabelecidos pela joint venture.

Entre as habilidades de um bom responsável pelo Controle da Qualidade, encontramos:

  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • capacidade de gerenciar equipes de inspeção e análise;
  • habilidades para resolver problemas;
  • capacidade de organizar um sistema de documentos;
  • capacidade de diálogo;
  • qualidades gerenciais e organizacionais.

Como escrever um plano de Controle da Qualidade na construção?

O plano de Controle de Qualidade é uma das principais ferramentas para realizar com precisão o controle de qualidade da construção e seus elementos constituintes. Mas como escrevê-lo?

Certamente quem elabora o plano de controle de qualidade inserirá todas as informações úteis para identificar o projeto específico e uma seção dedicada às assinaturas de todos os membros da equipe para visualização do plano. Além dessas duas seções gerais, é necessário levar em consideração os seguintes pontos:

  • Organograma e documentação
    O organograma é essencial para estabelecer as tarefas e responsabilidades de cada membro da equipe. Ter essa informação disponível ajuda a organizar bem o trabalho e a ter sempre papéis e responsabilidades claros durante todo o processo de construção. A documentação abrange todos os currículos e certificações dos operadores envolvidos, especialmente quando são exigidas qualificações especiais para determinados tipos de trabalho.
  • Identificação de responsabilidades
    Ao responsável pelo Controle da Qualidade cabe a elaboração, aprovação e implementação do plano de Controlo da Qualidade, a atualização de documentos, a verificação de materiais, etc.
    Observe-se que, geralmente, o gestor do Controle da Qualidade é quem foi apontado pelo cliente para suspender a licença de construção no caso de incumprimento das normas ou na presença de materiais que não cumpram os requisitos — qualitativos e prestacionais — previstos.
  • Definição do funcionamento
    Processos e contratados são identificados com seus contatos.
  • Etapas de inspeção
    Dependendo do material ou da fase de processamento, serão necessárias mais ou menos verificações e em diferentes etapas do processo, tudo para garantir a qualidade exigida e evitar retrabalhos.
  • Testes e verificações para Controle de Qualidade
    A seção está entre as mais substanciais e importantes que conterão informações sobre as verificações a serem feitas, o método de controle e medição a ser usado, a frequência com que realizar os testes, etc.

Com base nos pontos listados acima, segue abaixo um exemplo de plano de Controle da Qualidade.

Modelo do plano de Controle da Qualidade

Modelo do plano de Controle da Qualidade

O Controle da Qualidade no setor da construção é um processo fundamental para o sucesso de um projeto: começar claramente com as verificações o mais rápido possível permitirá reduzir riscos, erros e desperdícios desnecessários de tempo e custos não previstos no projeto inicial.

Neste setor específico, a máxima eficiência que pode ser buscada durante a fase de controle de qualidade de construção é obtida com a metodologia BIM.

É por isso que recomendamos começar o processo do projeto só uma vez tendo concluído a validação de modelos BIM através de verificadores IFC: desta forma, você vai garantir um trabalho final de qualidade certa!

 

usbim-checker
usbim-checker