Home » BIM e Arquitetura » O que é Garantia de Qualidade na construção?

O que é Garantia de Qualidade na construção?

A Garantia da Qualidade na construção é o conjunto de atividades planejadas com o objetivo de garantir os requisitos de qualidade do projeto

Se você é um profissional do setor da construção, sabe que a gestão da qualidade na construção garante a criação de obras que respeitem o que foi estabelecido no início do projeto. Isso é possível graças a ferramentas como um verificador IFC, que permitem lançar controles diretamente no arquivo IFC antes de iniciar o canteiro de obras.

Num artigo anterior, vimos uma das vertentes da gestão da qualidade na construção, nomeadamente o Controle de Qualidade (CQ).

Mas você está ciente de que existe outro aspecto da gestão da qualidade? Isso se chama Garantia de Qualidade (GQ) ou, em inglês, Quality Assurance. Vamos ver juntos o que se entende por esse binômio e como ele difere do Controle de Qualidade (CQ).

O que é Garantia da Qualidade na construção?

A Garantia da Qualidade (GQ) representa no setor AECO a garantia da qualidade oferecida através de um conjunto de atividades planejadas e sistemáticas.

A American Society for Quality (ASQ), considerada uma das principais autoridades mundiais de qualidade, define o termo “Garantia de Qualidade” como “as atividades planejadas e sistemáticas implementadas em um sistema de qualidade para garantir os requisitos de qualidade previstos para um produto ou serviço específico”.

Portanto, a Garantia de Qualidade:

  • fornece um processo documentado pelo qual os requisitos de qualidade são atendidos;
  • estabelece um benchmark ou um parâmetro de referência;
  • é sistemática e reprodutível;
  • fornece um meio de melhoria contínua.

No setor da construção, a reputação e a confiança são essenciais para o crescimento contínuo, e a melhor e mais transparente forma de construir e manter a confiança de seus clientes é justamente garantir a qualidade prometida.

Para isso existem os chamados planos de garantia da qualidade, ou seja, um conjunto de atividades e iniciativas que trabalham em conjunto para garantir que um projeto seja executado com a qualidade predeterminada, que um produto seja instalado corretamente ou que um serviço específico seja prestado ao proprietário do edifício de acordo com a mais alta indústria padrões.

Os planos de garantia da qualidade seguem os princípios ditados pela norma ISO 9002 e incorporam uma ampla gama de iniciativas, que uma indústria da construção pode seguir para garantir a instalação correta de um produto ou sistema.

Quais são as diferenças entre Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade?

A diferença fundamental entre a Garantia de Qualidade (GQ) e o Controle de Qualidade (CQ) é que a primeira está focada na prevenção de eventuais defeitos do projeto, enquanto o CQ visa identificar erros a fim de corrigi-los em tempo hábil e custos limitados.

Poderíamos definir a Garantia da Qualidade como um acordo estipulado ainda antes da abertura do canteiro de obras no qual as partes acordam o nível de qualidade a ser alcançado para aquele projeto específico. Como acordo, a GQ estabelece o processo de supervisão a ser seguido para atingir o nível de qualidade acordado entre as partes, identificando métodos, princípios, padrões e estratégias para perseguir o objetivo de qualidade estabelecido.

Por seu lado, no entanto, o Controle de Qualidade representa um sistema de gestão que controla e garante a qualidade de todos os materiais e de todo o trabalho em obra.

O que a GC e o CQ compartilham é o objetivo final: garantir a realização de um trabalho que respeite os níveis de qualidade pré-estabelecidos.

O esquema ilustra a diferenca entre: Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade

Garantia de Qualidade (GQ) e Controle de Qualidade (CQ)

Por que a Garantia de Qualidade é importante no mundo da construção?

A gestão da qualidade é um aspecto tão importante quanto delicado no setor da construção.

Para atender as necessidades dos clientes e as necessidades da equipe de projeto atreladas a uma ética da qualidade do projeto — incluindo a qualidade do processo de projeto, bem como de materiais e mão de obra — é necessário que a Gestão da Qualidade seja apoiada tanto pela GQ como pelo CQ.

Se por um lado o CQ é fundamental para realizar concretamente verificações canteiro de obras relacionadas à qualidade dos materiais e mão de obra, nada seria possível sem um planejamento preventivo de métodos, estratégias e padrões para seguir e respeitar: é nisso que o GQ pensa e sua importância se deve a isso!

Para realizar os controles de qualidade corretos, a Garantia da Qualidade fornece diretrizes preparatórias para um bom Controle de Qualidade, incluindo a estratégia e o objetivo qualitativo final.

A sinergia entre GQ e CQ é o que garante que um produto acabado seja de qualidade, através de um processo de projeto que respeita orçamento, prazos e satisfaz as necessidades do cliente.

Para criar um produto acabado de qualidade é necessário começar com um projeto de qualidade!

Nesse sentido, te aconselhamos a se aprofundar no BIM e usar as ferramentas usBIM.checkerusBIM.clash, que permitirão que você verifique e valide todos os dados de um modelo IFC e certifique-se de alcançar a qualidade de projeto que você definiu para si mesmo!

 

usbim-checker
usbim-checker