Gestão da qualidade na construção: por que é importante

A gestão da qualidade na construção é o processo que garante a qualidade do trabalho construído. Descubra sua importância!


Concluir e entregar uma obra de qualidade ao cliente é o objetivo final de todos os atores envolvidos no processo construtivo. A fase de gestão do controle de qualidade exige profissionalismo, planejamento e senso de responsabilidade.

Mas o que é realmente a gestão da qualidade na construção? E qual o procedimento correto a seguir para obter resultados eficientes e eficazes? Descubra tudo neste artigo.

Mas o que é realmente a gestão da qualidade na construção?

A gestão da qualidade da construção (em inglês, Construction Quality Management) é o processo pelo qual se garante a qualidade da obra construída. Através deste “controle de qualidade”, assegura-se que todas as peças e materiais utilizados na obra cumpram com o projeto e com as normas de segurança e qualidade. Estamos falando, por exemplo, de verificações das características do solo, aceitação do concreto, qualidade das soldas, etc.

Com base no elemento construtivo ou no material, as verificações são realizadas tanto no canteiro de obras como no local de produção. A verificação é realizada tanto na obra em andamento como na obra finalizada.

Antes de iniciar a construção do edifício, por exemplo, é fundamental verificar os materiais de construção e certificar-se de que respeitam as características estruturais exigidas pelo projeto. Ao mesmo tempo, as verificações finais determinam se o trabalho finalizado está ou não em conformidade com os requisitos e padrões de projeto e qualidade.

Os principais objetivos da gestão da qualidade na construção são:

  • minimizar quaisquer erros ou defeitos que possam ser encontrados na fase de entrega subsequente;
  • identificar e resolver defeitos e erros antes que o contratante o faça.

Por que a gestão da qualidade na construção é importante na indústria da construção?

A fase de gestão da qualidade na construção é de fundamental importância na indústria da construção, pois:

  • garante a satisfação do cliente;
  • evita o retrabalho com a consequente economia de tempo e custos.

Ao iniciar uma obra, começa-se sempre com a análise das solicitações do contratante: é o usuário final que deve ficar satisfeito com o trabalho finalizado.

Uma fase de controle de qualidade precisa e oportuna, portanto, permite verificar passo a passo que os requisitos de projeto são atendidos e, finalmente, garantir a satisfação do contratante e suas necessidades.

Por outro lado, então, um controle de qualidade na construção realizado com cuidado e responsabilidade permite identificar inconsistências e erros a tempo de poder corrigi-los sem precisar fazer retrabalhos, com consequentes perdas em termos de tempo e claramente de custos.

Em última análise, uma gestão da qualidade na construção eficaz e eficiente permite-lhe concluir o projeto com sucesso, sob todos os pontos de vista: qualidade, satisfação, cumprimento do cronograma e orçamento.

Quais são os processos de qualidade no setor da construção?

Dentro da gestão da qualidade na construção existem dois tipos de processos de qualidade:

  1. Garantia da qualidade (Quality Assurance)
  2. Controle de qualidade (Quality Control)

A garantia da qualidade não apenas examina o resultado final do projeto, mas foca em todo o processo de construção (planejamento, projeto, produção e instalação/realização).
A QA então foca em todas as atividades planejadas no processo da construção e, desta forma, garante a satisfação dos requisitos de qualidade do trabalho acabado.

Por outro lado, porém, o controle de qualidade está mais focado no resultado final do projeto do que no processo que levou à sua realização e proporciona controles qualitativos baseados em medições e dados numéricos.
O QC examina a conclusão bem-sucedida de um trabalho e determina se um projeto foi ou não concluído de acordo com os requisitos e seus padrões. Caso detecte diferenças entre os resultados obtidos e os resultados desejados, avalia a necessidade de eventuais correções.

O controle de qualidade é um processo obrigatório exigido pelos requisitos contratuais e é uma ferramenta utilizada pelos empreiteiros para garantir que a obra finalizada atenda aos padrões de qualidade e especificações dos projetistas e demais partes interessadas envolvidas no processo construtivo.

Quais são as 5 etapas do procedimento de controle de qualidade?

O controle de qualidade na construção necessita de um procedimento claro que garanta que esta fase seja realizada de forma precisa e eficaz.

Abaixo listamos os 5 passos de um bom procedimento de controle de qualidade:

  1. definir o que se entende por “feito”: esta primeira fase envolve a conclusão do projeto sem defeitos e o cumprimento das normas de segurança e requisitos do cliente. Também é importante compartilhar os resultados desta primeira fase com todos os atores envolvidos no processo, que assim têm a oportunidade de se alinharem às necessidades qualitativas do projeto.
  2. Ter um plano de inspeção: o plano de inspeção permite verificar se o trabalho finalizado atende aos critérios de aceitação de qualidade. Estabelece um cronograma das verificações a serem realizadas, sobre o que essas verificações serão realizadas e por quem.
  3. Criar lista de verificação de controle de qualidade: preparar uma lista de verificação de qualidade permite organizar seu trabalho com precisão, reduzindo o risco de faltar algo. A lista de verificação é então compartilhada com a equipe de trabalho para garantir uma cooperação perfeita.
  4. Trabalho correto: quando as verificações apresentam elementos que não cumprem as normas exigidas e cujo controlo de qualidade teve um resultado negativo, é necessário proceder a uma fase de correção. Nesta fase de trabalho correto, o item/trabalho em questão é marcado no checklist, documentado através de fotografias e corrigido. A correção é documentada e a satisfação dos padrões de qualidade é verificada novamente, o que desta vez deve dar um resultado positivo.
  5. Controlo e revisão: ao interceptar um problema, certamente é necessário resolvê-lo para prosseguir com o controle de qualidade do projeto específico, mas em maior escala também é útil refletir com a equipe sobre as condições e os motivos que levaram a esse erro. O objetivo é evitar de cometer no mesmo projeto ou num futuro.

 

Procedimentos de controle de qualidade

Procedimentos de controle de qualidade

Como melhorar a gestão da qualidade na construção?

A fase de gestão da qualidade na construção garante a qualidade da obra acabada; fica claro, portanto, que é do interesse de todos os atores do processo melhorá-lo e fortalecê-lo. Para fazer isso, certamente será útil:

  • definir os requisitos de qualidade: para que um processo de gestão da qualidade seja eficaz, é necessário estabelecer com precisão os requisitos e especificações de qualidade para cada fase do projeto. Tudo isso, juntamente com as normas a serem respeitadas, constarão no plano de controle da qualidade, incluindo também os tempos e métodos da gestão da qualidade.
  • Gerenciar e monitorar os processos de qualidade na construção: uma vez estabelecidos os requisitos e padrões, tempos, métodos e gestores de controle de qualidade, toda a atenção e energia devem ser direcionadas para a fase de monitoramento ativo que incidirá sobre cada elemento, cada material, cada processo. O último objetivo é garantir que a construção de uma obra cumpra os requisitos e padrões de qualidade e, sempre que possível por que não, superá-los.

A verificação de qualidade é, portanto, uma etapa fundamental do processo de design. É claro que, quanto mais cedo você iniciar as verificações do projeto, menos riscos irá correr com erros que não poderão ser sanados ou cuja correção implicaria perda de tempo e custos não previstos no projeto inicial.

O controle de qualidade do modelo BIM é a máxima eficiência que pode ser buscada durante a fase de gestão da qualidade na construção, pois permite realizar o controle de qualidade diretamente no arquivo IFC antes mesmo de iniciar a obra. É por isso que recomendamos o IFC Checker para uma ótima validação do BIM!

 

usbim-checker
usbim-checker