Home » BIM e Projeto de construção » As vantagens do BIM no gerenciamento de construção

As vantagens do BIM no gerenciamento de construção

O BIM no gerenciamento de construção permite uma gestão mais eficiente na fase de construção. Descubra todas as vantagens agora

Se você está envolvido na fase de construção de um projeto e no gerenciamento de suas diversas atividades, certamente está se perguntando se também pode explorar o potencial do BIM, como e com qual software. A resposta a essas perguntas é “sim”!

De fato, para gerenciar a fase de construção de forma mais eficiente e tranquila, você deve sempre criar um modelo de informação digital BIM. Somente dessa forma você terá todas as informações necessárias para lidar com todos os problemas e concluir o projeto com sucesso e dentro do prazo por meio de um específico construction management software.

Mas vamos analisar mais detalhadamente as funções que essa metodologia desempenha na fase de gerenciamento de construção e os benefícios que ela pode trazer para esse processo.

Quais são as funções do BIM no gerenciamento de construção?

Sabemos que com o termo BIM, acrônimo de Building Information Modeling, não nos referimos a um software ou a uma ferramenta, mas a uma metodologia de trabalho capaz de retornar um modelo digital contendo não apenas a geometria do ativo, mas também todas as informações das diversas fases de seu ciclo de vida, do planejamento à demolição.

Mas como essa metodologia se encaixa no gerenciamento de construção?

Na fase de gerenciamento de construção, a metodologia BIM permite, graças à sua natureza multidisciplinar e interoperável, uma comunicação próxima entre os vários profissionais envolvidos nessa fase do ciclo de vida do ativo. Esse processo colaborativo e comunicativo possibilita um monitoramento e gerenciamento eficiente das diversas atividades da fase de construção da obra.

Para entender completamente o papel do BIM na fase de gerenciamento de construção, devemos lembrar que a metodologia BIM é aplicada desde a fase de planejamento e permite não apenas reproduzir virtualmente o modelo em si, mas também realizar análise de interferências, avaliação econômica e energética e dar suporte à fase de gerenciamento de construção. Quando se chega à fase de construção, o BIM fornece ao gerente de construção informações sobre o projeto que podem ser usadas em específicos softwares para gerenciamento de projetos de construção.

Graças ao modelo BIM, isso será possível na fase de gerenciamento de construção:

  • monitorar as diversas atividades de construção;
  • acompanhar o progresso do trabalho no local;
  • identificar e gerenciar quaisquer problemas;
  • produzir documentos e pranchas gráficas;
  • comunicar-se de forma interoperável com vários profissionais;
  • economizar tempo e custos.
A imagem ilustra um exemplo das funções do BIM no gerenciamento da construção

As funções do BIM no gerenciamento de construção

Quais são os seus benefícios?

Pelo que dissemos até agora, é fácil imaginar como a aplicação do BIM na fase de gerenciamento de construção traz uma série de benefícios. Mas vamos ver juntos quais são os principais:

  1. verificação da viabilidade de construção de um projeto: especialmente quando nos deparamos com um projeto complexo, o BIM nos permite avaliar antecipadamente a viabilidade das escolhas de projeto. Graças à aplicação da metodologia BIM, é possível levantar hipóteses de diferentes cenários, prosseguir com a federação de modelos e a análise de interferências em modelos BIM, planejar as fases do local, etc. Em outras palavras, o BIM nos permite chegar à fase de construção já com o modelo as-built do nosso ativo e, assim, economizar tempo e custos devido a problemas imprevistos, paradas no local e retrabalho.
  2. Melhor estimativa econômica do projeto: o modelo BIM de um ativo também contém todas as informações sobre instalações e materiais – desempenho, tipo, quantidade etc. Com essas informações, será fácil fazer uma estimativa precisa dos custos do projeto.
  3. Planejamento das atividades de construção: outra vantagem importante do BIM para o gerenciamento de construção é a possibilidade de planejar e simular digitalmente a sucessão de várias atividades de construção. A capacidade de simular os vários cenários do processo de construção permite a seleção do mais eficiente em termos de tempo e custo, levando em conta também os riscos associados às várias atividades e à segurança no local. Portanto, o BIM aumenta significativamente a produtividade dessa fase e fornece a base perfeita para a construção enxuta.
  4. Suporte para pré-fabricação e construção fora do local: as técnicas de construção mudam e avançam com o tempo e se adaptam aos requisitos do projeto. Especialmente em grandes obras ou projetos públicos, o uso de elementos pré-fabricados e modulares que reduzem o tempo de construção e o desperdício de material está se tornando cada vez mais popular. Ter o modelo as-built do trabalho a ser realizado também é uma fonte essencial de informações para a realização dessas seções de construção modular.
  5. Processo aprimorado de conclusão do projeto e transição para a próxima fase: durante a fase de construção, o modelo BIM é atualizado com todas as alterações feitas durante a construção. Dessa forma, quando a fase de construção for concluída, será fácil extrapolar quaisquer desenhos ou documentos e entregar aos profissionais das fases subsequentes de operação e manutenção um modelo computadorizado e atualizado para planejar as atividades de operação e manutenção.
A imagem ilustra um exemplo do BIM no gerenciamento de construção

O BIM no gerenciamento de construção

Qual é o futuro do BIM no gerenciamento de construção?

O BIM está se tornando gradualmente uma referência no setor da AECO. Se até recentemente ainda havia poucos profissionais que o implementavam no seu fluxo de trabalho de projeto, hoje, graças também ao uso obrigatório gradual em projetos públicos, o BIM está se tornando uma metodologia cada vez mais difundida no mundo da construção.

O mesmo se aplica ao BIM aplicado à fase de gerenciamento de construção. Embora as realidades em que essa metodologia é aplicada à fase de construção ainda sejam poucas e limitadas a grandes obras públicas, a suas vantagens estão se tornando cada vez mais evidentes.

Uma abordagem BIM para a fase de gerenciamento de construção garante custos de construção reduzidos, maior eficiência e precisão do projeto e uma qualidade geral mais alta do produto final. Portanto, você só precisa experimentar o construction management software para gerenciar com eficiência e tranquilidade!

 

usbim-resolver
usbim-resolver