Home » BIM e Projeto de construção » Drones na indústria da construção: 7 principais benefícios

Drones na indústria da construção: 7 principais benefícios

O uso de drones na indústria da construção é algo bem comum. Descubra agora os 7 principais benefícios no setor AECO

A tecnologia, nas últimas décadas, revolucionou a vida de todas as pessoas em suas atividades diárias.

Um caso semelhante aconteceu na indústria da construção onde as inovações levaram a uma verdadeira agitação nos processos de trabalho. Precisamente no setor AECO, a aplicação de metodologias e ferramentas avançadas, como o Building Information Modeling, se dá bem com o uso de tecnologias de vanguarda como a dos drones.

O uso de drones na indústria da construção é uma das técnicas recentemente introduzidas e que traz muitos benefícios, tanto para a equipe de trabalho quanto para o projeto final. Neste artigo analisaremos em conjunto os benefícios que o uso dessas ferramentas traz para o setor AECO e por que vale a pena investir nelas.

Quais são os 7 benefícios do uso de drones na indústria da construção?

Nós vimos como os drones na construção encontram vários usos e aplicações e como o futuro prevê uma difusão cada vez maior desses dispositivos nos canteiros de obras, graças aos amplos benefícios derivados de seu uso.

Então vamos ver juntos as 7 vantagens principais introduzindo drones no fluxo de trabalho:

  1. aquisição rápida de dados: uma das operações preliminares a serem realizadas antes de iniciar qualquer projeto é examinar e mapear a área de intervenção. Os dados topográficos auxiliam em todas as fases do processo construtivo, porém, os métodos tradicionais para sua aquisição, baseados no uso de tecnologias terrestres, envolvem um processo longo e nem sempre seguro para quem realiza as operações de levantamento. Usar um drone nesta fase significa evitar todas essas desvantagens. O mapeamento topográfico feito por drone é muito mais rápido e não compromete a integridade dos dados.
  2. Maior segurança para os trabalhadores: não é raro que nos canteiros de obras aconteçam situações potencialmente perigosas; se é possível evitar que os trabalhadores tenham acesso, por que não fazê-lo? Os drones são uma alternativa, seu uso representa uma opção mais segura e eficiente para operações de inspeção e manutenção em que o trabalhador manobra o dispositivo de um local seguro sem ter que acessar pessoalmente as áreas de risco.
  3. Monitoramento do trabalho: graças à ampla flexibilidade e velocidade dos drones e seu uso, também é possível usá-los para monitorar o andamento do trabalho no local com uma frequência variável muito baixa, com base nas necessidades do fluxo de trabalho. Os dados assim adquiridos podem ser usados para avaliar se os tempos reais de progresso estão seguindo o projeto Gantt. Os dados podem então ser compartilhados entre todos os profissionais envolvidos no projeto, para que a comunicação e a colaboração dentro da equipe estejam sempre garantidas.
  4. Inspeções: os drones permitem alcançar áreas do canteiro de obras ou detalhes da obra de difícil acesso para os trabalhadores, graças a câmeras profissionais capazes de capturar imagens de alta resolução e tecnologia de zoom para analisar as imagens adquiridas e identificar eventuais problemas.
  5. Segurança e vigilância: o uso de drones  é uma maneira relativamente nova de melhorar a segurança. Nesse sentido, os drones com câmeras infravermelhas são particularmente úteis porque podem detectar vestígios incomuns de calor e, assim, evitar possíveis incêndios, enquanto os drones com câmeras de alta resolução e tecnologia de zoom permitem identificar pessoas não autorizadas no local. Esse tipo de uso de drones é relativamente recente e encontra um limite na duração da bateria que certamente deve ser reforçado se você decidir aplicar drones para esse uso constantemente.
  6. Redução de custos e melhoria do ROI: provavelmente para algumas empresas investir nesse tipo de tecnologia ainda é um passo oneroso, porém é preciso dizer que diante de um investimento inicial relativamente alto haverá benefícios de longo prazo no chamado ROI (Retorno do investimento), que excedem em muito os custos iniciais. De fato, muitas das tarefas que podem ser realizadas por drone se realizadas com tecnologias e instrumentos terrestres demandam muito mais tempo e isso se traduz em prejuízo econômico para a empresa.
  7. Marketing: imagens e vídeos aéreos capturados por drones têm um forte impacto visual e portanto, publicitário. As empresas podem usar esse material tanto para compartilhá-lo com seus clientes quanto para divulgar seus negócios.
A imagem ilustra os 7 benefícios do drone na industria da construção

7 benefícios do drone no setor AECO

Como os drones retornam os dados adquiridos?

Para ter uma visão o mais completa possível sobre o mundo dos drones na indústria da construção e sua utilização, é necessário mencionar a saída fornecida por drones ou como os eles nos devolvem os dados que adquiriram em voo.

  • Ortofoto e ortomosaico: as imagens que nos são fornecidas pelos drones podem ser processadas no computador, corrigindo a distorção e mesclando-as para criar mapas ortomosaicos precisos. Cada pixel contém informações geográficas 2D (X, Y) e medições precisas podendo ser feitas a partir das imagens obtidas.
  • Nuvem de pontos: além das imagens 2D, os drones também podem retornar nuvens de pontos onde cada ponto contém informações geoespaciais (coordenadas X, Y, Z) e em cores. A nuvem de pontos permite reconstruir modelos 3D avançados, incluindo BIM, graças a um software BIM para criação de modelos a partir de nuvem de pontos.
  • Modelos digitais de superfície (DSMs) e modelo digital de terreno (DTMs): nos modelos DSM e DTM cada pixel contém informações 2D (X, Y) e a altitude (valor Z) do ponto mais alto para aquele local. Esses modelos podem ser usados, por exemplo, para determinar qual parte do local pode ser inundada se houver acúmulo de água.
  • Imagens RAW: as imagens RAW ainda não processadas, são muito fiéis à realidade e oferecem um alto nível de detalhe útil para inspeções e análises do local.

Parece, portanto, que o caminho a seguir é claro: inovar do ponto de vista de metodologias e ferramentas é um passo necessário se você quiser se manter competitivo no mundo dos projetos. O uso de drones na indústria da construção combinado com BIM é certamente uma das atualizações necessárias.

É por isso que recomendamos que você experimente um software de projeto de construção 3D / BIM que permite transformar a nuvem de pontos obtida do levantamento do drone em um modelo BIM com apenas alguns cliques e reduzir significativamente os tempos de modelagem!

 

edificius
edificius