Home » BIM e facility management » 5 estratégias para redução dos custos de construção

5 estratégias para redução dos custos de construção

A redução dos custos de construção requer o uso de software específico e a implementação de uma estratégia precisa. Conheça 5 mais eficazes

A redução dos custos de construção parece para muitos um desafio impossível, mas não é tão difícil quanto parece. Basta aproveitar o progresso tecnológico e adotar algumas medidas pequenas (mas essenciais) que permitirão reduzir os custos de projeto e evitar qualquer possível aumento deles durante a construção.

Para reduzir drasticamente os custos de construção, siga as estratégias que explicarei abaixo no artigo e comece a usar gratuitamente imediatamente:

Quais são os fatores mais importantes que afetam os custos de construção

O primeiro passo para reduzir os custos de construção é identificar os fatores que mais podem influenciar seu valor.

Alguns desses fatores são bastante óbvios e se relacionam, por exemplo:

  • o tamanho, tipo e complexidade do projeto;
  • o valor do terreno de construção em que a construção deve ser construída;
  • incidência dos custos de urbanização;
  • a qualidade dos materiais, acabamentos e sistemas de instalações utilizados;
  • as técnicas de construção adotadas;
  • as condições dos canteiros;
  • o custo da mão-de-obra;
  • a tendência do mercado.

Há também uma série de aspectos relacionados às metodologias de projeto adotadas que podem ter um impacto significativo nos custos de construção.

Os métodos tradicionais de design, em comparação com a abordagem BIM inovadora, podem de fato levar a uma série de ineficiências principalmente devido a:

  • má comunicação e colaboração entre as partes envolvidas;
  • a impossibilidade de identificar e resolver antecipadamente os erros de projeto;
  • a perda de dados no intercâmbio de informações entre os diferentes setores disciplinares;
  • a impossibilidade de gerenciar o projeto e todos os documentos relacionados a ele de forma centralizada.

Esses fatores inevitavelmente resultam em um aumento nos custos de construção. Vamos tentar, então, descobrir quais são as estratégias mais eficazes a serem implementadas para manter o orçamento dentro dos limites sem, no entanto, abrir mão da qualidade do resultado final.

A imagem mostra duas casinhas e um montante de moedas significando a economia dos custos de construção

Economia nos custos de construção

5 estratégias para redução dos custos de construção

Para reduzir os custos de construção e mantê-lo abaixo dos limites permitidos, as seguintes estratégias podem ser implementadas:

  1. reduzir o escopo e a complexidade do projeto: ao planejar a construção de uma obra é essencial ser o mais realista possível. Elementos de design excessivamente complexos podem ser caros e representar maiores riscos em termos de programação. Busca, portanto, estabelecer expectativas claras e alcançáveis e planejar efetivamente todos os aspectos do projeto para tornar o trabalho mais fácil e menos exigente.
  2. Mudar materiais e sistemas: a melhor maneira de economizar nos custos de construção é, às vezes, simplesmente mudar materiais, sistemas e tecnologias de construção. É importante sempre considerar todas as opções de design antes de fazer uma escolha. Tente usar soluções mais baratas sem, no entanto, comprometer a estética ou a qualidade geral do projeto.
  3. Minimizar o desperdício de construção: para reduzir os custos de construção, é importante considerar métodos eficazes e alternativos para reduzir o desperdício desnecessário. Tente, por exemplo, economizar e reutilizar o excesso de materiais de construção, quando possível, em vez de jogá-los fora. Isso economiza custos e minimiza impactos ao meio ambiente.
  4. Melhorar o planejamento: os projetos de construção geralmente excedem o orçamento devido a mudanças imprevistas em andamento. Essas mudanças exigem retrabalhos caros que devem ser evitados de qualquer maneira. Certifique-se, portanto, de considerar os fatores importantes e os riscos potenciais já desde a fase inicial do projeto. Também tenta fazer revisões tão precisas e repetidas do projeto quanto possível para evitar qualquer eventualidade de erro.
  5. Escolhendo a estratégia de design certa: para reduzir os custos de design, é importante escolher uma estratégia de design bem definida que permita que você tenha controle total sobre todo o processo de construção e evite desperdícios e atrasos dispendiosos.

Como o BIM ajuda a reduzir os custos de construção

Como vimos, existem várias maneiras de reduzir custos ao gerenciar um projeto de construção. O mais importante de tudo é escolher uma estratégia de design confiável que permita que arquitetos, engenheiros e empreiteiros eliminem práticas de construção ineficientes.

O BIM responde a essa necessidade fornecendo soluções inovadoras que ajudam a melhorar a comunicação, reduzir mal-entendidos e resolver problemas potenciais desde o início do processo. Na verdade, existem:

  • softwares de autoria BIM para criar modelos digitais 3D e visualizar todo o trabalho antes mesmo do início da construção. Através de visualizações e funções 3D para simular o uso do espaço, os profissionais da indústria e seus clientes podem explorar diferentes alternativas e concordar com uma visão comum desde o início. Isso minimiza a probabilidade de ter que fazer mudanças caras e demoradas quando a construção estiver em andamento.
  • Software BIM para o orçamento automático do projeto com o qual é possível automatizar o processo de estimativa de custos no início da fase de planejamento. Esta ferramenta permite calcular despesas futuras com mais precisão e ajuda a otimizar os custos comparando a relação custo-eficácia de diferentes materiais e garantindo uma utilização mais eficiente dos recursos.
  • Plataformas colaborativas BIM baseadas em nuvem que permitem que os membros da equipe e outras partes interessadas troquem informações, coordenem o planejamento, compartilhem modelos e desenhos de projetos e colaborem perfeitamente em tempo real. Isso permite que você tenha mais controle sobre a execução do projeto e o processo de tomada de decisão técnica durante toda a fase de projeto e construção.
  • Software BIM para análise de interferências para detectar conflitos geométricos precocemente e reduzir ou eliminar a necessidade de retrabalho futuro.

Além das soluções listadas acima, para minimizar os custos de construção do projeto, é essencial recorrer a soluções que permitam:

  • gerenciar fluxos de trabalho de forma mais eficaz;
  • simplificar a solução de problemas.

Por esse motivo, se o seu objetivo é reduzir o orçamento de construção do seu projeto, recomendo que você experimente um software de gerenciamento de construction management software, uma solução que ajude a identificar as atividades que estão atrasadas no roteiro e permita transformar, com algumas etapas simples, os problemas de projeto em tarefas a serem resolvidas, com considerável economia de tempo e custos.

 

usbim-resolver
usbim-resolver