A imagem mostra um exemplo de foto insercao realizado com Edificius

Foto inserção do projeto: como fazer

Confira como renderizar uma foto inserção de seu projeto de forma profissional, simples e rápida com um software BIM

Você precisa realizar a foto inserção de seu projeto? Está procurando uma maneira fácil de fazer isso? Acredita que seja algo complicado e demorado?

Neste artigo, vamos te ilustrar todos os passos que precisa seguir para realizar uma foto inserção profissional com um software para projeto arquitetônico, simples de usar e gratuito por 30 dias.

Aproveite nossas dicas e assista ao vídeo tutorial que te mostra como proceder.

 A imagem mostra como realizar uma foto inserção com Edificius

Como realizar uma foto inserção com Edificius

Foto inserção: o que é e para que serve

Primeiramente, vamos te explicar o que é a foto inserção e para que serve.

A foto inserção é um documento fotográfico que permite visualizar o modelo do projeto no contexto urbano e paisagístico onde será colocado, mesmo antes da sua construção.

Na prática, o objetivo é simular a transformação do território resultante de obras de reforma ou nova construção a fim de avaliar, já na fase de projeto, o impacto da edificação.

Para obter esse documento, partimos da fotografia do contexto real e inserimos o modelo 3D do projeto, adequadamente dimensionado e com a perspectiva certa.

A imagem mostra como fazer uma foto insercão com Edificius

Como fazer uma foto insercão com Edificius

Para que o resultado seja realista e profissional, é preciso partir de uma foto bem feita e adaptar o modelo a essa foto, tendo em conta condições de luz, sombras, perspectiva, cores e, sobretudo, o ponto de onde ela foi tirada.

Para obter resultados profissionais, você precisa usar um software específico. No nosso caso, usamos Edificius, o software de projeto de construções 3D / BIM.

A foto inserção é uma ferramenta muito útil para o projetista e pode ser utilizada em vários cenários: é um dos documentos que acompanha a autorização para construir; é necessária para a emissão de licenças paisagísticas; é essencial para comunicar o resultado do projeto ao cliente; pode ser útil ao próprio projetista na fase de projeto da obra, de modo a evitar possíveis erros de avaliação e ter maior consciência das escolhas a serem feitas.

Foto inserção: como fazer

Necessita realizar uma foto inserção do seu projeto e está procurando uma maneira rápida de fazê-lo? Siga nossas dicas: vamos te mostrar como conseguir uma foto inserção cativante com o Edificius!

Em primeiro lugar, clique aqui e baixe a versão de teste gratuita do software.

Em seguida, crie o modelo 3D do projeto.

Com o Edificius, de fato, você dispõe de inúmeros objetos paramétricos BIM para criar o modelo completo do seu projeto em poucos passos. Caso já tenha criado o modelo 3D com outro software, pode importar esse arquivo no formato IFC.

Neste ponto, pegue a foto em que deseja realizar a foto inserção e continue trabalhando no Edificius.

Na caixa de ferramentas à esquerda, escolha o item Foto inserção, clique no botão direito do mouse e selecione Adicionar Foto inserção.

Clique no comando Carregar Foto para inserir a foto na qual deseja enquadrar a cena.

Neste ponto, precisa reconstruir a perspectiva dos objetos presentes na foto: identifique dois planos ortogonais entre si e, daí, posicione corretamente as linhas de fuga, prestando atenção também ao posicionamento da linha vertical.

Pode verificar a exatidão da perspectiva recriada automaticamente pelo software conferindo a posição:

  • da linha do horizonte;
  • da perpendicular;
  • dos planos de perspectiva da Caixa de referência, que pode dimensionar de forma adequada e utilizar como ferramenta de verificação.
A imagem mostra como fazer uma foto insercao do projeto com Edificius

Como fazer uma foto inserção do projeto com Edificius

Finalizada a verificação, pode confirmar a perspectiva.

O modelo 3D do projeto é inserido automaticamente na foto com a mesma perspectiva dos objetos já presentes.

Basta colocar o modelo na posição correta mantendo pressionada a roda do mouse, dimensioná-lo pela própria roda e girá-lo, conforme necessário, pelo botão direito.

Para um posicionamento preciso e correto, você também pode aproveitar os recursos do Edificius, como a rotação de 90°, as opções de visibilidade, a transparência e o zoom.

Quando está satisfeito com o resultado obtido, fixe a modelo na foto por meio da função Bloquear Movimentos.

Para conseguir um resultado realista e profissional, você também pode usar as sombras e renderizar a cena clicando no comando Iniciar Renderização.

Além disso, pode utilizar a foto inserção nas pranchas gráficas criadas diretamente com o Edificius, assim como imprimir a imagem ou exportá-la para utilizá-la em outros projetos (relatórios, apresentações de vídeo, etc.).

Vídeo

Para saber mais, assista a este vídeo tutorial que te ilustra como realizar uma foto inserção com o Edificius.

edificius
edificius