Home » BIM e facility management » Gerenciamento de canteiro de obras: 4 dicas para resolver os problemas mais comuns

Gerenciamento de canteiro de obras: 4 dicas para resolver os problemas mais comuns

Na gerenciamento de canteiro de obras, vários problemas podem surgir e afetar os ritmos e objetivos do projeto. Aqui estão 4 dicas para resolvê-los de maneira eficaz.


Durante a gerenciamento de canteiro de obras, podem surgir várias armadilhas que podem prejudicar a boa execução do projeto. Para manter os prazos e o orçamento previamente planejados, é necessário resolver qualquer problema de forma rápida. Neste artigo, veremos quais são os problemas mais comuns que surgem ao gerenciar um canteiro de obras e como resolvê-los de maneira eficaz, com a ajuda de um Construction Management software que recomendo que você comece a experimentar gratuitamente.

A imagem ilustra uma análises problemas no canteiro

Análises problemas no canteiro

Quais são os 7 maiores problemas em um canteiro de obras?

Entre os vários problemas que podem afetar um canteiro de obras, é possível identificar 7 principais que têm um grande impacto na gestão de canteiros de obras:

  1. planejamento inadequado e insuficiente das obras
  2. Adoção limitada de inovações tecnológicas
  3. Falta de comunicação
  4. Falta de trabalhadores qualificados
  5. Problemas de segurança
  6. Erros de construção
  7. Falhas na organização e gestão documental

1. Planejamento inadequado e insuficiente das obras

Muitos problemas durante a fase de execução surgem devido a uma organização deficiente da fase de planejamento do projeto e à falta de previsão de atividades e obstáculos. Isso ocorre especialmente quando o planejamento é feito manualmente.

2. Adoção limitada de inovações tecnológicas

A relutância em adotar novas tecnologias ainda é um dos principais problemas no setor da construção. As ferramentas tecnológicas estão em constante evolução e as empresas devem se manter atualizadas sobre essas ferramentas para melhorar seu desempenho e não ficarem para trás em relação à concorrência.

3. Falta de comunicação

Para garantir o sucesso de um projeto, uma troca correta de informações é fundamental, não apenas entre os técnicos, mas também com as empresas de construção. De fato, a comunicação entre vários subcontratados e empreiteiros gerais é notoriamente difícil.
Nesse caso, a tecnologia oferece soluções para os problemas de comunicação, por meio do uso de plataformas colaborativas com um arquivo central acessível a todos os membros da equipe. Dessa forma, em uma única plataforma, é possível comunicar, trocar documentos e informações rapidamente, minimizando a possibilidade de erros devido a uma comunicação deficiente.

4. Falta de trabalhadores qualificados

Ano após ano, os funcionários das empresas de construção estão ficando mais velhos, enquanto o interesse dos jovens em trabalhar no setor de construção está diminuindo. Na verdade, de acordo com estudos recentes, o número de trabalhadores da construção entre 25 e 54 anos diminuiu 8% na última década.
A demanda continua a aumentar, a mão de obra qualificada continua a diminuir e, consequentemente, os atrasos e erros de construção estão aumentando.

5. Problemas de segurança

A gestão inadequada dos muitos riscos, a curto e longo prazo, no canteiro de obras afeta a segurança dos trabalhadores e coloca o próprio projeto em risco. É importante ter planos de segurança e emergência para evitar que problemas de segurança desviem todo o projeto de construção.

6. Erros de construção

Erros de projeto, deficiências no planejamento, na mão de obra, nos materiais e nas técnicas construtivas são as principais causas de atrasos e estouros de orçamento. Gerenciar todos os erros de construção, identificando-os antecipadamente, é importante para evitar que eles causem problemas maiores em todo o fluxo de trabalho.

7. Falhas na organização e gestão documental

Seja qual for o contrato a ser executado, há muitos documentos para trabalhar, gerenciar e manter adequadamente:

  • contratos;
  • recebimentos;
  • ordens de materiais;
  • ordens de mudança;
  • certificados de seguro;
  • documentos de transporte;
  • etc.

O gerenciamento manual e em papel de todos os documentos do canteiro de obras é oneroso, lento e sujeito a erros humanos. O problema pode ser resolvido com um software de gerenciamento de documentos de engenharia que garanta o armazenamento seguro de todos os documentos e facilite seu gerenciamento, recuperação e atualização.

4 dicas para otimizar a gestão de canteiro de obras

Para gerenciar eficazmente o canteiro de obras, é útil seguir estas 4 dicas:

  1. planeje em detalhes: orçamento, pessoal, material e ferramentas necessárias. Ter todas essas informações sob controle pode ser de grande ajuda e simplificar muito a gestão do canteiro de obras.
  2. Gerencie a equipe: é importante manter a equipe atualizada sobre o progresso do projeto e ciente do que está acontecendo. Para isso, você deve garantir o uso de ferramentas que permitem manter uma comunicação clara e oportuna com toda a equipe de trabalho.
  3. Gerencie os prazos de execução: defina os prazos de execução dos trabalhos com antecedência, desenvolva um planejamento detalhado das atividades a serem realizadas, atribua prazos e acompanhe seu progresso. Monitorar constantemente o desenvolvimento das atividades ajudará a identificar possíveis atrasos antecipadamente e a tomar medidas corretivas rapidamente em relação ao que foi planejado anteriormente.
  4. Implemente um sistema de controle de qualidade: realize inspeções regulares para verificar a qualidade do trabalho e resolver quaisquer problemas.

Para realizar essas atividades de maneira ágil, você pode usar imediatamente, gratuitamente, um software de gestão de construção. Essa ferramenta permite gerenciar o canteiro de obras de maneira mais eficaz, graças às suas funções que permitem que você:

  • transforme qualquer problema do canteiro de obras em uma atividade a ser realizada, criando tarefas a serem atribuídas a uma equipe de trabalho específica;
  • comunique-se rapidamente por meio de chats interativos e conectados às tarefas;
  • torne os documentos necessários para a realização do trabalho facilmente acessíveis no canteiro de obras, por meio de qualquer dispositivo móvel, eliminando a necessidade de documentos em papel;
  • monitore e acompanhe, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo, o status das atividades, desde a identificação até o seu fechamento.

 

usbim-resolver
usbim-resolver