Gestão de ativos de infraestrutura: uso e vantagens

A gestão de ativos de infraestrutura é o processo destinado à gestão e manutenção dos ativos existentes. Descubra quais são os benefícios.

As infraestruturas presentes na área necessitam de ser conservadas e mantidas ao longo do tempo para poderem continuar a desempenhar corretamente as suas funções. Neste artigo vamos falar sobre a gestão de ativos de infraestrutura, um subcampo do Facility Management que apresenta estratégias e ferramentas específicas de monitoramento e manutenção para ativos de infraestrutura.

A gestão destes recursos requer a utilização de sistemas especializados que consigam apoiar os sujeitos envolvidos na organização das diversas atividades.

Para não ficar atrás dos demais profissionais do setor, você também pode contar desde já com o potencial de um software de Facility Management, uma ferramenta inovadora que integra várias funções e ajuda você a planejar, monitorar e gerenciar com a máxima eficiência cada atividade da manutenção de ativos de infraestrutura.

O que são ativos de infraestrutura

Os ativos de infraestrutura referem-se ao conjunto de sistemas, redes e recursos que têm por finalidade a prestação ou suporte de serviços públicos essenciais, entre os quais se incluem:

  • transportes;
  • telecomunicações;
  • produção e distribuição de energia;
  • proteção do meio ambiente e do território;
  • depósito de lixo;
  • proteção da saúde e segurança;
  • gerenciamento de riscos e emergências.

Em outras palavras, os ativos de infraestrutura incluem todos os componentes físicos que contribuem para a criação de vários sistemas grandes e complexos, como pontes, túneis, estradas, ferrovias, aquedutos, esgotos, redes elétricas, estações de tratamento, sistemas de drenagem, redes de comunicação e assim por diante.

Se tomarmos como exemplo uma estrada, esta é constituída por vários elementos que, em conjunto, permitem proporcionar ao utilizador uma experiência de condução suave e segura. Esses elementos incluem pisos, barreiras de segurança, sinalização, iluminação, câmeras, etc.

Assim como os componentes e equipamentos de construção, os ativos de infraestrutura também estão sujeitos aos efeitos do tempo e devem ser submetidos a monitoramento e manutenção constante para que mantenham inalteradas as suas características funcionais. E é exatamente aqui que entra em jogo o papel do gerenciamento de ativos de infraestrutura.

Vamos descobrir juntos o que representa esse importante processo!

A imagem ilustra um exemplo de Gestao de ativos de manutencao de infra-estrutura

Gestão de ativos de manutenção de infra-estrutura

O que é gestão de ativos de infraestrutura

Gestão de ativos de infraestrutura é um processo que tem como objetivo melhorar as estratégias de manutenção das infraestruturas civis, garantindo para cada recurso o máximo desempenho em termos de eficiência, durabilidade, segurança, funcionalidade e sustentabilidade.

Mais do que um simples processo de manutenção, a gestão de ativos de infraestrutura constitui um conjunto integrado e multidisciplinar de atividades voltadas para a manutenção e ampliação da infraestrutura pública com o objetivo de oferecer aos usuários serviços cada vez mais adequados.

Qual software usar nas estratégias de gestão de ativos de infraestrutura

Para implementar corretamente as estratégias de gestão de ativos de infraestrutura é essencial usar softwares avançados, capazes de centralizar todas as informações relativas ao ativo, tornando-os acessíveis quando necessário para quem precisa deles.

Este software é essencial porque ajuda os gestores de infraestrutura a:

  • identificar a localização exata dos ativos através de sistemas especiais de geolocalização;
  • criar inventários e conhecer as características e atributos de cada recurso individual (como tipo de material, desempenho, custo, data de instalação, fabricante, etc.);
  • agendar inspeções e avaliações periódicas necessária para determinar o estado das mercadorias;
  • planejar medidas proativas, com base no monitoramento e análise de dados, que ajudam a resolver problemas antes que eles ocorram e reduzem o risco de interrupções inesperadas;
  • gerenciar as ordens de trabalho e acompanhar todos os reparos e melhorias, indicando para cada um deles a data de execução, o tipo de intervenção, o custo, etc.;
  • aproveite a integração com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) para realizar inspeções visuais em tempo real, monitorar ativos remotamente, melhorar a manutenção preditiva, otimizar os processos de tomada de decisão e assim por diante.

Se você também trabalha com Facility Manager no setor de infraestrutura, não perca a chance de ser apoiado pelo tipo certo de ferramenta.

Por isso, aconselhamos você a experimentar imediatamente a versão de teste de um software de Facility Management para planejar e gerenciar de forma muito mais simples qualquer atividade relacionada à manutenção de recursos, e manter sob controle as diferentes estratégias de gestão de ativos de infraestrutura.

A imagem ilustra um quadro Sistema de Gestao de Ativos de Infraestrutura -Principais funcoes

Sistema de gestão de ativos de infraestrutura – Principais funções

Quais são os benefícios dessa gestão

A adoção do gestão de ativos de infraestrutura permite que os profissionais do setor planejem e gerenciem todos os aspectos do ativo de maneira mais sistemática, racional e proativa sobre o ciclo de vida de um ativo de infraestrutura, minimizando os impactos negativos que poderiam derivar de uma má gestão dos recursos.

Através de um processo de gestão de ativos de infraestrutura executado corretamente, é possível:

  • melhorar os procedimentos de gestão e manutenção de ativos;
  • aumentar a vida útil da infraestrutura;
  • realizar monitoramento constante dos recursos por meio da coleta de dados de campo;
  • reduzir a frequência com que ocorrem problemas e eventos inesperados;
  • evitar interrupções repentinas e prolongadas dos serviços;
  • conter os tempos e custos necessários às operações de manutenção;
  • monitorar os resultados alcançados para todas as intervenções de manutenção ordinária e extraordinária.

 

usbim-maint
usbim-maint