Home » BIM e canteiros de obras » Guarda corpo de andaime: características e requisitos

Guarda corpo de andaime

Guarda corpo de andaime: características e requisitos

O guarda corpo de um andaime é uma medida de proteção para trabalhos em altura. Descubra quando deve ser instalado e a que altura

Os trabalhos em altura expõem os trabalhadores ao risco de queda. Para permitir sua execução com segurança, é indispensável determinar previamente a natureza e a extensão dos riscos, planejar as atividades, adotar metodologias de trabalho adequadas junto com a escolha de equipamentos, estruturas provisórias (andaimes) e dispositivos de proteção coletiva e individual mais adequados. Os guarda corpos de topo dos andaimes que atendem a certos requisitos podem ser usados para esse fim.

Durante a montagem, desmontagem e todo o período de uso do andaime, devem ser observadas e implementadas uma série de precauções e normas estruturais específicas estabelecidas pela norma.

Para garantir a conformidade com as normas de segurança dos andaimes e simplificar o processo de verificações necessárias para essas operações, você pode usar o software de design de andaimes 2D e 3D, que, por meio de um catálogo de objetos BIM e entrada 3D avançada, também permite que você desenhe o andaime que tem em mente com a máxima liberdade de projeto e inserir os guarda corpos de fachada frontal e traseira.

O que é o guarda corpo de um andaime?

O guarda corpo é um dispositivo de proteção coletiva destinado a proteger pessoas e/ou objetos contra quedas de altura, e em geral, onde haja uma diferença significativa de altura que exponha o trabalhador ao risco de queda de uma altura superior a 2 m em relação a um plano estável (trabalhos em altura).

O guarda corpo é composto por pelo menos dois montantes nos quais são fixados o corrimão principal, o corrimão intermediário e a tábua de travamento dos pés feitos com diferentes materiais (por exemplo, madeira, aço etc.).

O guarda corpo deve atender às seguintes condições:

  • construído com material rígido e resistente em bom estado de conservação;
  • constituído por pelo menos dois corrimãos, sendo o intermediário posicionado aproximadamente a meio caminho entre o superior e o piso;
  • construído e fixado de modo a resistir, como um todo e em cada uma de suas partes, ao esforço máximo a que pode ser submetido, levando em consideração as condições ambientais e sua função específica.

Guarda corpo de topo de andaime

O guarda corpo de topo de andaime é o guarda corpo do último andar do andaime fixado a dois montantes de topo. Também pode ter a função de sistema de proteção das bordas de uma cobertura se possuir os requisitos de desempenho e geometria adequados.

Requisitos de desempenho

O andaime, utilizado como proteção para atividades de cobertura, deve ser capaz de:

  • resistir às ações de projeto devido ao uso habitual como andaime;
  • evitar a queda do andaime de pessoas e/ou objetos que caiam ou escorreguem da cobertura em direção à proteção usada (parada de queda);
  • absorver a energia cinética de pessoas e/ou objetos que caiam ou escorreguem da cobertura, no momento do impacto contra a proteção;
  • resistir às combinações de ações que levem em conta o uso duplo.

Requisitos geométricos

O andaime, utilizado como proteção para atividades de cobertura, deve incluir, no último andar, pelo menos os seguintes elementos:

  • montante de topo para cada pilha de andaime;
  • número de corrimãos suficiente para impedir a passagem de pessoas e objetos; alternativamente aos corrimãos, uma proteção contínua;
  • tábua de travamento dos pés para cada campo de andaime;
  • andar;
  • ancoragem à obra servida para cada pilha de andaime, na altura do último andar, duplicada na parte inferior ao longo do montante.

 

certus-scaffolding
certus-scaffolding