Home » IFC e openBIM » IFC 4.3 Aprovado como Padrão Final

ifc 4.3 standard

IFC 4.3 Aprovado como Padrão Final

buildingSMART International anunciou que a ISO oficialmente ratificou a versão IFC 4.3 como padrão definitivo.


Em 4 de Janeiro de 2024, em Londres, a buildingSMART International comunicou que a ISO oficialmente ratificou a versão IFC 4.3 como padrão definitivo. Este marco consagra  essa versão como a mais recente evolução do padrão ISO 16739, reconhecido internacionalmente. Lembramos que a ISO 16739 é o padrão internacional que define as características do formato IFC para compartilhamento de dados no processo BIM.

A versão IFC 4.3 impulsiona a digitalização das infraestruturas no setor da construção, em formato aberto openBIM. O novo padrão foi criado para estender os benefícios do IFC também para as chamadas “recursos horizontais” e infraestruturas lineares, como estradas, trilhos ferroviários, pontes e aquedutos (veja o artigo “IFC 4.3, o novo padrão IFC para troca de modelos openBIM de obras infraestruturais“).

Para gerenciar modelos BIM gratuitamente no formato IFC 4.3, você pode acessar gratuitamente este poderoso visualizador BIM online.

A imagem mostra os dominios do IFC 4.3

IFC 4.3 domínios

Processo de Aprovação e Implementação

Após um processo de melhorias e modificações, resultado das fases anteriores do caminho ISO, o IFC 4.3 obteve uma aprovação unânime. Sua publicação oficial está prevista para as próximas semanas.

Declaração do CEO da buildingSMART International

Clive Billiald, CEO da buildingSMART International, expressou seu entusiasmo: “Receber a aprovação formal da ISO para o IFC 4.3, agora tornando-se um padrão internacional credenciado, é uma notícia extraordinária para nosso setor. Estou convencido de que a qualidade do padrão foi elevada através desse processo. Elogio o comprometimento de todos que contribuíram ao longo dos anos. Agora, nosso objetivo se volta para o suporte à adoção e uso deste novo padrão pela indústria e comunidade de fornecedores de software“.
Para aprofundar o assunto e ver um exemplo prático do que realmente pode ser alcançado esse padrão e as ferramentas apropriadas, leia “IFC 4.3, o padrão openBIM também para infraestruturas. As possíveis aplicações“.

Informações sobre buildingSMART International

buildingSMART International é uma organização independente e sem fins lucrativos, líder no desenvolvimento de padrões abertos que facilitam o fluxo de informações digitais no setor da construção e infraestruturas. Sua missão é envolver ativamente os participantes da indústria na criação de padrões abertos para planejamento, projeto, aquisição, montagem e gestão de edifícios e infraestruturas globalmente. Oferece uma rede internacional e suporte técnico e processual necessário para desenvolver padrões abertos baseados em consenso. Seus membros, que abrangem todo o espectro do ambiente construído, colaboram sob a égide e gestão da buildingSMART. A organização também colabora com outros organismos de normalização internacional, como a ISO, o Comitê Europeu de Normalização (CEN) e o Consórcio Open Geospatial (OGC). Seu padrão fundamental, a Classe de Fundação da Indústria (IFC), contudo, obteve aprovação ISO em 2012.

 

 

usbim
usbim