Home » BIM e Arquitetura » Levantamento de quantitativos: conheça mais

Levantamento de quantitativos: conheça mais

O levantamento de quantitativos refere-se ao processo de extração automática das quantidades contidas em um modelo BIM. Saiba mais!

Ao longo dos anos, o mundo da construção passou por enormes transformações e evoluiu graças à ajuda de novas tecnologias. Um dos exemplos mais evidentes dessa evolução é representado pelo levantamento de quantitativos.

Neste artigo vamos explicar o que é o levantamento de quantitativos e tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Enquanto isso, recomendamos que você baixe um software 5D BIM para testar a simplicidade de obter um orçamento automático de todas as fases do projeto.

O que é levantamento de quantitativos

O levantamento de quantitativos (em inglês, Quantity Takeoff) trata-se da análise detalhada dos custos de todo o trabalho envolvido em um projeto e tem por objetivo a elaboração de um orçamento.

É fácil perceber como esta fase tão importante dá a possibilidade de gerir o orçamento, disponibilizado pelo cliente, de forma mais precisa, evitando desperdícios por estimativas superficiais.

Como mencionado, levantamento de quantitativos é a quinta dimensão do BIM (BIM 5D): graças a este processo é de fato possível extrair do modelo BIM apenas a informação métrica útil para a definição de custos da realização do trabalho.

Com este sistema também é possível associar os preços relativos a cada elemento do modelo BIM, tornando o processo de estimativa de custos mais eficiente e facilmente atualizado. Na verdade, basta alterar, por exemplo, uma medição e a estimativa é atualizada automaticamente, minimizando os erros que podem surgir das operações de entrada manual de dados.

A imagem mostra o BIM 5D e o orcamento em automatico- Levantamento de quantitativo

BIM 5D e orçamento em automático

Quais as vantagens de usá-lo

Os benefícios de usar o levantamento de quantitativos são óbvios.

Se fizermos uma comparação com o método tradicional, notamos já de início que os automatismos e a facilidade de controle do trabalho do BIM 5D facilitam e agilizam a elaboração dos orçamentos e minimizam a possibilidade de erros.

De fato, com o método tradicional, para estimar os custos de uma obra, é necessário:

  • identificar com precisão os serviços a executar e os relacionados itens da lista de preços;
  • calcular as quantidades a serem inseridas no software de cálculo;
  • organizar, se possível, as informações obtidas em uma sequência lógica e organizada;
  • avaliar materiais, regras e unidades de medida.

Quanto mais precisamente esses passos forem seguidos, menor será o risco de cometer erros.

Com o levantamento de quantitativos, as etapas são aproximadamente as mesmas, mas o grau de detalhe melhora e os erros diminuem significativamente. Os automatismos dão uma enorme ajuda na identificação das quantidades graças à ligação que cada elemento tem com os itens individuais de orçamento.

As principais vantagens obtidas com o levantamento de quantitativos podem ser resumidas em:

  1. gestão de custos — Graças também à precisão e conexão direta dos elementos com os itens individuais do orçamento, todos os custos são rastreados e controlados diretamente, trazendo benefícios tanto para a construtora quanto para o cliente.
  2. Identificação rápida de quantidades — As medições são obtidas direta e automaticamente do modelo para melhorar os fluxos de trabalho que são assim otimizados dentro das equipes de projeto do processo BIM.
  3. Cálculo rápido — O cálculo e a compilação dos dados ocorrem rapidamente graças ao procedimento BIM, otimizando os tempos de trabalho da equipe e, portanto, os custos.
  4. Melhor qualidade de trabalho — Maior controle e velocidade de processamento mais rápida tornam o trabalho mais produtivo, levando a obter mais economia.
  5. Avaliações mais detalhadas — Os modelos de simulação 5D em combinação com todo o processo BIM permitem alcançar um maior detalhamento das medições para melhorar a precisão e a previsibilidade dos custos.

A alta precisão alcançada com o levantamento de quantitativos permite obter mais vantagens do ponto de vista de gestão do projeto. De fato, os projetistas podem avaliar com precisão todas as decisões já nesta fase, minimizando assim as variações na fase de execução das obras.

 A imagem ilustra um levantamento de quantitativo e como fazer medicoes diretamente no modelo BIM

Levantamento de quantitativos | Como fazer medições diretamente no modelo BIM

Como realizar o levantamento de quantitativos

Se você quiser aproveitar todas as vantagens do levantamento de quantitativos e obter a estimativa de custo automaticamente, você deve usar um software BIM 5D. Isso faz parte de uma série de softwares BIM que permitem melhorar significativamente a qualidade do trabalho. Em particular:

  • abrir o modelo BIM no formato IFC e conectar objetos com o item relativo da lista de preços de referência.
  • Identificar todas as entidades similar presente no modelo para acelerar a associação.
  • Definir as regras de medição (aplicando modelos/modelos predefinidos ou criando novos).
  • Obter automaticamente o orçamento estimativa do projeto.
  • Mantenha sempre o orçamento a cada modificação do modelo.
  • Imprimir, exportar e editar o orçamento obtido automaticamente.

O uso de ferramentas BIM e, mais especificamente, de softwares de modelagem 5D contribuem para processos de projeto mais virtuosos da obra, apesar do fato de que é necessário mais esforço nas etapas iniciais. Este último aspecto não deve, no entanto, assustá-lo, pois os esforços iniciais serão amplamente recompensados.

Você pode experimentar os benefícios de um software 5D para orçamento de modelos BIM em formato IFC baixando a versão de teste e usando-a gratuitamente por 30 dias.

primus-ifc
primus-ifc