Home » BIM e facility management » Lista de verificação para manutenção preventiva

Lista de verificação para manutenção preventiva

A lista de verificação para manutenção preventiva é uma lista de tarefas a serem realizadas em uma verificação de manutenção. Conheça 5 etapas

Dentro de uma empresa é importante evitar o aparecimento de danos com antecedência e reduzir o risco de acidentes: para isso, é aconselhável contar com uma manutenção preventiva.

Implementar procedimentos de manutenção preventiva significa seguir uma série de etapas fundamentais, que podem ser facilmente verificadas com uma lista de verificação de manutenção preventiva.

Neste artigo, explicaremos como criar listas de verificação para manutenção preventiva e como gerenciá-las graças a um software de Facility Management que recomendamos que introduza imediatamente em suas atividades de manutenção.

O que é uma lista de verificação para manutenção preventiva?

Uma lista de verificação de manutenção preventiva coleta a lista detalhada de tarefas que os técnicos devem concluir durante um processo de manutenção em um ativo, garantindo que todas as etapas sejam executadas corretamente.

Existem dois tipos principais de listas de verificação de manutenção preventiva:

  1. lista de verificação aprovada ou reprovada;
  2. lista de verificação passo a passo.

Lista de verificação aprovada ou reprovada

Esse tipo de checklist coleta uma série de verificações na forma de declarações que podem ser negativas ou positivas.

Por exemplo, imagine que um técnico tenha que verificar se a temperatura de uma máquina está sempre em torno de uma determinada faixa de valores: um checklist desse tipo o direcionaria no controle da temperatura em conformidade com os padrões exigidos. A verificação pode, portanto, ser aprovada ou não, sendo necessário neste caso um controle aprofundado.

Lista de verificação passo a passo

Uma lista de verificação passo a passo define uma lista detalhada de operações preventivas a serem realizadas, a fim de evitar pular etapas essenciais durante as operações de manutenção.

Considere, por exemplo, inspeções em dispositivos de segurança, que devem ser realizadas em intervalos regulares, uma possível lista de verificação passo a passo pode envolver as seguintes operações:

  1. verificar inventário;
  2. verificar kit de primeiros socorros;
  3. verificar o estado das placas de segurança;
  4. verificar o estado e funcionamento dos extintores de incêndio;
  5. inspecionar kits de prevenção de quedas;
  6. verificar detectores de fumaça.
A imagem ilustra um exemplo de tipos de listas de verificação de manutenção preventiva

Tipos de listas de verificação de manutenção preventiva

Quais são as vantagens das listas de verificação de manutenção preventiva?

O uso de listas de verificação para manutenção preventiva tem uma série de vantagens:

  1. redução do erro humano: a implementação de listas de verificação através das etapas e tarefas precisas permite evitar erros ocasionais ditados pelas lacunas de memória dos operadores.
  2. Rápida resolução de problemas: graças um checklist, os técnicos podem verificar rapidamente as máquinas executando mecanicamente as mesmas operações e reduzindo os tempos de manutenção.
  3. Padronização do fluxo de trabalho: se os operadores souberem o que fazer, executam suas tarefas de forma rápida e operacional, garantindo uma melhor qualidade do trabalho.
  4. Melhoria da competência profissional: seguindo um checklist, os trabalhadores melhoram as suas competências profissionais, tornando-se independentes.
  5. Maior segurança: um plano de manutenção realizado corretamente resulta em uma redução dos riscos repentinos de quebra e danos e, portanto, maior segurança do ambiente de trabalho.
A imagem ilustra um exemplo das vantagens de usar uma lista de verificação de manutenção preventiva

Vantagens de usar uma lista de verificação de manutenção preventiva

Como criar uma lista de verificação de manutenção preventiva em 5 etapas fáceis

Aqui estão cinco passos simples para criar uma lista de verificação de manutenção preventiva:

  1. estabelecer em detalhes os objetivos do programa de manutenção preventiva.
  2. Incluir medidas de segurança, que devem fazer parte integrante de qualquer intervenção a realizar.
  3. Coletar dados específicos, mas com clareza e sequencialidade, a fim de interpretar rapidamente as tarefas a serem realizadas, é necessário ser conciso.
  4. Incluir fotos e diagramas, para facilitar o processo de compreensão.
  5. Delegar tarefas de manutenção às pessoas certas, que tenham o treinamento apropriado para entender como realizar adequadamente os procedimentos de manutenção.

Como gerenciar listas de verificação de manutenção com um software CMMS

Independentemente do setor, um software CMMS permite que você crie e gerencie listas de verificação de forma personalizada.

Graças a este software, você pode esquecer as baterias e pilhas de folhas nas quais fixar as verificações, que agora são sinônimos de erro recorrente. Você possui sistemas centralizados e informatizados que garantem o gerenciamento adequado de ativos e o armazenamento seguro de dados.

Desta forma, cada usuário pode desenhar a partir de um banco de dados comum e ter acesso a todos os vários checklists, com a possibilidade de criar novos, atualizá-los automaticamente de acordo com as necessidades e compartilhá-los automaticamente.

Por esse motivo, nosso conselho para gerenciar melhor todas as suas listas de verificação de manutenção preventiva é tentar usar imediatamente um software CMMS e, assim, automatizar todo o processo de manutenção de ativos.

 

usbim-maint
usbim-maint