BibLus

Blog sobre arquitetura, engenharia e construção

  • Notícias sobre BIM
  • BIM object
  • BIM projetos
  • BIM software
  • PTB
    • Deutsch de_DEEnglish en_GBEspañol es_ESFrançais fr_FR
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
List List Menu
  • BIM na construção
  • BIM e Projeto de construção
  • BIM e cálculo estrutural
  • BIM e canteiros de obras
  • BIM e educação/formação
  • BIM e eficiência energética
  • BIM e facility management
  • BIM e segurança
  • BIM, orçamento e contabilidade
  • BIM e GIS
  • BIM e infraestrutura
  • BIM e MEP
  • HBIM
  • Gêmeo digital
  • BIM e regulamentações técnicas
  • CDE e plataformas colaborativas
  • IFC e openBIM

Home » CDE e plataformas colaborativas » Metodologia BIM dos software às normas Pas 1192-2 e BS 1192

Metodologia BIM dos software às normas Pas 1192-2 e BS 1192

A gestão do modelo virtual BIM: o Common Data Environment (CDE) na BS 1192 e na Pas 1192-2. O grupo consultivo EU BIM task group

Editorial Team / abril 3, 2023
Metodología BIM - Pas 1192-2

Falar de metodologia BIM significa falar de processos de trabalho colaborativos baseados em aplicações informáticas capazes de criar modelos virtuais do edifício para realizar: muito mais, portanto, do que simplesmente falar de software.

Índice

  • Metodologia BIM dos software às normas
  • O grupo consultivo EU BIM task group
  • Common data environment: BS 1192 – Pas 1192-2

Metodologia BIM dos software às normas

Os assim chamados software BIM-oriented continuam sendo um dos principais aspectos desta metodologia. Na verdade, eles geram os modelos do edifício que, sendo capazes de interagir, formam a federação de modelos à volta da qual se aglutinam todas as várias atividades profissionais.

Seria mais adequado falar de:

  • software BIM authoring, software capazes de criar modelos equipados com informações alfanuméricas (propriedades e output), para além de geométricas coordenadas e congruentes com as primeiras e entre elas;
  • software BIM tools, uma “constelação” de utility para cada BIM authoring. Estas ferramentas são capazes de executar processamentos específicos (cálculo estrutural, orçamento estimativo, etc.). Para além disso, devolvem aos relativos modelos de referência os respectivos dados de output.

A imagem a seguir, proveniente da legislação inglesa, é explicativa do que foi até agora descrito. Nessa os modelos do edifício considerados são os de arquitetura, estrutura e planta.

AEC(UK) BIM Technology Protocol

AEC(UK) BIM Technology Protocol

A modalidade mediante a qual estes modelos conseguem trocar informações é um aspecto técnico garantido por formatos de dados partilhados entre os software (daqui o nome “software interoperáveis”). O mais comun deles é o Industry Foundation Classes, mais conhecido como IFC (Veja o post “BIM e a interoperabilidade entre os software”).

O grupo consultivo EU BIM task group

Sob iniciativa britânica e juntamente com a União Europeia, nasceu um grupo consultivo “EU BIM Task Group”, cuja tarefa é coordenar e ligar as maneiras nas quais o BIM será introduzido nas obras públicas da União Europeia.

Common data environment: BS 1192 – Pas 1192-2

Várias associações profissionais, juntamente com o governo britânico, disponibilizaram documentação técnica concebida para ajudar empresas, profissionais e entidades adjudicantes na aplicação prática do novo método.

O organismo de normalização britânico BSI (British Standard Institution) produziu uma série de normas, organicamente concebidas, de grande relevância.

As normas da série 1192 ( BS 1192 – Pas 1192-2 // 3 // 4 // 5 ), e as outras ligadas a elas, são uma importante referência para a aplicação da metodologia BIM. Elas abrangem todas as fases da vida de um edifício, desde a fase de desenho até àquelas de construção e gestão.

Pas-1192

Pas-1192

A imagem fornece um retrato interessante de todo o processo de construção. É possível encontrar a área “de competência” dos software BIM-oriented, ou seja aquela realçada em amarelo na figura a seguir:

Área de competência Pas-1192-2-2013

É sem dúvida importante salientar que a representação da Pas 1192: 2: 2013 sintetiza duas correntes distintas dos processos. Estas duas correntes poderiam ser descritas da seguinte forma:

a primeira refere-se à gestão do inteiro processo de construção

Gestão processo de construção conforme Pas 1192

Gestão processo de construção conforme Pas 1192

a segunda refere-se à gestão das informações de projeto que se realiza mediante criação, desenvolvimento e maturidade do modelo virtual do edifício.

Gestão informações de Projeto Pas-1192

Gestão informações de Projeto Pas-1192

Em particular, é preciso observar como na segunda imagem todas as operações relativas aos modelos virtuais desenvolvem-se dentro de uma área chamada Common Data Environment (CDE).

 

usbim-platform
usbim-platform

 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on X
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
Newsletter BibLus

Postagens relacionadas

    junho 4, 2026

  • Fluxo de Trabalho Documental no CDE: Como o Arquivo Torna-se o Motor do Processo Informativo ISO 19650


  • maio 28, 2026

  • Estados do Contêiner Informativo ISO 19650: WIP, Compartilhado, Publicado, Arquivado – Guia Completo


  • maio 14, 2026

  • Ambiente Comum de Dados (CDE) segundo a ISO 19650: essencial para o sucesso em projetos BIM


  • abril 30, 2026

  • Compartilhamento de documentos de construção: torne a gestão de projetos mais colaborativa e eficiente


logo biblus Notícias e insights sobre a indústria AEC e BIM Inscreva-se na nossa newsletter
Siga-nos no
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
News
  • BIM e Projeto de construção
  • Canteiros de obras
  • Eficiência energética
  • Orçamento e contabilidade
  • Facility Management
  • GIS
  • HBIM
  • Infraestrutura
  • MEP
  • Segurança
  • Cálculo estrutural
  • Regulamentações técnicas
  • Educação/formação
  • BIM na construção
  • Notícias sobre BIM
  • Exemplo de projeto BIM
  • CDE e plataformas colaborativas
  • Gêmeo digital
  • IFC e openBIM
Scroll to top

ACCA software S.p.A. - VAT Reg.Nr. IT01883740647
Contrada Rosole 13 - 83043 BAGNOLI IRPINO (AV) - Italy - email: info@accasoftware.com - tel. +556131810212
Copyright © 2024 - ACCA software - Todos os direitos reservados - v. 9.2.0.128
Condições de uso e Aviso Legal - Política de Privacidade
▲