Home » BIM e facility management » Monitoramento de energia: o que é e quais os benefícios?

Monitoramento de energia: o que é e quais os benefícios?

O monitoramento de energia coleta e analisa os dados de energia de um ativo para aumentar sua eficiência. Descubra todos seus benefícios

Dada a crise climática e o aumento dos preços da energia, você pode estar se perguntando se existe um método eficaz para aumentar a eficiência energética de seu ativo e limitar seu impacto ambiental. A resposta está na realização de um monitoramento preciso e oportuno da energia. Você ficará ainda mais satisfeito em saber que existem softwares de gestão de manutenção específicos capazes de aprimorar esse processo e alcançar os resultados desejados mais cedo.

Vamos ver juntos como realizar o monitoramento de energia de um bem e quais as vantagens resultantes desta ação.

O que é monitoramento de energia?

O monitoramento de energia é um processo de coleta, registro e análise de dados sobre o consumo de energia. Este processo pode dizer respeito e ser aplicado em uma única instalação ou em todo o ativo. Depois de realizar o monitoramento de energia, passamos para a próxima fase, que é a da gestão. Portanto, uma primeira etapa envolve a análise de dados de energia e uma segunda etapa envolve o gerenciamento do consumo com base no que foi detectado pela fase de monitoramento anterior.

Realizar um monitoramento de energia preciso é um passo fundamental para economizar e tornar um bom produto mais eficiente. Esta fase permite identificar:

  • ineficiências, como aquecimento ou resfriamento excessivo de áreas subutilizadas;
  • falhas e avarias em instalações ou partes de instalações;
  • eficiência energética.

Agir sobre o que é detectado pelo monitoramento de energia, portanto, permite que você:

  • fornecer informações detalhadas sobre as necessidades operacionais de um ativo;
  • reduzir o consumo de energia;
  • aumento da eficiência energética;
  • reduzir as emissões e, consequentemente, o impacto ambiental.

Acrescente-se ainda que o acompanhamento continua mesmo após as intervenções de gestão. Neste caso, o objetivo é verificar se as soluções e as tecnologias implementadas estão tendo os efeitos desejados ou se é necessário revisar o projeto das melhorias realizadas anteriormente.

4 razões pelas quais o monitoramento de energia é importante

Como vimos, o monitoramento de energia fornece informações importantes para o controle do consumo de energia e para limitar o impacto que o bem tem no meio ambiente, aspectos que são fundamentais para nossas empresas e nossa sociedade hoje.

A crise energética atingiu duramente as empresas a nível internacional, pelo menos tanto quanto a crise climática atingiu o meio ambiente. Intervir ao conter esses dois fenômenos é uma responsabilidade cada vez mais premente e pode ser tratada com monitoramento de energia.

Vamos ver juntos em detalhes as 4 principais razões pelas quais esta fase é tão importante:

  1. medição precisa: graças ao monitoramento de energia e ao uso específico de software de gestão de manutenção é possível encontrar medições extremamente detalhadas que permitem avaliações sobre quaisquer melhorias.
  2. Identificação de problemas: monitorar um ativo de forma eficiente significa identificar problemas e mau funcionamento de equipamentos e/ou sistemas, ou partes deles, e, portanto, reduzir o consumo de energia.
  3. Monitoramento em tempo real: o monitoramento em tempo real permite, por exemplo, intervir em uma falha que acabou de ocorrer, a fim de limitar o desperdício tanto quanto possível ou ainda permitir que a manutenção preditiva seja realizada para que os recursos possam continuar a operar de forma eficiente e com menos falhas.
  4. Análise das tendências de consumo: o monitoramento contínuo do consumo de energia facilita a identificação de momentos de uso específico e aqueles em vez do tempo de inatividade da planta. Desta forma, os gestores de energia podem determinar as melhores soluções para reduzir o consumo e as possíveis opções de planejamento para um uso equilibrado dos recursos.
A imagem ilustra a importância do monitoramento de energia

A importância do monitoramento de energia

Quais são os benefícios do monitoramento de energia?

A fase de monitoramento de energia, incluída na fase mais ampla da gerenciamento de energia, nos permite economizar no consumo e, portanto, nas contas e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto que nosso bem tem no meio ambiente. A esses aspectos, que já seriam suficientes para nos fazer entender o quão vantajoso é o monitoramento de energia, podemos acrescentar:

  • redução de impacto de carbono das empresas;
  • poupança nos custos de consumo de energia;
  • medições precisas em tempo real;
  • melhoria do desempenho das instalações e dos ativos em geral;
  • identificação de picos de uso e consumo excessivo.

Como melhorar a eficiência energética de um ativo?

Aumentar a eficiência energética é extremamente importante para uma empresa, porque permite, por um lado, reduzir despesas e, por outro, limitar o impacto ambiental. Alguns estudos mostraram que a maioria das empresas tem o potencial de reduzir o consumo de energia em um percentual variável entre 10 e 20%, por meio de ações simples que podem ser identificadas graças ao monitoramento de energia.

Portanto, é claro que a redução do consumo de energia tem múltiplos benefícios, mas exatamente como podemos aumentar a eficiência energética do nosso bem? Vamos dar uma olhada em três etapas simples:

  • monitoramento e análise: para melhorar a eficiência energética, primeiro é necessário identificar ineficiências dentro do nosso ativo. Para fazer isso, é necessário implementar uma solução eficaz de monitoramento de energia, na qual cada equipamento, planta ou todo o ativo será monitorado e quaisquer anomalias serão destacadas.
  • implementação de melhorias: uma vez que os dados de energia são coletados e analisados, será possível identificar ineficiências e melhorias a serem implementadas para obter os melhores benefícios.
  • monitoramento e avaliação constantes: após a implementação de cada mudança, é importante monitorar os resultados e o nível de melhoria alcançado para que possamos determinar quais mudanças são as mais eficazes e se há outras melhorias a serem feitas. Para garantir um nível constante de eficiência energética, é essencial refinar constantemente as estratégias de monitoramento e gerenciamento de energia.

Os aspectos de monitoramento e gestão de energia são fundamentais dentro do gerenciamento de um ativo: o objetivo desta etapa delicada é garantir a economia de consumo de energia e um menor impacto ambiental do ativo.

Meu conselho é fazer uso de software de gestão de manutenção específico e profissional que permita a rápida identificação de sistemas com uso intensivo de energia e as correspondentes oportunidades de economia.

 

usbim-maint
usbim-maint