Home » Exemplo de projeto BIM » Projeto de quiosque: o guia técnico

Projeto de quiosque o guia técnico

Projeto de quiosque: o guia técnico

Projeto de quiosque: definição, tipos, critérios de projeto e um exemplo prático com arquivo e modelo 3D para baixar

Você foi contratado para projetar um quiosque? Deseja conhecer as técnicas de construção e os critérios de projeto a serem seguidos? Neste foco, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o projeto de um quiosque e também forneceremos um modelo 3D para download gratuito.

Antes de começar, você já pode fazer o download do modelo 3D do quiosque para obter todos os gráficos necessários para o seu projeto (plantas, cortes, vistas 3D, renders, etc.).

Projeto de um quiosque | Render realizado com o Edificius

Normas para projeto de quiosque

O projeto de quiosque deve atender a específicas normas nacionais ou locais, especialmente em relação aos seguintes fatores: limites dimensionais referentes a todas as medidas (superfície coberta, altura da testeira, altura da cumeeira); distâncias em relação ao ambiente construído; materiais a serem utilizados na área de preparação de alimentos.

Igualmente importantes são as normas regulamentadoras do ambiente de trabalho.

Definição e características

Qual a definição de quiosque?

Ressaltamos que, em geral, não há uma definição única, tanto porque cada município tende a dar sua própria definição em relação ao que vai regulamentar, quanto porque essa estrutura pode ser temporária (portanto, sazonal) ou estável.

Partindo desse pressuposto, podemos considerar o quiosque como uma estrutura isolada, geralmente composta por elementos pré-fabricados e facilmente removíveis, destinada a servir bebidas e alimentos.

Projeto de um quiosque | Render realizado com o Edificius

Esta definição destaca algumas das características fundamentais de um quiosque, pois se refere a uma estrutura:

  • pré-fabricada, ou seja, realizada com painéis de alumínio ou, geralmente, elementos de madeira. Este último é um material cada vez mais utilizado, transmitindo bem a ideia de quiosque.
  • facilmente removível, sendo uma estrutura não presa permanentemente ao chão. Por esse motivo, são utilizados materiais que podem ser montados a seco.
  • isolada, ou seja, não adjacente a outros edifícios, mas cercada por espaços incluindo assentos para clientes.
  • destinada a servir bebidas e comida, possuindo ambientes internos específicos para este fim. Os espaços, ainda, devem ser organizados de maneira diferente, dependendo do tipo de alimentos a serem servidos: um quiosque que serve apenas comida embalada, por exemplo, é diferente de outro que prevê processamento de alimentos.

Critérios de projeto

Considerando que não existe uma norma de referência específica a nível internacional, com este artigo de aprofundamento visamos fornecer dicas, úteis em qualquer situação, para uma eficaz organização dos espaços.

Projeto de quiosque-esquema funcional_programa BIM de arquitetura 3D Edificius

  1. Assentos para clientes
  2. WC
  3. Área de preparação/serviço
  4. Depósito

Em primeiro lugar, é necessário conhecer o tamanho da superfície que receberá a estrutura. É um aspecto fundamental, juntamente com considerações referentes a possíveis restrições ou distâncias a serem atendidas, pois de tudo isso resultará o tamanho da estrutura.

Outro aspecto importante a ser considerado é o público alvo, que orienta escolhas de projeto e, portanto, a abordagem inicial ao próprio projeto.

Também é fundamental definir a organização dos espaços internos, distribuídos de forma a facilitar o trabalho do pessoal, bem como o contato com os clientes. Em particular, é recomendável dividir as áreas internas de modo a separar ambientes de trabalho e banheiros.

Um projeto eficaz, ainda, deve prever um ambiente que sirva como depósito para garantir uma divisão clara entre área de armazenamento e área de preparação. Essa subdivisão também pode ser uma ótima solução para evitar o armazenamento de materiais em locais inadequados, dentro ou fora do quiosque.

Quanto às dimensões do quiosque, essas atendem a normas locais e, geralmente, são:

Projeto de quiosque-dicas de projeto_programa BIM de arquitetura 3D Edificius

  • Altura entre nível 2,70 m
  • Largura de percursos internos > 0,70 m
  • Superfície banheiro para pessoal > 2 m²
  • Superfície de apoio/bancada 0,30 m
  • Superfície de trabalho 0,70 m
  • Relação entre ventilação e iluminação da área de serviço > 1/8
  • Relação entre ventilação e iluminação do banheiro > 1/12

É preciso, enfim, considerar a superfície ocupada por qualquer outro elemento adicional, como geladeira para bebidas, máquina de café e forno de micro-ondas. Nesse sentido, é aconselhável visualizar a ficha técnica de cada produto.

Considerações gerais

Ao projetar um quiosque, também é importante prever outros aspectos, tais como:

  • conexão com o abastecimento de água, esgoto e eletricidade;
  • lavabo com água quente e fria;
  • móveis, superfícies de trabalho, pisos e paredes de até 2 metros e realizados em material facilmente lavável e desinfetável.
Projeto de quiosque-render-vista panorâmica-programa BIM de arquitetura 3D Edificius

Render panorâmico de um quiosque realizado com Edificius

Projeto de quiosque: um exemplo prático

O nosso exemplo refere-se ao projeto de um quiosque organizado em duas áreas distintas, uma interna e outra externa.

A parte interna é de cerca de 17 m², subdividida em: área destinada a banheiros com vestiário; área de depósito; área para preparação e serviço de comida e bebidas. Esta última área possui elementos característicos, tais como superfície de trabalho (facilmente lavável e desinfetável) ou bancada de madeira envernizada.

Projeto de quiosque-Corte-B-B_programa BIM de arquitetura 3D Edificius

Corte B-B de um quiosque realizado com Edificius

Quanto à parte externa, é constituída por três áreas destinadas a acolher os clientes. Essas áreas estão equipadas com assentos e mesas colocadas abaixo de uma estrutura de vigas e pilares de madeira escura que, apoiando ripas de madeira clara, garante sombreamento aos clientes num jogo de luz e sombras. O piso também é de madeira, em continuidade com os elementos de sombreamento e a cobertura do quiosque.

Projeto de um quiosque | Render realizado com o Edificius

Download modelos

Confira aqui, disponíveis para o download gratuito, os arquivos do projeto de quiosque e o software utilizado para realizá-los.

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .EDF) do projeto de quiosque

 

edificius
edificius