Home » BIM e profissões » Remoção de barreiras arquitetônicas: como abordar o projeto

Remoção de barreiras arquitetônicas: como abordar o projeto

Remoção de barreiras arquitetônicas: o sistema integrado que permite projetar e gerenciar melhor as intervenções!


Tem que fazer um projeto para remoção de barreiras arquitetônicas (rampas, elevadores, banheiros, etc.)? Quer uma ferramenta que lhe permita gerenciar melhor todas as operações?

Neste artigo, vamos lhe dar algumas informações úteis para gerenciar o projeto de remoção de barreiras arquitetônicas, usando uma plataforma online gratuita que simplifica o seu trabalho.

Projeto colaborativo de intervenções para remoção de barreiras arquitetônicas

Trabalhar em um projeto para remoção de barreiras arquitetônicas é uma processo colaborativo, pois une mais disciplinas e envolve mais profissionais. Esta forma de trabalhar passa necessariamente pela troca de arquivos e informações, pela organização das tarefas e por uma ótima comunicação dentro da equipe.

Saiba que existem plataformas online que facilitam esses processos de colaboração, comunicação e coordenação, agilizam a detecção de interferências entre os diversos modelos (arquitetônicos e estruturais, por exemplo) e permitem verificar todas as escolhas feitas.

Vamos ver as características necessárias para tornar o trabalho em equipe fácil e proveitoso, sem perda de tempo e minimizando a possibilidade de erro.

Passo 1: projeto arquitetônico

Dicas de projeto para retirada de barreiras arquitetônicas em uma cozinha

Dicas de projeto para retirada de barreiras arquitetônicas em uma cozinha

Primeiramente, deve-se realizar o projeto arquitetônico das intervenções necessárias: verificar sua viabilidade, que sejam conforme às normas em vigor, que haja espaços disponíveis, etc.

Você pode também baixar gratuitamente nossos projetos e utilizá-los como guia para seu trabalho. No caso, disponibilizamos o modelo 3D do projeto de uma rampa, de um elevador e de remoção de barreiras arquitetônicas em um edifício residencial (banheiro, cozinha, etc.).

Modelo 3D feito com Edificius | Antes e depois da intervenção

Passo 2: projeto estrutural e das instalações

O segundo passo é elaborar o projeto estrutural e de instalações da intervenção. Os projetistas das estruturas e instalaçõs terão que trabalhar em cima do modelo arquitetônico e realizar o arranjo de elementos estruturais (calculados) e instalações.

Projeto de um elevador feito com Edificius

Projeto de um elevador feito com Edificius

Nesta fase, portanto, é necessário trocar dados, gráficos e informações com todos os projetistas envolvidos.

Para gerenciar melhor seu trabalho, recomendamos utilizar um sistema integrado de aplicativos online: com usBIM, basta carregar o arquivo de projeto arquitetônico na nuvem para começar imediatamente a colaborar com toda sua equipe.

Poderá trabalhar online no mesmo arquivo ao mesmo tempo que seus colegas, trocar ideias no chat integrado (usBIM.chat), lançar videoconferências com usBIM.meet, visualizar, compartilhar e gerenciar projetos de grande porte com qualquer dispositivo (PC, tablet, celular) e de qualquer lugar, visualizar arquivos BIM criados com qualquer software autoral. Todas essas funções serão de grande ajuda para economizar tempo e melhorar os fluxos e a qualidade de seu trabalho. Basta um dispositivo qualquer (PC, tablet ou celular) e uma conexão com a Internet.

Vamos ver um exemplo prático bastante comum: você terminou um projeto arquitetônico para remoção de barreiras arquitetônicas, com rampa e elevador, e agora deve repassá-lo ao engenheiro estrutural para os devídos cálculos e autorizações.

Vamos ver como gerenciar todas as atividades do projeto usando os aplicativos gratuitos do usBIM.

Antes de mais nada, faça o acesso no usBIM com as suas credenciais (e-mail e senha).

Como acessar usBIM

Como acessar usBIM

Caso ainda não tenha uma conta ACCA, pode criá-la agora:

  • vá para a nossa área de usuário MyACCA;
  • cadastre-se inserindo todos os seus dados;
  • digite seus e-mail e senha.

Neste ponte, pode já criar uma pasta na nuvem usBIM e carregar o arquivo do projeto com um simples Arrastar e Soltar. Para criar uma nova pasta, vá para a seção Meus documentos (canto superior esquerdo) e clique no ícone Nova pasta (canto inferior direito).

Para compartilhar o arquivo com seu colega, clique nos três pontos e escolha Encaminhar.

Como encaminhar um arquivo com usBIM

Como encaminhar um arquivo com usBIM

Digite o e-mail do destinatário e, se quiser, deixe uma mensagem.

Como compartilhar um arquivo com usBIM

Seu colega receberá uma mensagem no chat usBIM.chat com o link ao arquivo. Ele poderá visualizá-lo até offline e do celular, sem baixar aplicativos e arquivos, e mesmo não tendo o mesmo software autoral que produziu o arquivo: por exemplo, poderá visualizar um arquivo DWG do telefone, sem possuir a licença de um software CAD.

Também poderá organizar uma videoconferência no usBIM.meet: para participar, bastará um dispositivo (PC, tablet ou celular) conectado à Internet e equipado com webcam e microfone.

usBIM.meet | O aplicativo de videoconferências e compartilhamento de desktop para colaborar online com sua equipe sem sair do usBIM

usBIM.meet | O aplicativo de videoconferências e compartilhamento de desktop para colaborar online com sua equipe sem sair do usBIM

Neste ponto, o engenheiro estrutural pode já trabalhar em cima do projeto arquitetônico e voltar a compartilhar o modelo, atualizado, no usBIM.

Para verificar as interferências entre o modelo arquitetônico e o estrutural, o sistema integrado usBIM possui funções específicas para federar os modelos (usBIM.federation) e identificar conflitos (usBIM.clash). Esta etapa é essencial para evitar que surjam problemas no canteiro de obras.

Como federar modelos 3D com usBIM.federation

Como federar modelos 3D com usBIM.federation

Uma vez concluída a modelagem, também é possível redigir o orçamento das obras diretamente online, usando PriMus online: vários profissionais podem trabalhar em tempo real no mesmo documento compartilhado, visualizando as alterações feitas por cada um. A cada alteração, receberá uma notificação e os itens do orçamento serão atualizados automaticamente; clicando na notificação, será levado ao ponto do documento que está sendo editado pelo colega, e poderá visualizar suas alterações em tempo real.

Graças a essas simples ferramentas, é possível colaborar no mesmo projeto com colegas localizados em qualquer lugar do mundo e obter resultados satisfatórios em pouco tempo.

Para baixar o arquivo de teste gratuitamente, clique aqui e acesse o usBIM; encontrará um arquivo IFC que pode ser aberto com qualquer software autoral BIM. Fique à vontade para utilizá-lo e descobrir todas as vantagens do sistema integrado usBIM!

usbim
usbim