Home » BIM e Projeto de construção » Renderização arquitetônica: o que é e por que usar

A imagem mostra um exemplo de renderizacao arquitetonica realizado com o Edificius

Renderização arquitetônica: o que é e por que usar

O que é a renderização arquitetônica? Por que usá-la no projeto? Confira 5 boas razões para adotar o Edificius para renders foto realistas

A arquitetura e o projeto do ambiente urbano envolvem inúmeros profissionais: engenheiros, arquitetos, paisagistas, empresas, clientes, bem como outros atores menos especializados. Todos eles olham para o projeto de diferentes perspectivas, cada um tendo próprios objetivos e desejos.

Por isso, para que um projeto arquitetônico seja bem-sucedido, é necessário que todos seus atores cheguem a um ‘entendimento compartilhado’.

A renderização arquitetônica e as técnicas de visualização arquitetônica podem ajudar nisso.

No setor do projeto, de fato, muitas vezes um desenho bidimensional não é suficiente para veicular todas as informações necessárias e fazer com que o cliente compreenda exactamente as características do desenho realizado.

A imagem mostra uma renderizacao arquitetonica realizada com o Edificius

Projeto de casa de campo – Render realizado com o Edificius

Renderização arquitetônica: o que é?

A renderização arquitetônica é um processo que envolve a criação de imagens e animações foto realistas em 2D e 3D, úteis para ilustrar projetos arquitetônicos de forma realista.

Ela é, em outras palavras, a arte de criar imagens bidimensionais e tridimensionais que mostram os atributos de um determinado projeto arquitetônico.

A renderização arquitetônica também é uma valiosa ferramenta de pré-visualização do projeto, que transforma o modelo arquitetônico em visualizações realistas: imagens foto realistas claras e imediatas, que não geram mal-entendidos.

O projetista pode, na verdade, apresentar a evolução do projeto ao cliente por meio de uma série de renders, de forma a que ele possa fazer alterações antes da fase de construção. Além disso, o próprio projetista pode verificar a validade de suas escolhas de projeto.

A imagem mostra uma renderizacao arquitetonica realizada com o Edificius

Design de interiores – Render realizado com o Edificius

Renderização arquitetônica: por que usar?

A renderização 3D para arquitetura mostra o aspecto de um edifício antes dele ser construído. Ao apresentar o projeto tridimensional, a renderização arquitetônica permite visualizar tudo em uma escala mais realista.

Utilizando um software para a modelagem arquitetônica 3D e a renderização, o projetista consegue manusear projetos em tempo real, passando rapidamente do conceito ao concreto e explorando diversas opções, bem como aprimorar e criar mais versões do mesmo projeto.

Além disso, graças às ferramentas de visualização e navegação do projeto, o projetista pode avaliar, de forma muito mais clara, os aspectos qualitativos e quantitativos dos espaços que está realizando.

Resumindo, a renderização 3D e, mais em geral, a visualização arquitetônica podem ajudar arquitetos e projetistas a trabalhar de forma colaborativa e comunicar ideias de maneira mais eficiente.

A visualização 3D pode, de fato, ser usada como ferramenta de marketing com clientes ou para planejar consultas com projetistas. Também pode ser aproveitada para melhorar a maneira como os edifícios são desenvolvidos pelas equipes de projeto.

A imagem mostra uma renderizacao arquitetonica realizada com o Edificius

Design de interiores – Render realizado com o Edificius

Renders arquitetônicos: 5 boas razões para adotar o Edificius

Historicamente, a visualização digital 3D sempre foi um processo comprido e, portanto, caro.

Edificius, o software para arquitetura da ACCA, permite transformar instantaneamente seus modelos arquitetônicos 3D em visualizações de alta qualidade e experiências cativantes em tempo real.

Confira alguns ótimos motivos para utilizar o Edificius para sua renderização arquitetônica!

1- Ambiente para projeto arquitetônico

Isso significa que o Edificius não se conecta a nenhum software CAD / BIM, como acontece em muitos outros casos, pois ele mesmo é o software para projeto arquitetônico!

No Edificius tudo está perfeitamente e dinamicamente integrado, conforme a verdadeira filosofia BIM.

Muitas vezes ouvimos sobre a possibilidade de “conectar o projeto criado no software X com o software de gráfica Y” e “mexer facilmente nos programas X e Y para criar renders 3D foto realistas.

Isso não acontece com o Edificius, uma vez que o ambiente de renderização foto realista está perfeitamente integrado ao software de projeto arquitetônico, o que representa uma grande vantagem para o projetista.

Você, de fato, não precisa de nenhum treinamento adicional, nem necessita exportar arquivos para outro programa ou carregá-los na nuvem: tudo o que vê e edita em seu modelo é exibido instantaneamente no Edificius.

2- Simples

Esse é um dos principais motivos pelos quais os projetistas optam pelo Edificius: ele é um software extremamente fácil de usar.

Você não precisa ser um especialista: um clique e algumas simples configurações são suficientes para transformar imediatamente seu modelo BIM em uma renderização arquitetônica 3D.

3 – Rápido: renderização arquitetônica sem tempos de espera

Edificius permite que você realize, a qualquer momento ao longo do projeto, renderizões sem tempos de espera que facilitam bastante a verificação de suas escolhas.

4 – Recursos de alta qualidade

O Edificius permite obter renders arquitetônicos mais foto realistas graças a uma biblioteca equipada com milhares de materiais PBR (Physically Based Rendering), que possibilitam calcular de forma rápida e correta a quantidade de luz refletida pelos materiais e sua direção.

5 – Excelente custo-benefício

Uma assinatura anual de qualquer outro software de renderização foto realista, com recursos comparáveis aos encontrados no Edificius, é de cerca de 1000 euros (quase 6626 reais). O ambiente AIr-BIM para renderização foto realista, pelo contrário, já vem incluso no Edificius.

 

edificius
edificius