Home » BIM e Projeto de construção » Walkthrough 3D: 10 principais vantagens no setor AECO

Walkthrough 3D: 10 principais vantagens no setor AECO

 O Walkthrough 3D, literalmente “guia 3D”, é um passeio virtual realista e detalhado do projeto. Conheça tudo sobre


O progresso tecnológico está agora dando sua contribuição em todos os setores, incluindo o da AECO. Quando apresentamos remotamente um trabalho a um cliente, mesmo que sejamos muito bons em fazê-lo em palavras, nada será mais incisivo e convincente do que um passeio 3D.

É aqui que contamos com a ajuda da tecnologia e do Walkthrough 3D, que é um guia virtual tridimensional do projeto. Se você ainda não experimentou, continue lendo este artigo e descubra esta ferramenta revolucionária no campo da visualização arquitetônica e design de interiores.

O que se entende por Walkthrough 3D?

O Walkthrough 3D, em português guia 3D, é um tour virtual tridimensional do projeto. A possibilidade de fazer visitas virtuais remotas, talvez antes mesmo do trabalho estar concluído, tem vantagens óbvias tanto para o designer quanto para o cliente.

Para o projetista, por exemplo, poder apresentar a ideia do projeto remotamente por um tour tridimensional permite:

  • economizar tempo;
  • satisfazer o cliente em seus pedidos e ainda poder modificar o projeto;
  • ser muito mais convincente e cativante na apresentação de ideias de design.

Na verdade, imagine ter que apresentar um primeiro rascunho de projeto apenas em 2D ou, no máximo, com a adição de algumas vistas 3D estáticas. A apresentação nunca poderia ser tão convincente quanto um tour tridimensional dentro do projeto, customizado conforme os gostos e necessidades do cliente.

Ao mesmo tempo, o cliente que está prestes a comprar uma casa, um escritório ou qualquer outra estrutura, pode fazer um tour tridimensional pessoal do projeto, ver cada detalhe, avaliar mudanças e pode fazê-lo quantas vezes e de onde quiser.

 

A imagem mostra o Walkthrough 3D renderizada com Edificius

Walkthrough 3D | Render criado com Edificius

Por que as orientações em 3D são tão importantes para designers de interiores?

Graças ao Walkthrough 3D é possível ter conhecimento preciso de uma série de dados e informações, antes da conclusão da obra, sendo possível visualizar, de forma remota e independente, qualquer canto do projeto, avaliar espaços e medidas, apreciar o design de interiores propostas por profissionais, avaliar e propor eventuais alterações.

Portanto, para o setor de design de interiores, o Walkthrough 3D representa um passo muito útil, pois os clientes podem saber e revisar exatamente em que estão investindo antes mesmo do projeto começar, e antes de ter investido na compra de móveis.

Quais são os 10 principais benefícios do Walkthrough 3D?

Vejamos agora mais de perto as 10 principais vantagens de utilizo que este extraordinário produto tecnológico acarreta no campo da arquitetura:

  1. aumento nas vendas: conseguir imaginar uma distribuição espacial apenas através de plantas baixas ou vistas tridimensionais estáticas não é uma coisa fácil e óbvia para todos. A possibilidade de realizar visitas virtuais do projeto ajuda muito o cliente no processo de tomada de decisão e consequentemente na decisão de compra de um imóvel.
  2. Conveniência a longo prazo: embora a realização de um Walkthrough 3D envolva investimentos iniciais, sua realização permitirá economias futuras. Após ter investido na criação de um tour 3D, será possível visualizar várias opções e combinações de design sem incorrer em escolhas duvidosas ou compras erradas.
  3. Maior nível de detalhe: os potenciais clientes e investidores poderão visualizar todos os detalhes que desejam sem deixar nada para a imaginação. O Walkthrough 3D é uma ferramenta de visualização fantástica que oferece uma experiência imersiva como poucas outras na indústria AECO.
  4. Mudanças rápidas e fáceis: a maioria dos projetos arquitetônicos passa por várias mudanças antes de entrar na fase de construção. No passado, fazer alterações no projeto era muito mais complexo e demorado, porque quaisquer problemas ou a necessidade de fazer alterações só eram detectados em um estado de projeto avançado. Agora, graças à implementação de novas metodologias de projeto e novas tecnologias de visualização, assim como os Walkthroughs 3D, identificar interferências ou avaliar mudanças e alternativas ficou muito mais fácil, rápido e barato.
  5. Economia de tempo: uma das vantagens mais significativas é a economia de tempo que, especialmente no setor AECO se traduz inequivocamente em economia de custos. Graças a esta ferramenta, de fato, o tempo necessário entre o projeto, a visualização pelo cliente, as mudanças e as novas propostas, é muito menor do que no passado. Isso permite uma melhor comunicação entre o designer e o cliente, cujos pedidos e necessidades são atendidos em um tempo muito menor.
  6. Contextualização do projeto: no campo da arquitetura e construção, a contextualização do projeto e o seu impacto no meio envolvente são de fundamental importância. O Walkthrough 3D, muitas vezes combinado com a realidade aumentada na construção, permite uma experiência completamente imersiva mesmo no entorno ambiental do projeto.
  7. Design intuitivo: o Walkthrough 3D é facilmente compreendido por todos, esse recurso o torna a ferramenta perfeita para marketing e apresentações do projeto ao cliente final.
  8. Compartilhamento rápido e fácil: com as orientações em 3D, você pode compartilhar seu trabalho com praticamente qualquer pessoa com apenas alguns cliques.
  9. Adeus aos clientes insatisfeitos: a interpretação das solicitações e necessidades dos clientes nem sempre é imediata, mas com o Walkthrough 3D é fácil identificar onde e por que o descontentamento foi gerado e fazer mudanças com base nas observações do cliente, que por sua vez será facilitado na visualização do projeto e na identificação de quaisquer problemas.
  10. Soluções de iluminação realistas e ideais: representar ambientes com várias soluções de iluminação e, ao mesmo tempo, reproduzir de forma realista a iluminação real de um determinado local em determinados momentos do dia não é tão imediato quanto se imagina. A visita 3D aos espaços facilita esta tarefa ao dar ao cliente a possibilidade de visualizar os espaços em diferentes momentos do dia, com luz artificial ou natural.
A imagem mostra as10 vantagens do Walkthrough 3D

As 10 vantagens do Walkthrough 3D

Quais são as etapas padrão para criar um Walkthrough 3D?

Agora vamos ver quais são os passos que certamente serão necessários para a realização de um tour 3D:

  • definição de rota: o primeiro e talvez o mais importante passo a ser dado no projeto de um Walkthrough 3D é identificar e definir os chamados pontos de passagem, ou seja, aqueles pontos que podem ser clicados para prosseguir com a visualização. A partir de um desenho 2D, portanto, é necessário definir pontos de passagem em intervalos apropriados com possíveis movimentos horizontais e verticais.
  • Configuração da câmera: este é outro passo extremamente importante na criação de um Walkthrough 3D. O caminho deve ser fluido e realista; por isso, é essencial definir corretamente as configurações da câmera, como distância focal, taxa de quadros, tempo para cada quadro, etc.
  • Preparação de deslocamentos verticais: movimentos verticais em uma passagem 3D podem ser uma passagem bastante difícil, sendo importante definir bem alguns parâmetros, como alturas entre andares, escadas, etc., para uma renderização arquitetônica de alta qualidade.
  • Integração e compartilhamento: criar e depois compartilhar o Walkthrough 3D é essencial para uma boa comunicação com o cliente, que desta forma poderá visualizar o guia diretamente de sua casa, nos horários e da forma que escolher.

Proporcionar ao cliente a oportunidade de realizar seu tour pessoal dentro do projeto é uma forma tecnológica de apresentar suas ideias e atender às necessidades dos clientes. Então você só precisa se aproximar dessa nova forma de comunicação.

Para isso, recomendamos começar com o pé direito e iniciar o desenho com o software de arquitetura 3D que une projeto de arquitetura e visualização arquitetônica em uma  única solução.

 

edificius
edificius