Home » BIM e Arquitetura » A importância do Task Information Delivery Plan no BIM

A importância do Task Information Delivery Plan no BIM

O Task Information Delivery Plan no BIM planeja a entrega de informações relacionadas às atividades individuais do projeto.

O sucesso de um projeto em BIM depende também do planejamento da entrega de informações.

Neste artigo, vamos focar no Task Information Delivery Plan (termo inglês traduzível como “planos de entrega de informação de tarefas”), detalhando quem é o responsável pela redação deste importante documento, qual é a sua função, como redigí-lo corretamente e em qual etapa do processo é adequado desenvolvê-lo.

O que é Task Information Delivery Plan no BIM

O Task Information Delivery Plan (TIDP) é o plano usado para gerenciar a entrega das informações produzidas por cada um dos grupos de trabalhos envolvidos em um projeto BIM.

O principal objetivo do TIDP é fornecer uma resposta clara e oportuna às seguintes questões:

  • as informações relativas a uma específica atividade do projeto devem ser entregues quando? E como?
  • Quem é o responsável por produzir essas informações?
  • Quais protocolos e procedimentos devem ser seguidos para sua entrega?

Cada equipe disciplinar participante do projeto deverá produzir o TIDP de sua competência, que será posteriormente incorporado a um plano geral de entrega de informações, definido como: Master Information Delivery Plan(MIDP).

Qual é a diferença entre MIDP e TIDP

A principal diferença entre os dois planos de entrega das informações é que o Master Information Delivery Plan é composto por vários TIDPs.

O TIPD, então, é um documento parcial que contribui para a posterior redação do MIDP e fornece indicações detalhadas quanto a uma disciplina específica: por exemplo, a equipe de projeto arquitetônico precisará desenvolver seu próprio TIDP, assim como as equipes de projeto estrutural, sistemas prediais e assim por diante.

Desta forma, o Master Information Delivery Plan, composto pelos vários TIDPs, consegue fornecer uma programação global sobre a produção e entrega das informações do projeto e estabelece os métodos de verificação e coordenação interdisciplinar.

Quem escreve o Task Information Delivery Plan

Geralmente, a elaboração dos TIPDs cabe ao responsável da disciplina em questão (Task Team Manager). A equipe de cada disciplina é responsável pela elaboração do TIDP relacionado às suas atividades, contribuindo assim ao desenvolvimento do MIDP.

Por sua vez, o responsável pela elaboração do MIDP é geralmente o Project Delivery Manager. Observe-se que, nos projetos que utilizam a metodologia BIM, o Project Delivery Manager geralmente coincide com o empreiteiro, por ser o responsável pela entrega do projeto finalizado.

Se você é responsável por uma equipe disciplinar envolvida em um processo BIM e precisa colaborar com outros profissionais para a formulação do TIDP, nosso conselho é contar com uma plataforma de colaboração BIM. Graças a uma série de aplicativos e serviços integrados, você poderá criar e gerenciar todos os seus documentos diretamente online e se comunicar mais facilmente com outros colaboradores e equipes disciplinares.

A imagem mostra vários arquivos do tipo Task Information Delivery Plan contribuindo para a elaboração de um Master Information Delivery Plan

TIDP e MIDP — Esquema de funções

Quando elaborar o TIPD

O Task Information Delivery Plan é produzido, em caráter preliminar, durante a fase de contratação de um projeto gerenciado pela metodologia BIM.

De fato, além de especificar os seus próprios requisitos de informação no EIR (Requisitos de Informação do Empregado), é oportuno que o cliente forneça indicações gerais sobre a forma como pretende que as informações sejam produzidas e entregues.

Para responder a estas necessidades, o potencial contratante terá de preparar um Plano de Execução BIM (BEP) que deverá conter também um MIDP preliminar. Como adiantamos, o MIDP se compõe dos TIDPs das várias disciplinas: portanto, é oportuno que os TIDPs sejam elaborados já a partir desta fase.

Todos estes documentos, de natureza programática, serão aprofundados após a efetiva contratação.

Como elaborar o TIDP

O Task Information Delivery Plan consiste em uma tabela que elenca todas as informações a serem produzidas e entregues em relação aos objetivos visados para cada disciplina e fase específica do projeto.

As informações podem dizer respeito a:

  • modelos BIM das várias disciplinas (arquitetônico, estrutural, sistemas prediais);
  • gráficos (planta baixa, elevações, cortes, particulares construtivos, etc.);
  • documentação (relatórios, fichas técnicas, vistorias, etc.).

O principal objetivo do Task Information Delivery Plan é indicar:

  • nome do arquivo (geralmente constituído por um código alfanumérico unívoco);
  • título do arquivo (breve descrição que, ao contrário do código de identificação, ajuda a compreender mais facilmente o seu conteúdo);
  • formato de troca;
  • autor;
  • tempo estimado para produzir a informação;
  • quaisquer dependências de outros arquivos;
  • o nível de detalhe (LOD-LOIN);
  • os níveis de coordenação e validação;
  • objetivos intermediários;
  • responsável pela entrega;
  • destinatários da informação.

Segue exemplo de estruturação de um TIDP.

A imagem mostra um exemplo de tabela de Task Information Delivery Plan

Exemplo TIDP

 

usbim-platform
usbim-platform