A imagem mostra a possibilidade de medir uma nuvem de pontos

Como medir a nuvem de pontos

Medir uma nuvem de pontos pode agilizar consideravelmente o seu trabalho, mas apenas utilizando as ferramentas corretas. Descubra como

Realizar um levantamento com os métodos clássicos (rolete, medidor de distância a laser, etc.) pode levar a um desperdício de energia e um grande investimento de tempo, comprometendo a eficiência de todo o trabalho. A estes podemos acrescentar outras razões que podem torná-lo ainda mais desvantajoso, tais como as dificuldades na realização das operações significativas determinadas pela conformação do território, a posição e/ou estrutura do edifício, etc.

É por isso que ter uma nuvem de pontos a partir da qual você pode fazer todas as medições com facilidade e rapidez pode ser a solução: para isso, podemos nos apoiar com um point cloud viewer, o que facilita muito o gerenciamento de todas as atividades de medição.

Continue lendo o artigo para descobrir como usar essa ferramenta para fazer medições diretamente na nuvem de pontos, usando um navegador simples e qualquer dispositivo.

O que é uma nuvem de pontos

A nuvem de pontos é o resultado de atividades de levantamento realizadas usando scanners a laser 3D, instrumentos de fotogrametria ou outras tecnologias. Especificamente, é o conjunto de uma série de pontos dispostos no espaço que, dependendo do número, podem representar de forma mais ou menos precisa o elemento detectado.

Tipicamente, esse agrupamento de pontos, além de ter informações sobre coordenadas espaciais, também possui informações cromáticas superficiais. Isso permite que você tenha um resultado muito mais preciso e realista do que o existente.

A nuvem de pontos pode ser usada para vários fins, como para modelagem 3D do estado das coisas, para a medição de elementos, para a análise de degradação, etc. Vamos ver em detalhes como usar um visualizador de nuvem de pontos para medir todos os elementos sujeitos ao levantamento.

A imagem mostra a possibilidade de medir elementos de uma nuvem de pontos.

Como medir objetos da nuvem de pontos

Um dos maiores usos da nuvem de pontos diz respeito à medição dos elementos, pois permite identificar facilmente o tamanho, distâncias, ângulos, etc. de todos os elementos. Outro motivo, que não deve ser subestimado e para o qual a nuvem de pontos é amplamente utilizada para obter medições, é a segurança e a conveniência na execução das operações.

Basta pensar em situações em que os edifícios estão localizados em áreas de difícil acesso ou em estado de degradação avançada: aqui, para atividades importantes, você tem que se expor a riscos para sua própria segurança e também a operações que não são fáceis. Por estas e outras razões, o uso de ferramentas de ponta neste setor melhora muito a qualidade do trabalho.

Agora, mostrarei brevemente como medir os elementos de uma nuvem de pontos:

  • faça login no usBIM ou crie sua própria conta registrando-se no site accasoftware.com;
  • abra o arquivo de nuvem de pontos;
  • na barra de ferramentas, localizada na parte inferior da tela, selecione o comando Medições (Simbolo-comando-misure). Aqui pode escolher entre 4 funções diferentes:
    • Medição linear
    • Medição de ângulos
    • Medição de superfície
    • Coordenadas de um ponto

 

usbim-pointcloud
usbim-pointcloud