Projeto de pousada, guia e modelo 3D BIM
Como projetar uma pousada: guia completo com normas, medidas, organização dos espaços e modelo 3D BIM para download
Você precisa projetar uma pousada e não sabe como fazer isso? Você tem dificuldade em encontrar as referências regulamentares?
Neste foco eu mostro como completar o projeto de uma pousada, analisando todos os aspectos regulamentares e critérios de projeto. Você pode baixar gratuitamente o modelo BIM de uma pousada, obtendo facilmente planos, seções, renders e muito mais em apenas alguns passos.
Tudo isso foi criado utilizando o software de projeto arquitetônico BIM, que recomendamos baixar e experimentar gratuitamente.

Projeto de uma pousada — Render realizado com Edificius
Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto de pousada
Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura 3D BIM
Definição
O termo pousada, parecido com o inglês bed and breakfast, refere-se a um serviço de hospedagem muito comum na Europa e nos Países de língua inglesa.
Tradicionalmente, trata-se de um serviço de hospedagem caseiro, em que os viajantes usufruem dos quartos privativos da casa de um morador local, tendo direito ao pernoite e a uma refeição (café da manhã). Por não ter caráter empresarial, cada País possui normas próprias que estabelecem o número máximo de quartos privativos e/ou camas permitidos.
Por ser frequentemente gerenciadas por não profissionais, as pousadas conseguem oferecer uma experiência um pouco próxima à cultura de um lugar.
As pousadas diferem de hotéis pelas seguintes características:
- número de quartos menor do que um hotel;
- ambiente familiar e informal;
- possibilidade de se aproximar mais dos hábitos e da cultura local.
Além dos aspectos referentes a número de quartos, camas e dimensões mínimas, é importante lembrar que a pousada é caracterizada pelo fato de o dono manter a morada no próprio local e pelo caráter de atividade ocasional e não continuativa, ou seja, é possível acolher até um certo número de hospedes por ano, obrigando a norma a não ultrapassá-lo.

Projeto de pousada — Render de um corte realizado com Edificius
Projeto de pousada, normas de referência
As normas relativas às pousadas são emitidas diretamente por cada País e, em alguns casos, por cada região ou cidade, previamente autorizadas neste sentido. As normas, geralmente, dizem respeito a número máximo de quartos e/ou camas e à possibilidade de oferecer uma refeição.
Geralmente, o número máximo de quartos permitidos é três unidades. Entretanto, alguns Países aumentaram esse número até seis unidades e, subsequentemente, o número de camas varia de um mínimo de seis até um máximo de 20.
As normas referentes às pousadas, como mencionado, são de competência nacional ou regional, já as prefeituras são responsáveis por controlar, organizar e autorizar a abertura destas atividades.
Como projetar uma pousada, mobiliário de quarto
Vamos conhecer um exemplo de mobiliário para quarto:
- Cama
- Mesa de cabeceira
- 1 cadeira
- 1 mesa de centro
- 1 armários com duas portas
- 1 espelho
- 1 lixeira
- 1 luminária de mesa
- 1 TV
- Ligação à Internet e/ou Wi-Fi

Requisitos mínimos para o quarto privativo de uma pousada
Exemplo de projeto de pousada: descrição, documentos DWG e modelo BIM 3D para download
Para fins de exemplo, projetamos uma pousada com planta retangular de, aproximadamente, 11,50 x 13,50 m.
A entrada fica na parte leste da estrutura e desempenha os papéis de área de recepção e área de separação entre o quarto do proprietário e o ambiente comum dos hóspedes.
A partir da sala comum, que acolhe a cozinha, é possível acessar:
- por um lado, a área externa, destinada a momentos de lazer e socialização;
- por outro, o corredor que leva aos vários quartos privativos.
Os quartos de hóspedes ficam no lado leste da estrutura a fim de aproveitar a luz do sol de manhã e evitar superaquecimento nas horas da tarde, situação muito desconfortável no verão. Cada quarto dispõe de banheiro e varanda.
Na parte norte da estrutura fica o quarto do proprietário, com relacionados serviços.
Por fim, quanto à escolha dos materiais, nas paredes internas da cozinha foi reproduzido o aspecto rústico da fachada, embora de forma mais delicada. Escolhemos colocar pavimentos de madeiras nos espaços em comum (cozinha, corredor, entrada e pérgula) e de pedra nos ambientes privativos (quartos, banheiros e varandas).
Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura 3D BIM
Download do modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto de bed and breakfast